Nas asas de um génio

- Advertisement -

Longe vão os tempos de glória do AC Milan, no entanto, sempre que muda a temporada, a esperança do acordar do gigante renasce. Depois de uma época 18-19, onde não conseguiram mais que a quinta posição e nem passaram da fase de grupos, os Rossoneri começaram esta temporada com expetativas altas como sempre.

O clube que está suspenso das competições europeias, tem todas as baterias apontadas para a Taça Italiana e para a Serie A. Para esta temporada, Gennaro Gattuso foi substituído no comando técnico por Marco Giampaolo, um treinador muito cotado em Itália e de quem se esperava muito. Em relação ao plantel, não faltam opções de qualidade, recheado de talento individual, que (os anos passam e o problema é sempre o mesmo) continua a não funcionar de uma maneira regular a nível coletivo. É aqui que entra Lucas Paquetá.

O internacional brasileiro de 22 anos, contratado em janeiro de 2019 ao CR Flamengo por 35 milhões de euros, é o playmaker que, curiosamente, Giampaolo parece não valorizar. Só esteve indisponível uma vez esta temporada, por problema físico, somando duas titularidades e três utilizações a partir do banco. No entanto, a resposta para a fraca produtividade do AC Milan, tem só um nome: Paquetá.

Leão ameaça abafar o estatuto de Piatek
Fonte: AC Milan

O craque, que chegou a San Siro rotulado de novo Kaká, tem o potencial para criar um legado do tamanho do ex-craque do Real Madrid CF e do próprio AC Milan, e, se continuar a evoluir, até sonhar com a camisola 10 da canarinha e com nomeações para Bolas de Ouro. Quem o vê e gosta de futebol, até lacrimeja só de ver aquele toque de bola inconfundível.

Nem é preciso recuar muito. Basta ver o último jogo do AC Milan com o Génova CFC. Com a ajuda de Rafael Leão, que também entrou ao intervalo e revolucionou o ataque da equipa (Piatek está uma sombra do que rendeu a época passada), Paquetá saltou do banco para mudar o jogo. Substituindo Çalhanoglu, outro jogador que tarda em se afirmar em termos de regularidade, o brasileiro rebentou com o meio campo e linha defensiva dos Rossoblu. Alternando arrancadas com a bola no pé com uma condução de bola de um verdadeiro tratado, com tabelas e dribles, Paquetá foi fundamental para virar o jogo no Luigi Ferraris.

O AC Milan continua com um potencial e um plantel tremendos. Parece é que, venha que treinador vier, ninguém consegue pôr estas individualidades a render coletivamente. Uma equipa que tem Paquetá, que nem se percebe como não é intocável no onze, Reina e Donnarumma para a baliza, defesas como Theo, Romagnoli ou Caldara (um craque, que vive um calvário de lesões), Kessié, Biglia, Suso, Piatek, Leão, Çalhanoglu, Rebic ou Bonaventura, consegue e pode fazer mais. Talvez seja curto para ameaçar o título de campeão, mas tem matéria prima mais que suficiente para lutar pelo top 5 da Serie A e lutar pela Taça de Itália.

Esta semana Giampaolo foi despedido (nem a vitória em Génova o safou) e Stefano Pioli, confesso adepto do rival de Milão, terá como tarefa dar consistência ao jogo e à equipa, procurando uma sequência positiva de resultados. Paquetá poderá ganhar o protagonismo que merece e que tem de ter para o AC Milan crescer, enquanto Leão, que tinha conquistado muitos pontos junto de Giampaolo, poderá ficar novamente tapado pelo estatuto de Piatek (normalmente, quando um treinador novo chega a um clube com a época a decorrer, as estrelas têm prioridade). Para já há 7 jogos oficiais a contabilizar, 3 vitórias e 4 derrotas. Giampaolo deixa a equipa ocupando a 10ª posição, a 10 pontos da liderança e com mais 3 pontos que a zona de descida de divisão.

Foto de Capa: AC Milan

Ruben Brêa Marques
Ruben Brêa Marqueshttp://www.bolanarede.pt
O Rúben é um verdadeiro apaixonado pelo futebol, sem preferência clubística. Adepto do futebol, admira qualquer estratégia ou modelo de jogo. Seja o tiki taka ou o catenaccio, importante é desfrutar e descodificar os momentos do jogo e as ideias dos técnicos. Para ele, futebol é paixão, trabalho, competência, luta, talento, eficácia, etc. Tudo é possível, não existem justos vencedores ou injustos perdedores, e é isto que torna o futebol um desporto tão bonito.                                                                                                                                                 O Rúben escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

UEFA proibiu equipamento da guarda-redes do Bayern Munique e solução alternativa foi insólita

A guarda-redes Ena Mahmutovic foi impedida pela UEFA de utilizar o seu equipamento habitual, um detalhe insólito que marcou o jogo.

Estrela da Amadora soma a quinta derrota consecutiva pela primeira vez desde o regresso à Primeira Liga

Na estreia de Cristiano Bacci, o Estrela da Amadora perdeu por 3-2 frente ao Moreirense, e prolongou a série negativa no campeonato.

West Ham toma decisão sobre o futuro de Nuno Espírito Santo independentemente da manutenção na Premier League

O West Ham quer manter Nuno Espírito Santo na próxima temporada. Vontade dos hammers independente do futuro do clube.

Imprensa ucraniana lança alerta por Georgiy Sudakov: «Está esgotado e cansado do futebol»

Georgiy Sudakov está a viver um momento de menos fulgor no Benfica. Na Ucrânia, falam em esgotamento e cansaço do futebol.

PUB

Mais Artigos Populares

Jornalista espanhol rejeita José Mourinho no Real Madrid: «Será mais uma vitória do Barcelona de Hansi Flick»

Continuam a surgir opiniões e novidades quanto a um hipotético regresso de José Mourinho ao Real Madrid. Técnico associado aos merengues.

Villlarreal anuncia saída de Marcelino Toral no final da temporada

Marcelino Toral vai deixar o comando técnico do Villarreal no final da época. Submarino amarelo oficializou a saída do treinador.

Há novidades quanto ao futuro de Jota Silva no Nottingham Forest

Jota Silva vai regressar ao Nottingham Forest depois do empréstimo ao Besiktas. Avançado não quer continuar na Turquia.