Paulo, só bom futebol não chega

- Advertisement -

No verão de 2019, Paulo Fonseca chegou a Roma e desde logo encantou os adeptos gialorosso. Porém, apesar do bom futebol apresentado inicialmente e das altas expectativas em torno do técnico português, nem tudo são rosas na capital transalpina.

A nível interno, tendo em conta que à partida iríamos (e estamos a) assistir a uma Juventus na mesma toada a que já nos habituou, ladeada por um Internazionale renascido e disposto a dificultar ao máximo a tarefa da vecchia signora no que à conquista do campeonato diz respeito, há que ter os pés bem assentes no chão e não colocar a AS Roma no patamar destes super-plantéis.

E não fosse já complicado sonhar com o pódio, eis que, surge na cidade eterna, um rival poderoso. A SS Lazio, apenas com uma contratação significante (Manuel Lazzari) e mantendo praticamente o mesmo onze base da época transata, tem surpreendido tudo e todos, sobretudo em termos de estabilidade de resultados, porque a qualidade já lá estava.

Entretanto, criou-se um fosso entre os três primeiros e os que se seguem. Juventus (57), Lazio (56), Inter (54), Atalanta (45), Roma (39) e Verona (35) ocupam atualmente os lugares que dão acesso às competições europeias. A sermos realísticos, apesar da derrota frente à entusiasmante Atalanta, a turma de Paulo Fonseca ainda vai a tempo de disputar o quarto lugar (que dá acesso direto à Liga dos Campeões) com o emblema de Bergamo, mais que isso é praticamente impossível.

Contudo, o treinador português terá de ser mais pragmático, com o objetivo de aliar as exibições agradáveis aos resultados (não vence há quatro jornadas na Serie A). A meu ver, tem um plantel algo insuficiente a nível de profundidade. Desta forma, terá que retirar o melhor dos atletas ao seu dispor, a fim de melhorar a condição atual.

A AS Roma frente ao Real Madrid CF
Fonte: AS Roma

Sejamos francos. A Roma tem uma defesa fraca (Smalling, diz tudo), um meio campo quanto baste e uma frente ofensiva que é dependente de Edin Dzeko. Isto aliado à inconstância de Pastore e Mkhitaryan. É verdade que também têm tido algum azar do ponto de vista físico: Zaniolo já não joga esta época; Zappacosta provavelmente também não. Individualmente, quem se tem destacado mais este ano é Lorenzo Pellegrini, homem destinado a outros voos.

Em relação a reforços de inverno, Carles Pérez (ex-Barcelona) e Gonzalo Villar (ex-Elche FC). O primeiro deverá ser aposta no imediato. Extremo com selo de qualidade de La masia; o segundo será certamente trabalhado para jogar a médio/longo prazo. No verão, chegou um “corpo estranho” como solução de recurso, que se tem confirmado como uma nulidade na Roma – Nikola Kalinic.

No regresso das competições europeias, os gialorossi têm pela frente um adversário “acessível” – o Gent, da Bélgica – que pode marcar o início de uma campanha interessante numa Liga Europa cheia de gente de Champions.

Foto de Capa: AS Roma

Filipe Carvalho
Filipe Carvalhohttp://www.bolanarede.pt
O Filipe é um adepto do futebol positivo, diretamente do Alentejo, deu o salto para a Beira Interior em busca do sonho: a formação em Comunicação que o leve à ribalta do jornalismo desportivo.                                                                                                                                                 O Filipe escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Daniel Banjaqui após AC Milan x Benfica: «Em cada jogo sinto-me mais confiante»

O Benfica venceu o AC Milan por 2-0 para a primeira jornada da Europa League. Eis o que disse o Daniel Banjaqui no final do jogo.

Ruben Amorim admite: «O Benfica foi mais organizado naquilo que queria para o jogo»

Ruben Amorim falou sobre vários temas em conferência de imprensa. Palavras após derrota do AC Milan na Europa League.

Marco Silva explica rotação no Benfica: «Não se pode ter só 13, 14 ou 15 jogadores. Isso não existe»

Marco Silva falou sobre vários temas em conferência de imprensa. Palavras após vitória do Benfica na Europa League.

Marco Silva revela conversa com Ruben Amorim: «Sempre que não for contra ele, estou a torcer por ele»

Marco Silva falou sobre vários temas em conferência de imprensa. Palavras após vitória do Benfica na Europa League.

PUB

Mais Artigos Populares

Marco Silva afasta euforia no Benfica: «Não há tempo sequer para celebrar absolutamente nada»

Marco Silva falou sobre vários temas em conferência de imprensa. Palavras após vitória do Benfica na Europa League.

Marco Silva assume ambição do Benfica na Europa League: «Vamos tentar sempre jogar para ganhar e ir o mais longe possível»

Marco Silva falou sobre vários temas em conferência de imprensa. Palavras após vitória do Benfica na Europa League.

Italianos arrasam AC Milan de Ruben Amorim: «O AC Milan está condenado a mais um ano como figurante. O Benfica não é o Ararat»

O AC Milan de Ruben Amorim foi derrotado pelo Benfica por duas bolas a zero e a imprensa italiana já começou a reagir.