📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Paulo, só bom futebol não chega

- Advertisement -

No verão de 2019, Paulo Fonseca chegou a Roma e desde logo encantou os adeptos gialorosso. Porém, apesar do bom futebol apresentado inicialmente e das altas expectativas em torno do técnico português, nem tudo são rosas na capital transalpina.

A nível interno, tendo em conta que à partida iríamos (e estamos a) assistir a uma Juventus na mesma toada a que já nos habituou, ladeada por um Internazionale renascido e disposto a dificultar ao máximo a tarefa da vecchia signora no que à conquista do campeonato diz respeito, há que ter os pés bem assentes no chão e não colocar a AS Roma no patamar destes super-plantéis.

E não fosse já complicado sonhar com o pódio, eis que, surge na cidade eterna, um rival poderoso. A SS Lazio, apenas com uma contratação significante (Manuel Lazzari) e mantendo praticamente o mesmo onze base da época transata, tem surpreendido tudo e todos, sobretudo em termos de estabilidade de resultados, porque a qualidade já lá estava.

Entretanto, criou-se um fosso entre os três primeiros e os que se seguem. Juventus (57), Lazio (56), Inter (54), Atalanta (45), Roma (39) e Verona (35) ocupam atualmente os lugares que dão acesso às competições europeias. A sermos realísticos, apesar da derrota frente à entusiasmante Atalanta, a turma de Paulo Fonseca ainda vai a tempo de disputar o quarto lugar (que dá acesso direto à Liga dos Campeões) com o emblema de Bergamo, mais que isso é praticamente impossível.

Contudo, o treinador português terá de ser mais pragmático, com o objetivo de aliar as exibições agradáveis aos resultados (não vence há quatro jornadas na Serie A). A meu ver, tem um plantel algo insuficiente a nível de profundidade. Desta forma, terá que retirar o melhor dos atletas ao seu dispor, a fim de melhorar a condição atual.

A AS Roma frente ao Real Madrid CF
Fonte: AS Roma

Sejamos francos. A Roma tem uma defesa fraca (Smalling, diz tudo), um meio campo quanto baste e uma frente ofensiva que é dependente de Edin Dzeko. Isto aliado à inconstância de Pastore e Mkhitaryan. É verdade que também têm tido algum azar do ponto de vista físico: Zaniolo já não joga esta época; Zappacosta provavelmente também não. Individualmente, quem se tem destacado mais este ano é Lorenzo Pellegrini, homem destinado a outros voos.

Em relação a reforços de inverno, Carles Pérez (ex-Barcelona) e Gonzalo Villar (ex-Elche FC). O primeiro deverá ser aposta no imediato. Extremo com selo de qualidade de La masia; o segundo será certamente trabalhado para jogar a médio/longo prazo. No verão, chegou um “corpo estranho” como solução de recurso, que se tem confirmado como uma nulidade na Roma – Nikola Kalinic.

No regresso das competições europeias, os gialorossi têm pela frente um adversário “acessível” – o Gent, da Bélgica – que pode marcar o início de uma campanha interessante numa Liga Europa cheia de gente de Champions.

Foto de Capa: AS Roma

Filipe Carvalho
Filipe Carvalhohttp://www.bolanarede.pt
O Filipe é um adepto do futebol positivo, diretamente do Alentejo, deu o salto para a Beira Interior em busca do sonho: a formação em Comunicação que o leve à ribalta do jornalismo desportivo.                                                                                                                                                 O Filipe escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho lança Farense x Benfica: «Faremos três ou quatro alterações em relação ao último jogo»

José Mourinho fez a antevisão do Farense x Benfica. Jogo dos oitavos de final da Taça de Portugal joga-se no Algarve.

Jogador do Nápoles oferecido ao Benfica: «Espero que saia, porque precisa de confiança»

Lorenzo Lucca foi apontado ao Benfica. Diretor do Corrire dello Sport garante que o avançado foi oferecido aos encarnados.

Samuel Dahl na lista do Manchester United de Ruben Amorim para a defesa

O Manchester United tem Samuel Dahl na lista de alvos para o lado esquerdo da defesa. Boa fase do lateral do Benfica destacada.

Michael Bradley é anunciado como novo treinador dos New York Red Bulls

Michael Bradley sucede a Sandro Schwarz no comando técnico para 2026 dos New York Red Bulls, depois de ter levado a equipa B ao título.

PUB

Mais Artigos Populares

Brendan Rodgers assume comando do Al Qadisiyah e vai treinar Otávio

Brendan Rodgers foi confirmado como sucessor de Míchel no Al Qadisiyah. O norte-irlandês estava livre após deixar o Celtic.

Farense reforça ataque com Anthony Carter, o melhor marcador da Segunda Liga na época passada

Anthony Carter chega ao Farense por empréstimo do Santa Clara, com opção de compra. Emblema algarvio já oficializou contratação.

AC Milan ‘blinda’ Alexis Saelemaekers com contrato de longa duração até 2031

O AC Milan segura Alexis Saelemaekers por mais seis anos, elogiando o seu espírito de sacrifício e papel fundamental na conquista da última Serie A.