SS Lazio: uma questão de profundidade

- Advertisement -

Cabeçalho Liga Italiana

Numa época em que o futebol italiano é dominado por um colosso (Juventus) e em que a concorrência, pelas mais diversas razões, não é capaz de superar-se, eis que, de uma forma sorrateira e discreta – seria também uma boa definição para o futebol que joga – surge uma equipa a tentar intrometer-se. A Lazio, comandada pelo irmão de Inzaghi, tem tido um comportamento regular e consistente, num campeonato em que as equipas grandes demonstram uma irregularidade…consistente. O que falta à equipa? Profundidade

Seria interessante, caro leitor, comparar aquilo que a Lazio tem feito com aquilo que o seu rival da cidade tem produzido. A Roma tem o palmarás, o potencial futebolístico, as individualidades, mas tarda em dar o salto qualitativo. A Lazio, por seu turno, tem limitações evidentes no seu plantel, comparando com outras equipas, mas demonstra, pelo menos, uma certa organização e regularidade. Aliás, a Lazio de Inzaghi fomenta parte da essência do futebol italiano, pois assenta numa organização defensiva rigorosa, em todos os jogadores trabalham para que o colectivo tenha sempre um controlo táctico do jogo.

Immobile tem mantido a qualidade que lhe é reconhecida Fonte: S.S. Lazio
Immobile tem mantido a qualidade que lhe é reconhecida
Fonte: S.S. Lazio

Depois há a outra parte. A parte ofensiva. Quando a equipa tem bola, aí sim, a Lazio demonstra o seu potencial futebolístico. Tendo um meio-campo essencialmente de combate e de rigidez táctica – destaque para Biglia, importante nos equilíbrios da equipa -, e no ataque que as coisas são mais apelativas, com uma tripla explosiva formada por Keita – uma das revelações do campeonato passado -, Felipe Anderson – criativo brasileiro que vai a caminho de mais uma grande época – e Immobile, que, novamente em Itália, promete uma época cheia de golos.

É verdade que, apesar deste poder de fogo – os golos da equipa surgem quase sempre de uma acção destes três jogadores -, falta sempre alguma profundidade à equipa. Profundidade porque nem sempre os comandados de Inzaghi têm a ambição suficiente nos encontros – a equipa fica presa de movimentos – e…profundidade porque estes jogadores necessitam de uma coisa que é rara no campeonato italiano: espaço.

O espaço é tão curto para os avançados da Lazia, como é para a própria equipa ter sucesso – entenda-se, ficar nos quatro primeiros – num campeonato tão exigente e com equipas mais bem apetrechadas. A organização e a consistência vencerão o talento? Em Itália já não seria a primeira vez…

Foto de capa: SS Lazio

Jorge Fernandes
Jorge Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O futebol acompanhou-o desde sempre. Do amor ao Benfica, às conquistas europeias do Porto, passando pelas desilusões dos galácticos do real Madrid. A década continuou e o bichinho do jornalismo surgiu. Daí até chegarmos ao jornalismo desportivo foi um instante Benfiquista de alma e coração, pretende fazer o que mais gosta: escrever e falar sobre futebol. Com a certeza de que futebol é um desporto e ao mesmo tempo a metáfora perfeita da vida.                                                                                                                                                 O Jorge não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Roberto Martínez e o México x Portugal: «Vai ser uma grande festa do futebol»

Roberto Martínez antevê México x Portugal. É o primeiros dos dois jogos da Seleção Nacional nesta pausa internacional.

Bruno Fernandes antevê México x Portugal: «O Mundial começa a aproximar-se e é bom termos este tempo para podermos aprimorar as nossas ideias»

Bruno Fernandes antevê México x Portugal. É o primeiros dos dois jogos da Seleção Nacional nesta pausa internacional.

Leandro Barreiro em contexto de seleção: «Saber que um jogo contra Malta tem o estádio completamente cheio é um orgulho para todos»

Leandro Barreiro prestou declarações depois do triunfo de Luxemburgo, que venceu a Malta por 2-0 nos playoffs da Liga das Nações.

Sudakov enaltece Viktor Gyokeres e admite após eliminação da Ucrânia: «Estou completamente envergonhado»

Georgiy Sudakov admite que está «completamente envergonhado» após a eliminação da Seleção da Ucrânia frente à Suécia.

PUB

Mais Artigos Populares

Nico Gaitán volta a jogar pelo Benfica e deixa mensagem aos adeptos: «Obrigado a todos os benfiquistas»

Após alinhar no empate (1-1) frente às lendas do Dortmund, Nico Gaitán recorreu às redes sociais para descrever o regresso ao Benfica como um momento mágico.

Trubin, Sudakov e companhia assaltados em Espanha antes do adeus ao Mundial 2026

A comitiva da Ucrânia, que integra os benfiquistas Anatoliy Trubin e Heorhiy Sudakov, foi assaltada no seu hotel em Benidorm, Espanha, onde preparava o jogo decisivo de qualificação para o Campeonato do Mundo.

Insólito: Jovem do FC Porto multado por alegados festejos no relvado num jogo em que não esteve presente

O Conselho de Disciplina da FPF aplicou uma multa de 306 euros a André Miranda por alegados festejos no relvado do SC Braga, num jogo para o qual o jovem extremo do FC Porto nem sequer tinha viajado devido a lesão.