📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

“Vinciamo lo scudetto, ok?”

- Advertisement -

Cabeçalho Liga Italiana

Recordo-me de, há cinco semanas, ter escrito sobre o arranque de Serie A do Internazionale de Spalletti. Na altura falei mais da organização dentro do terreno da sua equipa. Hoje falo, quase em jeito de comentário, da possibilidade-candidatura dos ‘nerazzurri’ ao ‘scudetto’.

A frase que serve de título a este artigo foi pronunciada por Luciano Spalletti após o Nápoles 0-0 Inter do passado dia 21 de outubro, passando a mensagem de total confiança na sua ‘squadra’.

Se também dias antes escrevi sobre o Nápoles, líder encantador pelo seu estilo, já no caso do Inter, podemos falar de uma equipa com uma organização de jogo que é reflexo da alta inteligência estratégica do seu treinador.

Salvaguardando as devidas distâncias, quer Spalletti quer Maurizio Sarri têm percursos de carreira nalguns aspetos idênticos, desde logo têm a mesma idade (58 anos), e têm ambos percursos ascendentes desde divisões secundárias do futebol transalpino, embora Spalletti já tenha vencido fora de Itália, ao serviço do Zenit de São Petersburgo.

Mais importante dos dados coincidentes entre os dois ‘allenatori’ é o facto de ambos ainda não terem conquistado o título italiano. No caso de Spalletti é o título que lhe falta no país natal, no caso de Sarri, seria o primeiro da carreira.

Contudo, sem querer perder-me neste exercício de coincidências, não esqueçamos Lazio (com um Simone Inzaghi a querer afirmar-se ainda mais como treinador) e Juventus (a não querer ceder na sua hegemonia de hexacampeão) logo no encalço, ambas as formações um ponto atrás do Inter e a três do Nápoles.

Voltando ao Inter, que é o assunto deste artigo…provavelmente é e será a grande oportunidade de Luciano Spalletti arrecadar o ‘scudetto’ depois de tentativas falhadas na Roma.

Não existe camisola para vencer os jogos difíceis e outra para os jogos fáceis”, escreveu Spalletti após a última vitória pela margem mínima (2-1) sobre o Hellas Verona Fonte: FC Internazionale
Não existe camisola para vencer os jogos difíceis e outra para os jogos fáceis”, escreveu Spalletti após a última vitória pela margem mínima (2-1) sobre o Hellas Verona
Fonte: FC Internazionale

Já na sua apresentação em junho, o treinador tinha indicado o 4x2x3x1 como o sistema que privilegiaria enquanto forma mais racional de ocupar o espaço de jogo. É o que tem promovido. Muita organização. Não marca golos como outros candidatos, mas sofre poucos, à boa maneira italiana.

Na 9ª jornada, no jogo já aludido, o Inter mostrou argumentos para fazer frente ao atual líder (e foi em Nápoles) pois a sua consistência defensiva e contra-ataques clínicos podem fazer mossa.

9 vitórias e 2 empates nas 11 rondas do campeonato até agora fazem os adeptos lembrar-se de registos ‘mourinhescos’ e suspirar pelo regresso à glória, a erguer o troféu que parece bem distante desde 2010. A fechar, não esquecer o dado que pode igualmente assumir destacável importância: o Inter, em 2017/18, não disputa as competições europeias.

Que dizer, por fim, sobre a candidatura do Inter a vencer a Serie A?  “Vinciamo lo scudetto, ok?” Palavra de treinador!

 Foto de Capa: FC Internazionale

Rúben Tavares
Rúben Tavareshttp://www.bolanarede.pt
O futebol foi a primeira paixão da infância, no seu estado mais selvagem e pueril. Paixão desnuda. Hoje não deixou de ser paixão, mas é mais madura, aliada a outras paixões de outras idades: a literatura, as ciências sociais, as ciências humanas.                                                                                                                                                 O Rúben escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Casa Pia com treinador definido para a partida frente ao Benfica

Gonçalo Brandão vai ser o treinador do Casa Pia na frente ao Benfica. Ainda assim Alexandre Santana mantém-se na ficha de jogo como técnico principal.

Francisco Benítez reage às declarações de Rui Costa: «Tem sérios problemas de memória, ou está, mais uma vez, a mentir»

Francisco Benítez, antigo candidato à presidência do Benfica em 2021, criticou as palavras de Rui Costa sobre o facto de não terem existido apenas duas candidaturas em 2021.

Paulo Simão: conhece melhor o irmão de Rafael Leão que continua em grande no Sporting e fez a diferença frente à Juventus

Paulo Simão é irmão de Rafael Leão e tem ganho relevância na formação dos leões, marcando um dos golos dos leões frente à Juventus.

Lenda do Manchester United pede mais liderança aos jogadores mais experientes dos red devils: «Deviam estar a jogar muito melhor do que estão»

O antigo capitão do Manchester United, Gary Neville, apontou o dedo aos jogadores mais experientes do plantel do Manchester United, incluindo Bruno Fernandes, Casemiro, Harry Maguire e Matthijs de Ligt, pedindo-lhes maior responsabilidade em campo.

PUB

Mais Artigos Populares

Treinador-adjunto português na equipa técnica do novo selecionador da Sérvia

O treinador adjunto português, Nuno Gomes vai acompanhar Veljko Paunovic na seleção da Sérvia. Os dois estão juntos desde 2020.

FC Porto reage ao processo disciplinar devido à denúncia de Fábio Veríssimo e ataca rivais: «Na perspetiva do FC Porto, persistem graves problemas na...

O FC Porto reagiu ao processo disciplinar aplicado pelo Conselho de Disciplina da FPF. Em causa, uma alegada pressão dos dragões ao árbitro Fábio Veríssimo no FC Porto x Braga.

Terça-feira começa com empate entre Sporting e Juventus para a Youth League

A Juventus e o Sporting empataram durante esta terça-feira 2-2, em jogo da quarta jornada da Youth League.