“Vinciamo lo scudetto, ok?”

- Advertisement -

Cabeçalho Liga Italiana

Recordo-me de, há cinco semanas, ter escrito sobre o arranque de Serie A do Internazionale de Spalletti. Na altura falei mais da organização dentro do terreno da sua equipa. Hoje falo, quase em jeito de comentário, da possibilidade-candidatura dos ‘nerazzurri’ ao ‘scudetto’.

A frase que serve de título a este artigo foi pronunciada por Luciano Spalletti após o Nápoles 0-0 Inter do passado dia 21 de outubro, passando a mensagem de total confiança na sua ‘squadra’.

Se também dias antes escrevi sobre o Nápoles, líder encantador pelo seu estilo, já no caso do Inter, podemos falar de uma equipa com uma organização de jogo que é reflexo da alta inteligência estratégica do seu treinador.

Salvaguardando as devidas distâncias, quer Spalletti quer Maurizio Sarri têm percursos de carreira nalguns aspetos idênticos, desde logo têm a mesma idade (58 anos), e têm ambos percursos ascendentes desde divisões secundárias do futebol transalpino, embora Spalletti já tenha vencido fora de Itália, ao serviço do Zenit de São Petersburgo.

Mais importante dos dados coincidentes entre os dois ‘allenatori’ é o facto de ambos ainda não terem conquistado o título italiano. No caso de Spalletti é o título que lhe falta no país natal, no caso de Sarri, seria o primeiro da carreira.

Contudo, sem querer perder-me neste exercício de coincidências, não esqueçamos Lazio (com um Simone Inzaghi a querer afirmar-se ainda mais como treinador) e Juventus (a não querer ceder na sua hegemonia de hexacampeão) logo no encalço, ambas as formações um ponto atrás do Inter e a três do Nápoles.

Voltando ao Inter, que é o assunto deste artigo…provavelmente é e será a grande oportunidade de Luciano Spalletti arrecadar o ‘scudetto’ depois de tentativas falhadas na Roma.

Não existe camisola para vencer os jogos difíceis e outra para os jogos fáceis”, escreveu Spalletti após a última vitória pela margem mínima (2-1) sobre o Hellas Verona Fonte: FC Internazionale
Não existe camisola para vencer os jogos difíceis e outra para os jogos fáceis”, escreveu Spalletti após a última vitória pela margem mínima (2-1) sobre o Hellas Verona
Fonte: FC Internazionale

Já na sua apresentação em junho, o treinador tinha indicado o 4x2x3x1 como o sistema que privilegiaria enquanto forma mais racional de ocupar o espaço de jogo. É o que tem promovido. Muita organização. Não marca golos como outros candidatos, mas sofre poucos, à boa maneira italiana.

Na 9ª jornada, no jogo já aludido, o Inter mostrou argumentos para fazer frente ao atual líder (e foi em Nápoles) pois a sua consistência defensiva e contra-ataques clínicos podem fazer mossa.

9 vitórias e 2 empates nas 11 rondas do campeonato até agora fazem os adeptos lembrar-se de registos ‘mourinhescos’ e suspirar pelo regresso à glória, a erguer o troféu que parece bem distante desde 2010. A fechar, não esquecer o dado que pode igualmente assumir destacável importância: o Inter, em 2017/18, não disputa as competições europeias.

Que dizer, por fim, sobre a candidatura do Inter a vencer a Serie A?  “Vinciamo lo scudetto, ok?” Palavra de treinador!

 Foto de Capa: FC Internazionale

Rúben Tavares
Rúben Tavareshttp://www.bolanarede.pt
O futebol foi a primeira paixão da infância, no seu estado mais selvagem e pueril. Paixão desnuda. Hoje não deixou de ser paixão, mas é mais madura, aliada a outras paixões de outras idades: a literatura, as ciências sociais, as ciências humanas.                                                                                                                                                 O Rúben escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

A muralha que resistiu ao jogo, o canto que a derrubou | Casa Pia 1-4 FC Porto

Análise tática ao Casa Pia x FC Porto, com destaque para o 5-4-1 dos gansos, para as combinações nos corredores dos dragões e para o peso crescente dos lances de bola parada.

Filipe Coelho responde ao Bola na Rede: «O objetivo era parar o ímpeto que os médios interiores do FC Porto têm»

Filipe Coelho respondeu, em conferência de imprensa, a uma questão colocada pelo Bola na Rede após a vitória do FC Porto frente ao Casa Pia.

Francesco Farioli responde ao Bola na Rede: «Isto exigiu de nós algum tempo para mudar a abordagem, a adaptação e a preparação do jogo»

Francesco Farioli respondeu, em conferência de imprensa, a uma questão colocada pelo Bola na Rede após a vitória do FC Porto frente ao Casa Pia.

Benfica arranca campeonato com goleada sobre o Venda Nova: eis os resultados do dia no Futsal português

O Benfica arrancou a Primeira Liga de Futsal com uma vitória. No Seixal, vitória por 4-1 diante do Venda Nova.

PUB

Mais Artigos Populares

Académico de Viseu marca nos descontos e derrota Vitória SC em jogo emocionante na Primeira Liga

O Académico de Viseu garantiu a primeira vitória no Fontelo esta época, a segunda consecutiva. Desta vez, triunfo sobre o Vitória SC.

Benfica e Sporting arrancam Primeira Liga Feminina com vitórias e balizas a zeros: eis os resultados do dia no arranque da prova

O Benfica venceu o Racing Power e o Sporting ganhou ao Vitória SC. Jogos da primeira jornada da Primeira Liga Feminina.

Cagliari surpreende Atalanta e ultrapassa AC Milan de Ruben Amorim para chegar ao top-4: eis os resultados do dia na Serie A

O Cagliari venceu a Atalanta e somou a terceira vitória consecutiva na temporada. Clube entra diretamente no top-4 da tabela.