📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Ralf Rangnick | Quem é o professor do futebol alemão?

OS “TRÊS C’S” E O GEGENPRESSING

- Advertisement -

Mas afinal, o que há de tão especial na filosofia de Rangnick? Alicerçado na implementação de um ADN forte e em equipas de trabalho supercompetentes, Rangnick define três “C’s” cruciais para o desenvolvimento de um clube: conceito; competência e capital.

O conceito tem a ver, precisamente, com o ADN. O estilo de futebol do clube deve ser atrativo e bem vincado, para que “mesmo num dia mau, seja possível identificar a forma como a equipa joga”. Esse ADN estende-se depois aos jogadores, ao staff, aos adeptos e a tudo que rodeia o clube.

Um dos pilares desse estilo de jogo é a teoria do “Gegenpressing”, seguida no RB Leipzig e por … Jurgen Klopp. Ragnick define-a como “muito simples” e tem como pontos-chave a pressão alta e intensa e, nos momentos de posse, tentar a progressão rápida e constante no terreno, sem passes para trás ou para o lado.

Ao contrário do estilo popularizado por Guardiola, o “Gegenpressing” retira ao guarda-redes a responsabilidade de jogar com os pés, a não ser que estritamente necessário. Um estilo que pretende ser, ao mesmo tempo, altamente eficaz e atrativo.

 

O segundo ponto, a competência é tão simples quanto parece, mas difícil de atingir. Para cada cargo no clube, contratar a melhor pessoa possível, dar-lhe formação e desafios constantes e recompensá-la pelo bom trabalho.

Os treinadores e scouts devem ser não só especialistas na sua área, mas também em tudo o que influencia a equipa, incluindo a arte de realmente perceber os jogadores e as suas necessidades.

Por fim, e sem grandes romantismos, defende que um clube precisa de sustentabilidade financeira para se desenvolver. É preciso planear a equipa, as infraestruturas, a rede de scouting, a formação e muitas outras coisas que necessitam de investimento.

Acima de tudo, o alemão é um especialista em futebol moderno e é conhecido por estar sempre à procura de novas ideias e, assim, sempre um passo à frente do seu tempo.

Vasco Borges
Vasco Borgeshttp://www.bolanarede.pt
Frequentador de estádios e consumidor de bifanas desde os 5, aprendeu cedo que é melhor a ver do que a jogar futebol. Aos 22, estuda Jornalismo e vai escrevendo sobre os jogos que valem o preço do bilhete e as estórias que só se ouvem no bar, ao intervalo.                                                                                                                                                 O Vasco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Jorge Mendes dá grande elogio a Cristiano Ronaldo e afirma: «O jogador português está em alta»

Jorge Mendes está presente este domingo nos Globe Soccer Awards e deixou elogios a vários jogadores portugueses.

Sunderland e Leeds United empatam para a Premier League

O Sunderland e o Leeds United empataram a uma bola durante a tarde deste domingo, num encontro da 18.ª jornada da Premier League.

Nápoles aproveita maré vitoriosa na Supertaça de Itália e bate Cremonese na Serie A

O Nápoles não vacilou na deslocação ao terreno da Cremonese e venceu por 2-0, na jornada 17 da Serie A. A equipa de Antonio Conte segue na perseguição à liderança.

Avançado do Aston Villa rendido a Unai Emery: «É um génio da tática, deixe-me dizer isso»

Ollie Watkins teceu rasgados elogios para Unai Emery. O avançado marcou dois golos na vitória do Aston Villa frente ao Chelsea, na Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

Christian Eriksen deixa críticas às palavras de Ruben Amorim na época passada: «Não me parece que isso tenha ajudado os jogadores»

Christian Eriksen criticou publicamente as palavras de Ruben Amorim, na época passada, sobre a qualidade do Manchester United. O médio dinamarquês está ao serviço do Wolfsburgo.

Sporting: imprensa espanhola insiste no interesse do Barcelona em Yeremay Hernández e aponta novo valor para a cláusula de rescisão

Yeremay Hernández tem sido apontado a uma mudança para o Sporting. O Barcelona também está interessado no extremo.

Venceu o Euro 2024 e esteve a um passo do FC Porto: «Não entendo como não aconteceu»

Ayoze Pérez mudou-se para o Newcastle United em 2014, depois de uma grande temporada no Tenerife, mas esteve próximo do FC Porto.