A fénix de Palermo que renasce rumo à Série A

OS TEMPOS ÁUREOS DE ZAMPARINI

No verão de 2002, o clube é comprado por Maurizio Zamparini, que tinha claras intenções de afirmar o Palermo como uma equipa de Série A. Em 2003/04, vencem a Série B e voltam ao maior escalão do futebol italiano, conseguindo logo no ano seguinte a qualificação para a Taça UEFA, depois de ficar em sexto lugar no campeonato.

Na equipa Rosonera ia-se destacando “um tal” de Luca Toni, que marcou 20 golos nessa caminhada. No ano seguinte, e apesar de ter ficado no oitavo lugar, volta a conquistar lugar na Taça UEFA devido a um escândalo de fixação de resultados que avassalou a Série A e a Série B italianas. Nesse mesmo ano, o Palermo viu alguns dos seus jogadores serem coroados campeões do mundo (2006), falo de Andrea Barzagli, Cristian Zaccardo, Simone Barone e Fabio Grosso.

A estabilidade do clube foi se mantendo até ao início dos anos 2010, passando inclusive por mais uma final da Taça de Itália, perdida para o FC Internazionale Milano e pela emergência de alguns craques, como Salvatore Sirigu e Javier Pastore.

 

ÚLTIMOS ANOS DE ZAMPARINI E QUEDA PARA A SÉRIE B

Na época de 2012/13, e depois de um par de épocas menos conseguidas e repletas de renovações ao nível da infraestrutura humana do clube, a equipa da Sicília acaba mesmo por regressar à Série B, depois de nove anos no mais alto escalão do futebol italiano. Dois anos depois, em 2014/15, o Palermo volta a subir de divisão, depois de bater o recorde de pontos da Série B italiana. Na época seguinte, com Paulo Dybala e Franco Vasquez como dupla ofensiva, os rosanero ficaram a um lugar de voltar à Europa. Com a saída da “jóia” argentina, saiu também a aura que se instalava em Palermo e as épocas seguintes foram tudo menos positivas. Em 2016/17, o inevitável aconteceu e volta a descer de divisão.

Renato Alexandre Soares
Renato Alexandre Soareshttp://www.bolanarede.pt
O Renato é natural de Aveiro mas atualmente reside em Lisboa. Está, neste momento, a tirar uma licenciatura em Ciências da Comunicação no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Tem no futebol a sua maior paixão, mas é um aficionado pelo mundo do desporto. Desde futebol até à Fórmula 1, passando pelo basquetebol e andebol, se for um desporto, tem lugar garantido na vida do aveirense.

Subscreve!

Artigos Populares

André Onana ainda pode trocar o Manchester United pelo futebol da Turquia

André Onana tem mercado na Turquia. O guarda-redes do Manchester United é pretendido pelo Trabzonspor.

Jakub Kiwior aborda saída do Arsenal e chegada ao FC Porto: «Foi difícil dizer adeus ao Arsenal, porque não soube quando é que realmente...

Jakub Kiwior trocou o Arsenal pelo FC Porto no último dia de mercado de transferências e mostrou estar feliz pela sua chegada ao Dragão.

Manchester United abre a porta a jogador do Chelsea para janeiro

O Manchester United está interessado em trazer um médio para o Old Trafford no próximo mercado de transferências. Roméo Lavia é hipótese e pode abandonar o Chelsea.

Diretor desportivo do Deportivo de La Coruña fala sobre proposta por Yeremay Hernández: «Teria sido o valor mais alto da história da Segunda Divisão»

Fernando Soriano admitiu que o Deportivo de La Coruña recebeu propostas por Yeremay Hernández. O jogador interessou ao Sporting.

PUB

Mais Artigos Populares

Fenerbahçe chega a acordo com sucessor de José Mourinho

Ismail Kartal vai ser o novo treinador do Fenerbahçe. O emblema turco coloca assim um ponto final na procura por um técnico fazendo regressar um nome que bem conhece.

Jota Silva já está a ser apontado a um novo destino depois de falhada a transferência para o Sporting

Jota Silva está a ser apontado a um novo clube. O Neom pode ser o destino do internacional português que pertence ao Nottingham Forest.

Miguel Oliveira sem lugar na Moto GP em 2026

A Pramac confirmou que Miguel Oliveira não entra nos planos da equipa para a próxima época e o português não tem lugar na Moto GP em 2026.