A (in)tranquilidade de Paulo Bento

Sim, ele teve a coragem de pegar em jogadores com menos de 20 anos e potenciar a muita qualidade que eles têm. Retsos, lateral esquerdo de 18 anos que já joga como gente grande e a dupla de virtuosos Mantatis e Androutsos  (ambos médios ofensivos de 19 anos) têm tido espaço para crescer e isso não se deve só às lesões dos jogadores do plantel principal, mas também à coragem do técnico que os lançou (só Manthatis já tinha sido lançado na época anterior, em jogos da Taça). Mas isso chega? Claro que não. Pode-se formar, sim, mas no Olympiacos tem de se formar a ganhar.

Aliás, no Olympiacos tem de se ganhar. Não pode haver desculpas como uma direcção que limita a acção do treinador (acusada de deixar sair jogadores que o técnico considerava importantes e de insistir na utilização dos veteranos Marin ou Cambiasso), o aumento da qualidade dos clubes gregos (que se tem verificado, de facto – Panionos e PAOK crescem a olhos vistos) ou o facto de os jogadores o quererem tramar (o capitão Alejandro Domínguez queixou-se de falta de apoio).

O capitão "Chori" Domínguez foi muito crítico para com Paulo Bento Fonte: Olympiacos
O capitão “Chori” Domínguez foi muito crítico para com Paulo Bento
Fonte: Olympiacos

Num grande clube, um treinador tem a difícil tarefa de gerir egos, controlar o poder administrativo e vencer os rivais ao mesmo tempo. No Olympiacos, não basta porque a vitória é tida como um dado adquirido (pelo tal poder administrativo e não só), a derrota é inadmissível. E, claro, a equipa tem de praticar um futebol vistoso, algo que esteve muito longe de acontecer durante o consolado de Paulo Bento – o Olympiacos tem sido uma equipa bastante previsível, com um processo ofensivo lento e convergente ao centro.

Perante um cenário tão intranquilo e ao qual Paulo Bento não é, obviamente, alheio, fica claro: é impossível contestar a saída do antigo seleccionador nacional do hexacampeão grego.  Não se podia esperar outra coisa.

Foto de capa: euacontacto.com 

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Southampton rejeita proposta de 35 milhões de euros por Mateus Fernandes

O Southampton rejeitou uma proposta de 35 milhões de euros do West Ham por Mateus Fernandes. O Sporting detém 10% de uma futura venda do médio.

FC Porto oficializa rescisão de contrato com Martín Anselmi

O FC Porto anunciou a rescisão de contrato com Martín Anselmi, treinador argentino que tinha sido demitido dos dragões no dia 1 de julho.

Burnley oficializa três contratações vindas da Premier League para a nova temporada

O Burnley oficializou as contratações de Armando Broja, Martin Dubravka e Lesley Ugochukwu para a nova temporada na Premier League.

Dusan Tadic troca Fenerbahçe de José Mourinho por Al Wahda

Dusan Tadic reforçou o Al Wahda a custo zero. O avançado sérvio terminou o contrato com o Fenerbahçe e assinou por uma temporada.

PUB

Mais Artigos Populares

Hansi Flick e a saída de Iñigo Martínez para o Al Nassr: «Não creio que iremos contratar um novo defesa-central»

Hansi Flick abordou a possibilidade do Barcelona avançar para a contratação de um substituto de Iñigo Martínez.

Álvaro Morata despede-se do Galatasaray e critica o clube turco: «Os compromissos assumidos não foram honrados»

Álvaro Morata deixou mensagem de despedida ao Galatasaray com críticas à direção do clube turco.

Francesco Farioli responde ao Bola na Rede e elogia médio: «Esteve muito bem com bola e também no jogo sem bola»

Francesco Farioli analisou o FC Porto x Vitória SC. O Bola na Rede esteve presente no Estádio do Dragão e fez uma questão ao técnico italiano.