A (in)tranquilidade de Paulo Bento

Sim, ele teve a coragem de pegar em jogadores com menos de 20 anos e potenciar a muita qualidade que eles têm. Retsos, lateral esquerdo de 18 anos que já joga como gente grande e a dupla de virtuosos Mantatis e Androutsos  (ambos médios ofensivos de 19 anos) têm tido espaço para crescer e isso não se deve só às lesões dos jogadores do plantel principal, mas também à coragem do técnico que os lançou (só Manthatis já tinha sido lançado na época anterior, em jogos da Taça). Mas isso chega? Claro que não. Pode-se formar, sim, mas no Olympiacos tem de se formar a ganhar.

Aliás, no Olympiacos tem de se ganhar. Não pode haver desculpas como uma direcção que limita a acção do treinador (acusada de deixar sair jogadores que o técnico considerava importantes e de insistir na utilização dos veteranos Marin ou Cambiasso), o aumento da qualidade dos clubes gregos (que se tem verificado, de facto – Panionos e PAOK crescem a olhos vistos) ou o facto de os jogadores o quererem tramar (o capitão Alejandro Domínguez queixou-se de falta de apoio).

O capitão "Chori" Domínguez foi muito crítico para com Paulo Bento Fonte: Olympiacos
O capitão “Chori” Domínguez foi muito crítico para com Paulo Bento
Fonte: Olympiacos

Num grande clube, um treinador tem a difícil tarefa de gerir egos, controlar o poder administrativo e vencer os rivais ao mesmo tempo. No Olympiacos, não basta porque a vitória é tida como um dado adquirido (pelo tal poder administrativo e não só), a derrota é inadmissível. E, claro, a equipa tem de praticar um futebol vistoso, algo que esteve muito longe de acontecer durante o consolado de Paulo Bento – o Olympiacos tem sido uma equipa bastante previsível, com um processo ofensivo lento e convergente ao centro.

Perante um cenário tão intranquilo e ao qual Paulo Bento não é, obviamente, alheio, fica claro: é impossível contestar a saída do antigo seleccionador nacional do hexacampeão grego.  Não se podia esperar outra coisa.

Foto de capa: euacontacto.com 

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Fechado: Pedro Russiano vai ser o novo treinador do Penafiel, sabe o Bola na Rede

As negociações entre o treinador Pedro Russiano e o Penafiel foram concluídas com o sucesso e o técnico assume a equipa da Segunda Liga.

José Boto pode apresentar demissão no Flamengo: eis o motivo

O futuro de José Boto no Flamengo pode estar a chegar ao fim. Em causa está uma contratação cancelada pelo clube brasileiro.

Alvo do Benfica falha apresentação aos trabalhos no Lyon

Thiago Almada não se apresentou aos trabalhos junto do Lyon. Médio não integra lista divulgada pelo conjunto francês.

Nápoles chega aos 55 milhões de euros por antigo avançado do Benfica

O Nápoles ataca com força o mercado com vista à próxima época. Darwin Núñez é um dos objetivos do emblema italiano.

PUB

Mais Artigos Populares

Kika Nazareth: «Foi um jogo à Portugal»

Kika Nazareth falou após o desafio entre Portugal e a Itália, relativo à segunda jornada da fase de grupos do Euro 2025 Feminino.

Eis as contas de Portugal para se apurar para os quartos de final do Euro 2025 Feminino

Portugal empatou com a Itália ao cair do pano e continua vivo na luta pelos quartos de final do Euro 2025 Feminino. Eis as contas do apuramento.

Assinatura de Jorge Jesus pelo Al Nassr foi adiada

Jorge Jesus está muito perto de assinar pelo Al Nassr. O técnico vai ser assim o novo treinador de Cristiano Ronaldo e Otávio.