Aleksandr Erokhin: o maestro do meio-campo do FC Rostov

Gennady Smertin conseguiu colocar Erokhin na academia do FC Lokomotiv Moscovo, onde apesar de ter evoluído bastante como jogador, não conseguiu convencer os responsáveis do histórico emblema da capital a oferecerem-lhe um contrato de profissional. Para alguém que era adepto da equipa de Cherkizovo, como era o caso de Erokhin, a saída do FC Lokomotiv Moscovo parecia ser um enorme passo atrás na carreira, mas na verdade, o que aconteceu foi precisamente o contrário.

Ainda que devastado por ter sido dispensado do emblema moscovita, Erokhin não baixou a cabeça e deu um passo que, ainda que à partida pudesse parecer arriscado, acabou por ser determinante para o seu futuro, quando em 2007 assinou contracto com o FC Sheriff Tiraspol da Moldávia. Os três anos que passou no gigante moldavo foram de grande nível, ajudando o emblema da capital da Transnístria a ganhar três ligas e três taças da Moldávia. Em 2010, nos últimos meses que passou no clube e quando estava perto de completar 21 anos, Erokhin marcou um golo num jogo das pré-eliminatórias da Liga dos Campeões contra o GNK Dinamo Zagreb, ajudando a sua equipa a passar à fase seguinte. O jovem número 10 do FC Sheriff Tiraspol voltou a despertar interesse no seu país e foi sem surpresa que em 2011 assinou contracto com o FC Krasnodar. A mudança, no entanto, não correu da melhor forma. Sem espaço na equipa orientada por Slavoljub Muslin e insatisfeito com a falta de oportunidades, Erokhin decidiu rumar, primeiro por empréstimo e depois a título definitivo para o FC SKA-Khabarovsk do segundo escalão do futebol russo.

Erokhin, o maestro do meio-campo do FC Rostov Fonte: championat-rostov.ru
Erokhin, o maestro do meio-campo do FC Rostov
Fonte: championat-rostov.ru

A competitiva FNL não era lugar para um jogador do nível de Erokhin e após uma temporada ao serviço da formação do extremo-oriente russo, o agora internacional russo encontrou uma janela de oportunidade no FC Ural, que aceitou costear o seu empréstimo na temporada de 2013-14 e lhe ofereceu um vínculo permanente na época seguinte. Erokhin tornou-se rapidamente num jogador de capital importância na formação de Yekaterinburgo e por essa altura já ninguém tinha dúvidas sobre o seu verdadeiro valor.

Em Fevereiro deste ano, mudou-se para o FC Rostov de Kurban Berdyev durante a janela de transferências de inverno, onde, aos poucos, foi ajudando a formar aquela que, porventura, será a linha de meio-campo mais completa da Liga Russa.

Para Erokhin, a vida no mundo de futebol nem sempre foi fácil e ele próprio terá muitas vezes pensado nas palavras dos seus pais, que, embora o apoiassem a cem por cento, o tentaram por diversas vezes persuadir em abandonar a modalidade para se dedicar a uma carreira de massagista. Erokhin foi persistente, teve a ajuda das pessoas certas e hoje é um dos médios mais talentosos do futebol russo. É um maestro sem batuta, que se esconde por detrás da veia goleadora de Azmoun e Poloz, mas nada disso lhe tira o mérito de ser o grande impulsionador do futebol atacante dos Selmashi.

Imagem de capa: Championat-Rostov.ru

Joel Amorim
Joel Amorimhttp://www.bolanarede.pt
Foi talvez a camisola amarela do Rinat Dasaev que fez nascer, em Joel, a paixão pelo futebol russo e pelo Spartak Moscovo. O futebol do leste da Europa, a liga espanhola e o FC Porto são os tópicos sobre os quais mais gosta de escrever.                                                                                                                                                 O Joel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting e Santa Clara disputam contratação de defesa do Atlético Mineiro

O Sporting e o Santa Clara estão a tentar a contratação de Rómulo Júnior. O defesa-central brasileiro pertence aos quadros do Atlético Mineiro.

Fabrizio Romano confirma: Al Nassr prestes a superar Benfica para garantir João Félix

João Félix está mesmo a caminho do Al Nassr. O clube da Arábia Saudita desviou o avançado do Benfica e está perto de confirmar o jogador.

Lesão de Bruma pode ser complicada e a equipa do Benfica dedicou a vitória na Eusébio Cup ao avançado

A lesão de Bruma pode vir a ser mais complexa do que se previa. Os jogadores do Benfica dedicaram o triunfo ao avançado da equipa.

João Félix perto de ser desviado para o Al Nassr

Volte-face nas negociações: João Félix está mais longe do Benfica e a caminho do Al Nassr, de Jorge Jesus e de Cristiano Ronaldo.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting oferece 4 milhões de euros por Ricardo Mangas

O Sporting vai apresentar uma proposta que pode chegar aos quatro milhões de euros por Ricardo Mangas, lateral do Spartak Moscovo.

Juventus mantém interesse em Morten Hjulmand e já se fala nos valores do salário que vai ser oferecido

A Juventus está muito interessada na contratação de Morten Hjulmand neste mercado de transferências. O médio representa o Sporting.

Fred: «Foi um bom teste para toda a gente, para nós e para eles»

Fred analisou o encontro de apresentação dos encarnados aos sócios. Benfica defrontou o Fenerbahçe na Eusébio Cup.