Chelsea FC 0-1 Leicester City FC: Valeu a “lei da bomba”

- Advertisement -

A CRÓNICA: LEICESTER CITY FC VENCE CHELSEA FC GRAÇAS A TIELEMENS… E SCHMEICHEL

No panorama do futebol inglês, este é o jogo que muitos sonham vencer: a final da Taça de Inglaterra. Este ano, a partida decisiva da competição de clubes mais antiga do mundo, entre Chelsea FC e Leicester City FC, contou com um extra, mas de extrema importância: o regresso dos adeptos às bancadas de Wembley (tal como havia sucedido na final da Taça da Liga Inglesa).

Dentro de campo, a primeira parte contou com várias aproximações às áreas adversárias, com o Chelsea a aproximar-se mais vezes da baliza do Leicester do que o inverso, mas sem que nenhuma fosse finalizada com um remate enquadrado na baliza. O entusiamo em torno da final transformava-se em nervosismo dentro de campo, com as equipas a mostrarem alguma falta de discernimento na hora de definir os ataques.

O primeiro remate enquadrado só aconteceu aos 53 minutos, mas o cabeceamento de Marcos Alonso saiu fraco e fácil para Kasper Schmeichel. Se de perto não dava, a solução foi óbvia para Tielemens: recorrer à “lei da bomba”. O jovem médio belga disferiu um remate potente ainda antes da meia-lua e não deu hipótese a Kepa. Estava inaugurado o marcador na final da Taça de Inglaterra.

O Chelsea reagiu e teve duas ótimas ocasiões para empatar e, quem sabe, virar o resultado, mas Kasper Schmeichel quase parecia Peter e teve intervenções monstruosas, garantindo a vantagem mínima para os “Foxes”. Quando o dinamarquês não valeu, foi o VAR a salvar o Leicester, ao anular o golo de Ben Chilwell, em cima do minuto 90.

O Leicester City FC segurou a vantagem até ao fim e, assim, volta a erguer um troféu, depois de ter sido campeão inglês em 2015/16. Já o Chelsea FC, perde a primeira de duas finais que tem para disputar em maio, ficando a faltar o jogo decisivo da Liga dos Campeões, frente ao Manchester City FC, no Estádio do Dragão.

 

A FIGURA

Youri Tielemens – Num jogo em que a bola parecia não querer entrar, fosse em que baliza fosse, o médio belga recorreu à sua boa meia distância para fazer a diferença. Um golo de belo efeito que vale a conquista da Taça de Inglaterra para os “Foxes”. Menção honrosa para Kasper Schmeichel, que segurou a vantagem com duas ótimas intervenções.

 

O FORA DE JOGO

Timo Werner – Mais um “dia não” em frente à baliza para o homem que começou a época como a grande esperança ofensiva dos “Blues”. Teve oportunidades para fazer golo (apesar de não terem sido escandalosas), mas não foi capaz de “faturar”, num dia em que a sua equipa bem precisava de inspiração na finalização.

 

ANÁLISE TÁTICA – CHELSEA FC

Alinhado em 3-4-3, o Chelsea apresentou as habituais dinâmicas ofensivas: os dois alas a ganhar os corredores (e, por vezes, até a aparecer na área) e os dois homens atrás do ponta-de-lança a pisarem terrenos bem interiores. Já a defender, os alas juntavam-se aos centrais e formavam a também habitual linha de cinco homens, com os médios Kante e Jorginho na sua frente.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Kepa Arrizabalaga (5)

Cesar Azpilicueta (6)

Thiago Silva (6)

Antonio Rudiger (6)

Reece James (6)

N’Golo Kante (6)

Jorginho (6)

Marcos Alonso (6)

Hakim Ziyech (5)

Mason Mount (5)

Timo Werner (5)

SUBS UTILIZADOS

Christian Pulisic (5)

Ben Chilwell (6)

Kai Havertz (5)

Callum Hudson-Odoi (5)

Olivier Giroud (5)

 

ANÁLISE TÁTICA – LEICESTER CITY FC

Também o Leicester se apresentou com três centrais, mas em 3-4-1-2. Contudo, a lesão de Jonny Evans, pouco depois da meia hora de jogo, obrigou à adaptação do lateral Castagne ao eixo da defesa. No momento ofensivo, foi a Ayoze Perez que ficou entregue a função que habitualmente é de James Maddison, no apoio a Vardy e Iheanacho.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Kasper Schmeichel (7)

Wesley Fofana (6)

Jonny Evans (5)

Caglar Soyuncu (6)

Timothy Castagne (6)

Youri Tielemens (7)

Wilfred Ndidi (6)

Luke Thomas (6)

Ayoze Perez (6)

Kelechi Ieanacho (5)

Jamie Vardy (5)

SUBS UTILIZADOS

Marc Albrighton (6)

James Maddison (5)

Wes Morgan (5)

Hamza Choudhury (5)

Artigo revisto por Joana Mendes

Alexandre Candeias
Alexandre Candeiashttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado por futebol desde sempre, tem o hábito de escrever sobre o desporto rei desde os tempos da escola primária, onde o tema das composições de Português nunca fugia da bola.

Subscreve!

Artigos Populares

O que dizem as lágrimas de Lionel Messi? – Diário do Mundial 2026 #27

A Argentina bem pode agradecer a Lionel Messi por ter evitado uma surpresa contra o Egito. No Mundial 2026, a última vaga nos quartos de final ficou com a Suíça.

Eis o quadro final dos quartos de final do Mundial 2026

Já são conhecidos todos os quatro jogos dos quartos de final do Mundial 2026. Argentina e Suíça juntam-se ao chaveamento já conhecido.

Decisão nos penáltis: Suíça vence a Colômbia e é a última seleção apurada para os quartos de final do Mundial 2026

A Suíça venceu a Colômbia e continua no Mundial 2026. Decisão só foi conhecida através da marcação das grandes penalidades.

Lyon de Paulo Fonseca pede adiamento da estreia na Ligue 1 devido à Champions League

O Lyon solicitou à Liga de Futebol Profissional francesa o adiamento do jogo da primeira jornada da Ligue 1, caso siga em frente na Champions League.

PUB

Mais Artigos Populares

Sacavenense reforça plantel enquanto aguarda decisão sobre vaga no Campeonato de Portugal

O Sacavenense continua a preparar a temporada 2026/27 e mantém a esperança de integrar o Campeonato de Portugal.

Thibaut Courtois responde às críticas: «Recebemos muitas faltas de respeito nos últimos dias»

Depois da vitória da Bélgica sobre os Estados Unidos, por 4-1, Thibaut Courtois reagiu às críticas dirigidas aos Diabos Vermelhos.

João Mário mexe com o mercado: Juventus tem nas mãos proposta de 9 milhões de euros

João Mário pode trocar a Juventus pela Fiorentina no mercado de transferências de verão. Os viola fizeram uma oferta de nove milhões de euros.