David Beckham | O Visionário

- Advertisement -

Uma história que nos faz recuar ao ano de 2007 e culmina até 2023. David Beckam foi um homem extremamente inteligente que viu no mercado americano, o maior do mundo, uma aresta por limar a nível desportivo. Que investiu e persistiu até contratar uma das maiores estrelas da história do futebol, Lionel Messi. Inter Miami, um clube embrionário nas bocas do mundo.

Há 16 anos, David Beckham, estrela do futebol mundial, atuava no Real Madrid, na altura, Galaticos e sem mais nem menos rumou ao LA Galaxy para assinar um contrato onde receberia, supostamente, muito menos salário do que em Madrid. E digo supostamente, pois existiam várias cláusulas neste contrato que fariam com que o histórico jogador inglês recebesse parte dos lucros da equipa de Los Angeles, o que fez subir o salário de Beckham para mais do triplo ao fim de um ano.

Contudo e indo direto ao assunto, nesse contrato assinado pelo inglês existia uma fração que viria a ser muito importante para que o Inter Miami fosse fundado: o ex-jogador de futebol podia, num futuro, criar um clube e colocá-lo a disputar a MLS por uma verba bastante simpática de 25 milhões de dólares. Esta foi uma longa passagem pelo futebol americano, cerca de quatro anos e meio, na qual o jogador inglês viria a terminar a sua carreira em 2013, no PSG.

Entretanto em Miami, com aproximadamente seis milhões de pessoas, faltava-lhe ter um clube de futebol que representasse a cidade, não esquecendo que dado ser uma zona muito povoada por latinos existe uma ligação natural com o “desporto-rei”. É aí que David Beckham entra na “jogada”.

Tendo a hipótese de registar um clube por uma verba de 25 milhões e sendo uma cidade já há muito contemplada pelos representantes da MLS, Beckham viria mesmo a fundar um clube, no ano de 2014, mais precisamente no dia cinco de fevereiro. Miami Beckham United, o grupo de investimentos liderado por Beckham, Fuller e Claure, que quiseram expandir o seu raio de ação e apostar no futebol, em Miami, algo que já era um objetivo muito antigo da lenda inglesa.

Desportivamente, a estreia nos relvados do Inter de Miami foi no dia um de março de 2020, contra o Los Angeles FC, jogo que acabaria por perder (1-0). Neste ano, Gonzalo Higuain seria contratado para a equipa de Miami, clube que representou até 2022 e se tornou o maior goleador da história com 29 golos em 70 jogos. Durante estes três anos em competição, o clube só por uma vez passou à fase de playoff, mas seria eliminado no jogo a seguir.

Até que… chegamos ao ano mais importante da história do clube, 2023. Em último lugar na conferência leste, antes da chegada do astro argentino, o Inter Miami vivia momentos de tensão com resultados muito abaixo dos esperados. E Messi vivia, também ele, um momento de indecisão, pois esperava pela resposta do Barcelona para ingressar nos catalães, o que não foi possível por questões económicas. Não querendo ir para a Arábia Saudita, o campeão do mundo decidiu rumar aos Estados Unidos e assinar com a equipa gerida por David Beckham. O anúncio oficial foi feito no dia 15 de julho de 2023.

O impacto dentro e fora de campo foi imediato. Os preços dos bilhetes aumentaram em mais de 1000%, as camisolas do “10” bateram o recorde de mais vendidas em 24 horas em todos os desportos praticados nos Estados Unidos – algo muito difícil de acontecer tendo em conta que a cultura desportiva dos americanos é mais direcionada para o basquetebol e o basebol. Dentro das quatro linhas nem se fala e as estatísticas falam por si.

Todo este projeto foi criado para que Messi fosse para Miami e se tornasse a “cara” deste clube, desde o presidente Beckham aos jogadores, existe um ambiente fabricado para que o astro argentino se sinta em casa e possa desfrutar e fazer com que os adeptos desfrutem do seu futebol.

Miguel Costa
Miguel Costa
Licenciado em Jornalismo e Comunicação, o Miguel é um apaixonado por desporto, algo que sempre esteve ligado à sua vida. Natural de Santiago do Cacém, o jornalismo desportivo é o seu grande objetivo. Tem sempre uma opinião na “ponta da língua”, nunca esquecendo a verdade desportiva. Escreve com acordo ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting entre os clubes na corrida por jovem extremo de Inglaterra

O Sporting está na corrida por Aurelien Guernier. Há mais clubes europeus interessados no jovem extremo do Birmingham City.

Bayern Munique fecha destaque de Marrocos por 55 milhões de euros

O Bayern Munique fechou a contratação de Ismael Saibari. Alemães pagam 55 milhões de euros fixos ao PSV pelo jogador.

Real Madrid oficializa mais um reforço para José Mourinho

O Real Madrid oficializou a contratação de Marc Cucurella. Lateral espanhol fica ligado com um contrato de seis épocas.

Mercado de transferências: dinheiro ou futebol?

Já há alguns anos que se fala sobre o futebol estar a perder a sua essência e passar a ser um desporto movido pelas notas e pelos acordos

PUB

Mais Artigos Populares

Já é conhecido o próximo clube de Jéssica Silva

Jéssica Silva vai ser jogadora do Galatasaray. Emblema da Turquia partilhou publicação enigmática e trata-se da avançada.

Reedição das ‘meias’ do Mundial 2018: Onde ver o Inglaterra x Croácia?

O Inglaterra x Croácia vai passar na Sport TV5. É uma reedição das meias-finais do Mundial 2018, em que foram a prolongamento.

Grátis e Canal Aberto: Onde ver o Portugal x RD Congo para a 1ª jornada do Mundial 2026?

Portugal x RD Congo vai passar na SIC, Sport TV 1 e LiveModeTV. Este será o primeiro jogo da Seleção Nacional no Mundial 2026.