Edin Džeko: A breve história de um bom gigante

Džeko é muito mais do que um mero jogador de futebol e a sua vida fora das quatros linhas tem, ao longo dos anos, merecido a atenção dos amantes do desporto rei. O gigante bósnio é embaixador da UNICEF e é visto com muita frequência em acções desta organização mundial que se dedica exclusivamente às crianças. Džeko visita frequentemente escolas no seu país natal e não consegue esconder a frustração por aquilo que lá se passa. Numa entrevista concedida em 2011 ao Daily Mail, Džeko relatou a forma como tenta passar a sua mensagem e as suas experiências de vida àquelas crianças que também não têm uma vida fácil: “Muitas das escolas estão divididas.

É como se fossem duas escolas numa só, com bósnios de um lado e croatas do outro.” (…) “Eu vou lá para tentar os persuadir a juntarem-se, porque a guerra gerou ódio e desconfiança (…) Tento mostrar às crianças que o nome deles ou o meu nome não são importantes e que também não é importante se somos Muçulmanos, Cristãos ou Católicos (…) O que lhes tento mostrar é que o mais importante é tornar-mo-nos bons homens e boas mulheres.

Edin Džeko numa acção de campanha pela igualdade e contra a discriminação ao serviço da UNICEF Fonte: Noticias.BOL
Edin Džeko numa acção de campanha pela igualdade e contra a discriminação
ao serviço da UNICEF
Fonte: Noticias.BOL

Džeko é conhecido como Diamant, o diamante, na sua terra natal e é visto como um símbolo de união entre os bósnios. Apesar de ter vivido bem de perto o sofrimento de um dos conflitos mais sangrentos do século XX, Džeko apregoa a união entre povos e frequentemente sublinha nas suas intervenções públicas que “não importa se vimos da Croácia, do Gana, da Bósnia ou da Inglaterra, ou que é importante é o ser humano.” Para além de um homem que une credos e religiões no seu país natal, Edin é também conhecido pela sua extrema bondade, embora nunca se vanglorie das suas acções, sendo sobejamente conhecido o episódio de há uns anos, em que ofereceu um Skoda Octavia novo em folha a um taxista na Bósnia, que lhe dava boleia frequentemente quando ele jogava no FK Željezničar.

Nos dias de hoje, começa a deixar de ser comum encontrar exemplos como os de Edin Džeko, que, para além de ser um atleta de referência, é também um excelente ser humano que não olha a meios para deixar a sua marca em prol da construção de uma Bósnia com um futuro melhor e dotada de ainda melhores seres humanos.

Joel Amorim
Joel Amorimhttp://www.bolanarede.pt
Foi talvez a camisola amarela do Rinat Dasaev que fez nascer, em Joel, a paixão pelo futebol russo e pelo Spartak Moscovo. O futebol do leste da Europa, a liga espanhola e o FC Porto são os tópicos sobre os quais mais gosta de escrever.                                                                                                                                                 O Joel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ainda falta calibrar | Académico de Viseu 0-0 Paços de Ferreira

Este duelo prometia à partida perceber como reagiriam as equipas aos desaires sofridos na jornada inaugural da 2.ª Liga.

Já é conhecido o árbitro para o Fenerbahçe x Benfica na Champions League

O Benfica vai enfrentar esta quarta-feira o Fenerbahçe no playoff da Champions League. UEFA revela equipa de arbitragem.

Atenção, Benfica: Fenerbahçe avança por médio da Premier League que é desejado por José Mourinho

O Fenerbahçe quer contratar Edson Álvarez ao West Ham, da Premier League. José Mourinho muito interessado no médio.

PUB

Mais Artigos Populares

Santa Clara vive pior arranque de sempre da Primeira Liga

O Santa Clara não começou com o pé direito na Primeira Liga 2025/26. Açorianos vivem o pior arranque de sempre da Liga.

Pedro Gonçalves ultrapassa marca no Sporting e é distinguido por Frederico Varandas

Pedro Gonçalves atinge marca especial no Sporting. Internacional português chega aos 200 jogos e é distinguido por Frederico Varandas.

Kochorashvili deixa mensagem após goleada do Sporting: «Muito feliz por fazer a minha estreia neste estádio incrível»

O Sporting goleou este domingo o Arouca por 6-0 na Primeira Liga. Kochorashvili estreou-se no Estádio de Alvalade e deixou mensagem.