Estrela Vermelha de Belgrado: O gigante adormecido dos Balcãs que tenta acordar

- Advertisement -

O Estrela Vermelha lidera neste momento o campeonato sérvio com 57 pontos, mais 9 do que o segundo classificado e seu grande rival, Partizan. Passou pela primeira vez a fase de grupos de uma competição europeia desde 1992, tornando-se na primeira equipa a passar uma fase de grupos vinda da 1ª eliminatória de qualificação, e o sorteio dos 16 avos de final  da Liga Europa ditou um confronto entre Estrela Vermelha e CSKA de Moscovo, que apesar das tradicionais boas relações entre sérvios e russos, têm um “condimento” extra, é que a claque do Estrela Vermelha, Delije, tem uma relação de afinidade com a claque do Spartak de Moscovo, Fratria, enquanto que a claque do CSKA de Moscovo tem a mesma ligação, mas com a claque do rival Partizan, espera-se por isso um jogo especial e interessante dentro e fora das quatro linhas.

O apoio dos adeptos apesar das dificuldades sentidas nos últimos anos é uma constante    Fonte: Estrela Vermelha
O apoio dos adeptos apesar das dificuldades sentidas nos últimos anos é uma constante
Fonte: Estrela Vermelha

Há uma outra curiosidade que rodeia a participação europeia do Estrela Vermelha, é que o último golo marcado pela equipa sérvia nas fases após os grupos foi um auto-golo do antigo defesa-central do Bayern Munique, Klaus Augenthaler, na meia final de 1990/1991, que carimbou o acesso da equipa sérvia à final da Taça dos Clubes Campeões Europeus, final essa que ganharia nos penalties depois de um 0-0 no resultado final, na Sérvia há quem fale em maldição, terão aprendido com o Benfica?

A Europa do futebol saúda o regresso do gigante dos Balcãs e espera que desta vez seja para ficar!

PS: Escrevo este artigo após assistir a um dos mais apaixonantes derbies do futebol europeu, falo claro Partizan – Estrela Vermelha, 1-1 foi o resultado final. Dizer também que três portugueses deixaram a sua página, uns mais do que outros, na história deste grande clube: Hugo Vieira, Lucas , que faleceu em 2015, e Sá Pinto, como treinador.

Foto de capa: Estrela Vermelha

 

Rui Pedro Cipriano
Rui Pedro Ciprianohttp://www.bolanarede.pt
Nascido e criado no interior, na Covilhã, é estudante de Ciências da Comunicação, na Universidade da Beira Interior. É apaixonado pelo futebol, principalmente pelas ligas mais desconhecidas, onde ainda perdura a sua essência e paixão.                                                                                                                                                 O Rui escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ange Postecoglu e a passagem pelo Nottingham Forest: «Foi uma decisão errada, não sei o que estava a pensar»

Ange Postecoglou refletiu sobre a passagem pelo Nottingham Forest, que durou apenas 39 dias, durante os quais participou em oito jogos e não venceu nenhum.

Benfica avança com queixa à UEFA por conduta violenta de Fede Valverde

Esta quinta-feira, o Benfica apresentou uma queixa na UEFA contra Fede Valverde por conduta violenta, referindo-se ao lance com Samuel Dahl.

Massimiliano Allegri frustrado com Cesc Fàbregas: «Da próxima vez entro em campo e faço um desarme»

Massimiliano Allegri demonstrou a sua frustração, depois de ser expulso por protestos a um 'agarrão' de Cesc Fàbregas a um jogador do AC Milan.

Paulo Fonseca sobre jogador do Lyon: «Está muito bem integrado e todos gostam dele»

Paulo Fonseca deixa elogios a Endrick. Jovem avançado brasileiro está emprestado pelo Real Madrid ao Lyon.

PUB

Mais Artigos Populares

Anthony Gordon torna-se o segundo jogador na história da Champions League a apontar um póker na primeira parte

Anthony Gordon juntou-se a Luiz Adriano como os únicos jogadores na história da Champions League a marcar quatro golos na primeira parte.

Rodrigo de Paul com declarações polémicas: «É mais difícil ganhar a MLS do que a Champions»

Rodrigo de Paul, que atua pelo Inter Miami, surpreendeu os adeptos europeus ao referir que a MLS é mais difícil de conquistar que a Champions League.

Felipe Melo revoltado com caso Prestianni-Vinícius Júnior: «Fogo nos racistas»

Felipe Melo falou sobre o caso polémico entre Vinícius Júnior e Gianluca Prestianni, avançado do Benfica. Eis o que disse.