FC Zimbru Chisinau – O emblema moldavo com sotaque português

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Internacional

Escondida nos recantos da Europa, a Moldávia, ou República da Moldávia, é, hoje em dia, o país mais pobre do velho continente, mas é também um dos mais misteriosos e com mais histórias para contar. Em Agosto de 1991, a RSSM (República Socialista Soviética da Moldávia) declarou independência da URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) e passou a ser conhecida internacionalmente como Moldávia, integrando mais tarde as Nações Unidas. A transição para a chamada “democracia europeia” não foi de todo pacífica e eclodiram alguns conflitos armados regionais dentro do país, nomeadamente na Transnístria, uma região dentro das fronteiras moldavas com uma população maioritariamente de origem russa e ucraniana, que, temendo uma aproximação da recém-formada Moldávia à Roménia, fez de tudo para se manter independente, contando desde cedo com uma cobertura encapuçada dos sucessivos governos de Moscovo.

A Moldávia dos dias de hoje é um país mergulhado numa grave crise e com uns níveis de corrupção absolutamente assustadores. O desaparecimento de mais de mil milhões de euros dos cofres de vários bancos durante o ano passado desencadeou uma crise política e social sem precedentes, levando mesmo à queda do governo e à nomeação, ainda que muito contestada, de um novo executivo, empossado pelo presidente do país, algo que desagradou e de que forma aos milhares de pessoas que se têm vindo a manifestar na capital, Chisinau, desde Setembro do ano passado.

É precisamente em Chisinau que “mora” um clube de futebol que neste momento tem muito de português: o FC Zimbru Chisinau. De clube modesto na esfera do futebol soviético a campeão nacional cinco vezes consecutivas na Moldávia independente, o FC Zimbru Chisinau já conheceu muitos altos e baixos na sua história, mas o facto de não vencer o título nacional desde 2000 tem aberto várias brechas na ainda frágil estrutura do clube. Os últimos pontos de especial relevo na história do clube remontam ao ano de 2014, quando o FC Zimbru do experiente técnico bielorrusso Oleg Kubarev bateu, no espaço de um mês, o FC Sheriff Tiraspol, por duas vezes, para se sagrar vencedor da Taça da Moldávia (Cupa Moldovei) e da Supertaça da Moldávia (Supercupa Moldovei). Kubarev deixou, no entanto, a equipa por mútuo acordo em Dezembro de 2014 e o seu sucessor, Veaceslav Rusnav, não conseguiu melhor do que um humilde 6º lugar na Moldovan National Division (Primeira Liga Moldava), deixando a equipa arredada das competições europeias esta temporada.

O FC Zimbru Chisinau tem tentado regressar às glórias esta temporada, mas não tem sido fácil acompanhar a caminhada dos rivais locais, o FC Dacia Chisinau e do emblema que tem por a base a Transnístria, o FC Sheriff Tiraspol. No final de Dezembro passado, os “Galben-verzii” decidiram abrir um novo capítulo na história do clube e contrataram em Portugal um novo treinador para liderar a equipa nos próximos dois anos. Em Janeiro deste ano, Simão Freitas, que teve várias experiências como treinador-adjunto em Portugal nos últimos anos, fazendo mesmo parte da equipa técnica de Rui Bento no CD Tondela esta temporada, abraçou a sua primeira aventura como treinador principal de uma formação que, neste momento, pouco mais pode ambicionar do que um lugar na Liga Europa na próxima época, dada a diferença pontual em relação ao FC Dacia Chisinau e ao FC Sheriff Tiraspol. Outro objectivo em carteira para o jovem técnico português será a conquista da Taça da Moldávia (Cupa Moldovei), mas para isso terá de ultrapassar no próximo dia 19 deste mês o FC Dacia Chisinau, num encontro que promete ser escaldante.

Simão Freitas, o novo timoneiro ao leme do FC Zimbru Chisinau Fonte: FC Zimbru Chisinau
Simão Freitas, o novo timoneiro ao leme do FC Zimbru Chisinau
Fonte: FC Zimbru Chisinau

Simão Freitas, 35 anos, doutorado pela Faculdade de Desporto do Porto, tem trabalho feito em Portugal, nomeadamente nos escalões de formação do FC Porto, onde trabalhou durante seis ano e meio, tem em mãos uma tarefa hercúlea e prometeu, durante a sua apresentação em Janeiro passado, uma equipa a jogar à sua maneira, recusando de imediato qualquer comparação com os outros jovens treinadores portugueses que tiveram sucesso além fronteiras.

Joel Amorim
Joel Amorimhttp://www.bolanarede.pt
Foi talvez a camisola amarela do Rinat Dasaev que fez nascer, em Joel, a paixão pelo futebol russo e pelo Spartak Moscovo. O futebol do leste da Europa, a liga espanhola e o FC Porto são os tópicos sobre os quais mais gosta de escrever.                                                                                                                                                 O Joel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Eduardo Quaresma vai ser operado nas próximas horas: eis as novidades

Eduardo Quaresma está hospitalizado em Leiria e será operado ao maxilar esquerdo nas próximas horas. Defesa lesionou-se no Sporting x Vitória SC.

Luís Pinto responde ao Bola na Rede e explica mudanças na estratégia do Vitória SC contra o Sporting na Taça da Liga

Luís Pinto analisou o triunfo do Vitória SC frente ao Sporting por 2-1 na Taça da Liga. Técnico respondeu a questão do Bola na Rede.

Drama na Taça da Liga: Eis como o Vitória SC fez reviravolta contra o Sporting

O Vitória SC venceu o Sporting por 2-1 e apurou-se para a final da Taça da Liga. Vê os dois golos de Alioune Ndoye já nos descontos.

Atenção, Benfica: equipa da Premier League pediu informações por Lorenzo Lucca

Lorenzo Lucca está a ser pretendido pelo Benfica. O avançado também se encontra referenciado pelo Nottingham Forest.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Borges: «O Sporting às vezes é um caso de estudo. Tem-nos acontecido tudo»

Rui Borges já reagiu ao Sporting x Vitória SC. Leões perderam frente à equipa vitoriana e falham a final da Taça da Liga.

Luís Pinto: «A alma vitoriana esteve presente»

Luís Pinto já reagiu ao Sporting x Vitória SC. Vitorianos venceram e estão qualificados para a final da Taça da Liga.

Alioune Ndoye: «Estou mesmo feliz, vamos para a final em busca da vitória»

Alioune Ndoye reagiu ao Sporting x Vitória SC. Vitorianos venceram e estão apurados para a final da Taça da Liga.