José Morais | Volte face à portuguesa

- Advertisement -

A conquista de um campeonato é prioritária para certos clubes. Para outros, almejar um certo posto na classificação é a meta final. Campeonatos são cada vez mais o obter do ticket para viajar mais longe. Para competir onde o retorno é maior. Onde a visibilidade é superior.

Na Liga Coreana, são poucos os emblemas a alcançar um tri campeonato. Aconteceu, este ano, pela terceira vez, apenas. Antes, só o Seongnam, em 1993-1995, e 2001-2003. José Morais chegou em Novembro, no fim da época passada. O Jeonbuk Motors já tinha o bi na bagagem.

Obteve a sua experiência e conhecimento ao leme de um pioneiro. José Mourinho, um homem que sem atributos para o relvado, os desenvolve ao seu jeito em quem os tem. José Morais fez parte de equipas técnicas como as do Inter, Real Madrid, e Chelsea, como assistente. Foi a forma encontrada para colher experiência nos maiores palcos.

O luso angolano confessa que conheceu Mourinho no Benfica, e rapidamente se identificou com a sua metodologia, organização e dinâmica. Um estilo de treino muito influenciado pelas ideias de Cruyff, Robson e Van Gaal, com bastantes diretrizes do estilo holandês: exercícios com bola em espaços muito reduzidos.

A hora em que foi chamado pelo atual técnico do Tottenham, na altura em que Villas Boas seguiu viagem para Coimbra, de forma a desempenhar funções a solo, foi marcante.

O primeiro tricampeonato de sempre do Jeonbuk Hyundai Motors
Fonte: hyundai-motorsfc.com

Com passagem em mais de dez países, José Morais chegou à Coreia do Sul para orientar o bicampeão do país. Com uma vasta experiência, quer como observador, quer como assistente, quer como técnico, a forma como conquistou o título no passado dia um de Dezembro não é recorrente. Muito improvável, diga-se.

Em 2009, tinha alcançado o primeiro título como treinador principal: o campeonato da Tunísia, com o Espérance de Tunis; o segundo, a Supertaça da Arábia Saudita, com o Al-Shabab, em 2014.

Na penúltima jornada da K-League, o Jeonbuk encontrava-se no segundo posto, a três pontos do primeiro. Curiosamente, essa partida colocava em confronto direto os dois pretendentes à celebração do campeonato.

O Ulsan Hyundai FC, o tal primeiro colocado, recebeu o conjunto de Morais e aguentou-se. Terminou empatado o encontro (1-1), mantendo-se a três pontos de vantagem perante o Jeonbuk.

Na última jornada, normalmente, quem está à frente, continua à frente. Mas não desta vez. O Jeonbuk Hyundai Motors, cumpriu o seu calendário: com ambos os jogos a serem realizados à mesma hora, as bancadas davam o mote: encarregaram-se de celebrar os golos que o Ulsan ia sofrendo, auxiliando os pupilos de José Morais a manterem o resultado de 1-0, que se confirmou no apito final.

Até esse apito, o facto do Ulsan perder não bastava. Ou seja, se o Ulsan marcasse mais golos, vencia o título e estragava o tri ao Jeonbuk. Perdeu 4-1 com o Pohang, mas se perdesse por 4-3 era diferente.

A turma de José Morais obtém, desse modo, o título. Terminaram ambos com igualdade pontual (79), mas no critério dos golos marcados, o Jeonbuk levou a taça (72 golos), superando os 71 de uma equipa que já não levanta o troféu desde 2005.

Em tempos em que surpreender não é fácil, o desporto, nomeadamente, o futebol, permitem este tipo de “voltes-face”, que por muito possíveis que sejam, poucos ou ninguém os anteveem. Parabéns mister Morais!

Foto de Capa: Jeonbuk Motors

Artigo revisto por Joana Mendes

Diogo Fresco
Diogo Frescohttp://www.bolanarede.pt
Fã de um futebol que, julga, não voltará a ver, interessa-se por praticamente tudo o que envolve este desporto, dando larga preferência ao que ocorre dentro das quatro linhas. Vibra bastante com a Seleção Portuguesa de Futebol.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Treinador do Club Brugge manifesta interesse por Andreas Schjelderup: «A Direção está a tratar do assunto. Sei que é um jogador muito bom»

Ivan Leko, treinador do Club Brugge, deixou claro o seu interesse por Andreas Schjelderup, referindo que apenas precisou de 10 minutos para perceber o seu talento.

Al Rayyan de Artur Jorge não vai além do empate a uma bola na visita ao Al Duhail

O Al Rayyan de Artur Jorge empatou a uma bola frente ao Al Duhail, esta sexta-feira, num encontro da 14.ª jornada da Liga do Catar.

Terem Moffi e a transferência para o FC Porto: «Envergar as cores deste clube significa muito para mim»

Terem Moffi prestou as primeiras declarações como reforço do FC Porto, por empréstimo do Nice. O avançado referiu estar orgulhoso por assinar pelos dragões.

Sporting acerta empréstimo de jovem para o Club Brugge

Chris Grombahi será emprestado ao Club Brugge até ao final da temporada, com uma opção de compra que se pode tornar obrigatória, consoante objetivos.

PUB

Mais Artigos Populares

Terem Moffi confirmado como reforço do FC Porto

Terem Moffi foi confirmado durante esta sexta-feira como o mais recente reforço do FC Porto, por empréstimo do Nice.

Já é conhecido o estádio onde vai ser realizado o Casa Pia x FC Porto

O encontro entre o Casa Pia e o FC Porto vai ser disputado no Estádio de Rio Maior, que reúne as condições necessárias.

Roberto Martínez revela onde Portugal vai instalar-se no Mundial 2026

Roberto Martínez revelou esta sexta-feira que a seleção nacional quer instalar-se na Florida durante o Mundial 2026.