José Mourinho | 60 anos de Special One

José Mourinho celebra hoje, no dia 26 de janeiro, o seu sexagésimo aniversário. Uma vida totalmente dedicada ao futebol, chega hoje a uma marca quase tão impressionante como a sua carreira futebolística. Das conferencias de imprensa ao comportamento no banco de suplentes, dos famosos mind games às farpas diretas atiradas a colegas de profissão ou a próprios jogadores é impossível dizer que José Mourinho passa despercebido, seja a quem for. O seu culto de personalidade atingiu, nos dias de hoje, algo muito mais relevante do que apenas o seu comportamento dentro das quatro linhas. É um Ser mediático.

A sua carreira no mundo do futebol começou como jogador, muito longe dos palcos onde nos habitou a brilhar. O seu primeiro clube sénior foi o Rio Ave FC depois seguiram-se Os Belenenses, GD SesimbraUT Lisboa e, por fim, o UF Comércio e Industria, onde terminou a sua carreira com 24 anos. A partir deste momento assumiu a sua carreira como treinador, na altura, nos sub-15 do Comércio e Industria, na temporada 1986/1987. No ano seguinte seguiu para o Vitória FC onde continuou a treinar os escalões jovens até 1990/1991, onde ingressou pela primeira vez numa equipa principal, neste caso o CF Estrela da Amadora, como treinador-adjunto. O resto da década de 90 viu Mourinho como treinador-adjunto do Sporting CP e do FC Porto (e ainda um cargo como observador no AD Ovarense). 

Após vários anos em Portugal, Mourinho, teve a sua primeira experiência no estrangeiro, novamente como adjunto, no FC Barcelona, na altura treinador por Bobby Robson. Foi com o veterano treinador inglês que José Mourinho começou a definir os princípios do que seria a sua carreira. Bobby Robson foi o grande professor de Mourinho no mundo do futebol, e as famosas dinâmicas metidas em prática no Porto campeão europeu iniciaram-se com Robson, tal como os exercícios, específicos, de treino com bola, que tanto revolucionaram.

Os quatro anos que passou na Catalunha foram a grande catapulta como treinador principal e o resto é bem conhecido no mundo do futebol. Seguiram-se SL BenficaUD Leiria, FC Porto, Chelsea FC (por duas vezes), FC internazionale MilanoReal Madrid CFManchester United FCTottenham Hotspur FC e AS Roma, o seu clube atual. A sua primeira grande conquista no mundo das quatro linhas foi a UEFA Europe League com o Porto e na temporada seguinte venceu a UEFA Champions League também com o Porto. A famosa equipa que Mourinho montou no Porto é, até aos dias de hoje, a última equipa a vencer a Champions fora das cinco principais ligas europeias.  

Depois de realizar uma revolução no futebol, o treinador português, deu seguimento à sua carreira, que já conta com 26 títulos no currículo. Ganhou as primeiras ligas portuguesas, inglesas (onde recebe o título de Special One), italianas e espanholas, onde parou o mítico Barcelona de Pep Guardiola. Internacionalmente é o único treinador a vencer a Champions League, a Europe Liga e a UEFA Conference League, que venceu no Roma, na temporada anterior, somando um total de cinco troféus internacionais. 

Para além das infindáveis conquistas, Mourinho será para sempre relembrado através da sua personalidade que já despontou incríveis momentos para os fãs. Desde as famosas conferências de imprensa, ainda em Portugal, onde refere que irá ser campeão “em condições normais e em anormais também”, situação que aconteceu. O definir-se como Special One perante a imprensa inglesa, que acabou por lhe conceder esse rótulo. As diversas picardias com colegas de profissão, talvez a mais famosa com Arsène Wenger.

Mourinho é de facto um ser ímpar e atemporal, reconhecido por todas as gerações que já passaram no desporto rei, sejam treinadores e jogadores ou até mesmo espetadores e fãs, a sua presença é inegável e impossível de ignorar. Gostem ou não do seu estilo, é um facto abraçado por todos que Mourinho é um dos maiores treinadores da História e, provavelmente, o que mais revolucionou o desporto. Resta desejar um feliz aniversário ao Special One

Artigo da opinião de Emanuel Sebastião.

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Manchester United de Ruben Amorim conquista a Premier League Summer Series

O Manchester United conquistou a Premier League Summer Series. A equipa de Ruben Amorim fechou a competição com um empate a dois golos frente ao Everton.

André Almeida pode deixar o Valencia e rumar ao futebol da Turquia

André Almeida pode estar em vias de deixar o Valencia. O médio português de 25 anos é pretendido pelo Trabzonspor.

Fechado: Son Heung-min deixa o Tottenham por 15 milhões de euros e já está definido o seu destino

Son Heung-min vai mesmo deixar o Tottenham. O avançado sul-coreano vai reforçar os Los Angeles FC por 15 milhões de euros.

Luuk de Jong deixa carta de despedida para o PSV: «Isto não é um adeus, é um até logo»

Luuk de Jong deixou uma mensagem de despedida para os adeptos do PSV. O avançado neerlandês assinou contrato com o FC Porto.

PUB

Mais Artigos Populares

PSV bate Go Ahead Eagles e conquista a Supertaça dos Países Baixos

O PSV é o vencedor da Supertaça dos Países Baixos. A equipa neerlandesa bateu o Go Ahead Eagles.

Gonçalo Ramos soma mais um interessado e está na lista da mais um gigante da Premier League

Gonçalo Ramos está na lista do Newcastle para a nova época. O avançado internacional português é a alternativa a Benjamin Sesko.

Wolverhampton de Vítor Pereira derrotado por Girona em jogo particular

O Wolverhampton de Vítor Pereira perdeu este domingo com o Girona por 2-1 num jogo de preparação da pré-temporada.