Liverpool FC 1-0 CR Flamengo: Firmino faz justiça e leva título para Liverpool

A final do Mundial de Clubes colocou frente a frente, o campeão da América do Sul ao campeão da Europa. Jorge Jesus, no jogo mais importante da sua carreira, defrontou Jurgen Klopp, à procura do primeiro título fora da Europa. Foram precisos 120 minutos, para definir o Liverpool FC, como campeão do mundo. Vitória com golo solitário, acabou com sonho de Jesus.

O jogo começou, como seria de prever, com superioridade notável por parte dos reds, com várias oportunidades de golo, principalmente as de Firmino (1’) e Arnold (6’). O CR Flamengo teria de se acautelar defensivamente, caso contrário podia ir para casa de “saco cheio”.

À medida que o relógio avançava, o “Mengão” foi equilibrando a partida. Baixou o ritmo frenético imposto pelo Liverpool e conseguiu manter a posse, à largura de todo o campo. Consentida ou não, uma posse que se tornou algo perigosa, perante as ocasiões de Bruno Henrique.

Uma primeira parte deveres interessante por parte do Flamengo, surpreendente a meu ver, perante um Liverpool que já podia estar a vencer por dois ou três golos de vantagem, ainda que as melhoras oportunidades tenham surgido nos dez minutos iniciais. Em suma, um primeiro tempo dividido, competitivo e que deixou “água na boca” para o resto da partida.

Da frente de ataque, Mané foi o mais esclarecido dos três
Fonte: Liverpool FC

No regresso ao relvado, Roberto Firmino tem a oportunidade de golo mais clamorosa (47’). Jogada individual que terminou com remate ao poste. Pouco depois, foi Gabigol a pôr à prova o compatriota Alisson (53’). Parada e resposta, jogo mais “partido”, todos os ingredientes para um bom espetáculo.

Quanto mais tempo passava, a pressão era ainda maior. Um golo em qualquer baliza podia ser fatal. Até então, o Flamengo conseguia jogar e anular os pontos fortes do Liverpool. Nem os velocistas, nem à meia distância, nem de bola parada, os comandados de Jurgen Klopp não conseguiam criar perigo. Exceção feita a remate de Jordan Henderson, que Diego Alves respondeu com grande defesa (86’).

E é já nos minutos de compensação que surge um lance decisivo. O árbitro analisou o lance com recurso ao vídeo árbitro, e depois de ter assinalado penálti, voltou atrás na decisão, refutando qualquer hipótese de falta. Zero a zero, prolongamento, pelo menos mais meia hora de futebol.

Meia hora de futebol menos intenso, em que, normalmente, o que aparenta, é que qualquer equipa, tem mais “receio” de perder, do que vontade de ganhar. E eis que surge o golo de Firmino (99’). Um contra-ataque daqueles à Liverpool, em que Sadio Mané “abre” a defesa do Flamengo e oferece o golo ao avançado brasileiro. Até ao final, o resultado não se alterou, terminando com justiça, uma bela partida de futebol.

Uma palavra de apreço para o Flamengo de Jorge Jesus, que conseguiu, durante grande parte do encontro, ludibriar a “máquina de futebol”, que é o Liverpool de Jurgen Klopp e que é para muitos, a melhor equipa da Europa. Foi fiel aos seus princípios, dificultando ao máximo o jogo ao adversário.

ONZES INICIAIS E SUBSTITUIÇÕES:

Liverpool FC: Alisson, Robertson, Van Djik, Gomez, Alexander-Arnold, Henderson, Keita (Milner, 100’), Oxlade-Chamberlain (Lallana, 75’), Salah (Shaqiri, 120’), Mané e Firmino (Origi, 106’).

CR Flamengo: Diego Alves, Filipe Luís, Pablo Marí, Rodrigo Caio, Rafinha, Arão (Berrío, 120’), Gerson (Lincoln, 102’), Everton Ribeiro (Diego, 82’), De Arrascaeta (Vitinho, 77’), Bruno Henrique e Gabigol.

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Filipe Carvalho
Filipe Carvalhohttp://www.bolanarede.pt
O Filipe é um adepto do futebol positivo, diretamente do Alentejo, deu o salto para a Beira Interior em busca do sonho: a formação em Comunicação que o leve à ribalta do jornalismo desportivo.                                                                                                                                                 O Filipe escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Já é conhecido o árbitro que vai apitar o Portugal x Espanha

Portugal e Espanha vão enfrentar-se na final da Liga das Nações. Sandro Scharer foi o árbitro escolhido pela UEFA.

Al Hilal apresenta nova proposta milionária por Victor Osimhen

O Al Hilal está interessado em garantir a contratação de Victor Osimhen. O avançado esteve emprestado pelo Galatasaray ao Nápoles.

Fabrizio Romano aponta probabilidades de Viktor Gyokeres rumar ao Manchester United

Viktor Gyokeres deverá deixar o Sporting no próximo mercado de transferências. O jogador tem sido associado ao Manchester United.

Sporting perto de garantir a contratação de Rayan Lucas

O Sporting deverá confirmar nos próximos dias a contratação de Rayan Lucas, médio que chegará a Lisboa por empréstimo do Flamengo.

PUB

Mais Artigos Populares

Wolverhampton revela situação de Nélson Semedo e confirma saídas de Carlos Forbs e Pablo Sarabia

O Wolverhampton confirmou esta sexta-feira que Carlos Forbs e Pablo Sarabia não vão continuar no plantel da próxima temporada.

Jorginho confirmado como reforço do Flamengo

Jorginho foi oficializado esta sexta-feira como reforço do Flamengo. O jogador assinou um contrato válido até 2028.

Rui Costa arrasado: «Frederico Varandas sabe-o bem e está-se a rir»

Rui Costa foi muito criticado por Bruno Costa Carvalho, antigo candidato à presidência do Benfica.