📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Manuel Fernandes: decisões de uma carreira

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Internacional

Recuemos à época de 2003/2004. No Benfica da altura alinhavam Simão Sabrosa, Nuno Gomes, Miguel, Tiago, Petit ou Mantorras. O espanhol Camacho era o timoneiro e o Porto de Mourinho dominava o futebol entre portas. Foi há tanto tempo, ocorre-nos.

Nesse mesmo plantel do Benfica despontava um menino franzino, vindo dos juniores, mas que tinha uma garra e um pontapé fora do normal para os seus 18 anos. Na época seguinte, com Trapattoni ao leme, foi um dos esteios que levou o Benfica ao título, depois de alguns anos de seca. Augurava-se um futuro brilhante, meia-Europa estava de olho nele. Mais uma época de águia ao peito, com a champions como montra, e era hora de tomar decisões.

Com 20 anos tinha os exigentes adeptos benfiquistas rendidos ao seu futebol e entrega, mas inicia um conflito – quer sair do clube que o formou a qualquer custo. Seguem-se dois empréstimos a clubes ingleses – Portsmouth e Everton. Mas sem sucesso. As decisões fora das quatro linhas pareciam não ser tão acertadas como as que tomava dentro do campo. Apesar disso, Koeman, seu ex-técnico no Benfica, resgata-o para o Valência, onde ainda brilha uma época. O resto do tempo em Espanha foi gasto a perder fulgor, até que o Besiktas se lembrou dele. A Turquia também não foi boa conselheira e o craque só a espaços apresentava fogachos do seu magnífico futebol. Finalmente aterrou na Rússia, numa altura em que parecia que já só o dinheiro o levava de clube em clube.

O jogador português tem-se evidenciado no emblema moscovita Fonte:FC  Lokomotiv Moscow
O jogador português tem-se evidenciado no emblema moscovita
Fonte:FC Lokomotiv Moscow

Voltemos aos dias que correm. Passados 3 anos, provavelmente poucos portugueses se lembram dele, onde ele joga, ou se a época lhe corre bem. Pelo menos até aparecer uma nova história, de mau final, que decifre o seu paradeiro. Mas ele tem sido destaque nesta primeira fase do campeonato Russo. Com golos nos últimos jogos, um até de levantar o estádio, tem empurrado o seu Lokomotiv para uma série de vitórias e para tentar uma cavalgada na classificação até aos lugares cimeiros.

Foi titular nos últimos sete jogos do seu clube, o que já não acontecia há mais de um ano e meio, aquando da sua primeira época em solo russo. Mas por esta altura na Russia é altura de paragem de Inverno e as paragens não lhe têm feito bem. Será tempo de analisar se todas estas vivências de uma carreira lhe ensinaram algo importante no futebol – os jogadores têm que brilhar dentro das quatro linhas, não fora.

Como adepto confesso das tuas qualidades dentro de campo, espero que voltes em Fevereiro como saíste de Dezembro. Leva para a Rússia de novo esse perfume que caracteriza o teu futebol, a calma que dás ao meio-campo, mas sem perder a intensidade. Brinda os guarda-redes adversários com mais chapéus como fizeste ao do Terek Grozny recentemente, lembra-te que ‘só’ tens 30 anos, apesar do que já viveste e concentra-te naquilo que fazes melhor – jogar futebol.

A prova de que ter só futebol nos pés pode não chegar apara atingir o topo, de que a capacidade de trabalho e as decisões tomadas ao longo da carreira são muito importantes neste mundo. Ai Manuel Fernandes, Tivesses a destreza fora das quatro linhas que apresentas a isolar avançados e a escrita seria hoje outra certamente.

Fonte: F.C. Lokomotiv Moscow

João Nuno Aguiar
João Nuno Aguiarhttp://www.bolanarede.pt
Deu o pontapé de partida no mundo do futebol aos 5 anos no G. D. Peniche. Com 14 anos chegou ao Boavista F.C. para integrar as camadas jovens e assistir ao primeiro e único título de campeão nacional do clube portuense. Licenciado em radiologia, trocou o futebol profissional pela saúde, mas manteve a paixão pelo desporto rei, que ainda joga por hobby e que o mantém sempre atento ao que se passa aquém e além-fronteiras.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Mikel Arteta assume preocupação com Viktor Gyokeres: «Tem de continuar a tentar»

A seca de golos de Viktor Gyokeres continua a gerar inquietação no Arsenal. Desta vez, foi o próprio Mikel Arteta que manifestou preocupação com o momento do avançado sueco.

Ángel Alarcón destaca vitória do FC Porto frente ao AVS SAD e faz balanço da carreira: «Dei-me conta de que o talento não é...

Ángel Alarcón analisou o desfecho do duelo entre FC Porto e AVS SAD, a contar para a 16.ª jornada da Primeira Liga. O avançado espanhol também fez um pequeno balanço da sua carreira.

Negociação do Manchester City pode fazer com que o ex-Sporting Fatawu mude de equipa em Inglaterra

Fatawu Issahaku pode vir a ter novo clube em Inglaterra. O avançado ganês de 21 anos é alvo do Bournemouth, caso Antoine Semenyo rume ao Manchester City.

Gian Piero Gasperini rendido a estrela da equipa: «A AS Roma não tem outro jogador com uma qualidade tão alta»

Gian Piero Gasperini deixou rasgados elogios para Paulo Dybala. O avançado internacional argentino foi titular no encontro da AS Roma frente ao Genoa.

PUB

Mais Artigos Populares

AS Roma avança para contratar Andreas Schjelderup ao Benfica: eis os pormenores

A AS Roma está interessada em contratar Andreas Schjelderup. O clube italiano quer contratar o avançado norueguês ao Benfica através de um empréstimo com obrigatoriedade de compra.

Renato Veiga fecha o ano como o jogador mais utilizado do Villarreal

Renato Veiga é o jogador mais utilizado do Villarreal nesta temporada. O defesa internacional português somou um total de 1706 minutos.

Geny Catamo falha mais dois jogos pelo Sporting

Geny Catamo já sabe que não vai estar nos próximos jogos do Sporting frente ao Santa Clara e frente ao Vitória SC. O apuramento de Moçambique na CAN vai estender a ausência do avançado.