📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Manuel Fernandes: decisões de uma carreira

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Internacional

Recuemos à época de 2003/2004. No Benfica da altura alinhavam Simão Sabrosa, Nuno Gomes, Miguel, Tiago, Petit ou Mantorras. O espanhol Camacho era o timoneiro e o Porto de Mourinho dominava o futebol entre portas. Foi há tanto tempo, ocorre-nos.

Nesse mesmo plantel do Benfica despontava um menino franzino, vindo dos juniores, mas que tinha uma garra e um pontapé fora do normal para os seus 18 anos. Na época seguinte, com Trapattoni ao leme, foi um dos esteios que levou o Benfica ao título, depois de alguns anos de seca. Augurava-se um futuro brilhante, meia-Europa estava de olho nele. Mais uma época de águia ao peito, com a champions como montra, e era hora de tomar decisões.

Com 20 anos tinha os exigentes adeptos benfiquistas rendidos ao seu futebol e entrega, mas inicia um conflito – quer sair do clube que o formou a qualquer custo. Seguem-se dois empréstimos a clubes ingleses – Portsmouth e Everton. Mas sem sucesso. As decisões fora das quatro linhas pareciam não ser tão acertadas como as que tomava dentro do campo. Apesar disso, Koeman, seu ex-técnico no Benfica, resgata-o para o Valência, onde ainda brilha uma época. O resto do tempo em Espanha foi gasto a perder fulgor, até que o Besiktas se lembrou dele. A Turquia também não foi boa conselheira e o craque só a espaços apresentava fogachos do seu magnífico futebol. Finalmente aterrou na Rússia, numa altura em que parecia que já só o dinheiro o levava de clube em clube.

O jogador português tem-se evidenciado no emblema moscovita Fonte:FC  Lokomotiv Moscow
O jogador português tem-se evidenciado no emblema moscovita
Fonte:FC Lokomotiv Moscow

Voltemos aos dias que correm. Passados 3 anos, provavelmente poucos portugueses se lembram dele, onde ele joga, ou se a época lhe corre bem. Pelo menos até aparecer uma nova história, de mau final, que decifre o seu paradeiro. Mas ele tem sido destaque nesta primeira fase do campeonato Russo. Com golos nos últimos jogos, um até de levantar o estádio, tem empurrado o seu Lokomotiv para uma série de vitórias e para tentar uma cavalgada na classificação até aos lugares cimeiros.

Foi titular nos últimos sete jogos do seu clube, o que já não acontecia há mais de um ano e meio, aquando da sua primeira época em solo russo. Mas por esta altura na Russia é altura de paragem de Inverno e as paragens não lhe têm feito bem. Será tempo de analisar se todas estas vivências de uma carreira lhe ensinaram algo importante no futebol – os jogadores têm que brilhar dentro das quatro linhas, não fora.

Como adepto confesso das tuas qualidades dentro de campo, espero que voltes em Fevereiro como saíste de Dezembro. Leva para a Rússia de novo esse perfume que caracteriza o teu futebol, a calma que dás ao meio-campo, mas sem perder a intensidade. Brinda os guarda-redes adversários com mais chapéus como fizeste ao do Terek Grozny recentemente, lembra-te que ‘só’ tens 30 anos, apesar do que já viveste e concentra-te naquilo que fazes melhor – jogar futebol.

A prova de que ter só futebol nos pés pode não chegar apara atingir o topo, de que a capacidade de trabalho e as decisões tomadas ao longo da carreira são muito importantes neste mundo. Ai Manuel Fernandes, Tivesses a destreza fora das quatro linhas que apresentas a isolar avançados e a escrita seria hoje outra certamente.

Fonte: F.C. Lokomotiv Moscow

João Nuno Aguiar
João Nuno Aguiarhttp://www.bolanarede.pt
Deu o pontapé de partida no mundo do futebol aos 5 anos no G. D. Peniche. Com 14 anos chegou ao Boavista F.C. para integrar as camadas jovens e assistir ao primeiro e único título de campeão nacional do clube portuense. Licenciado em radiologia, trocou o futebol profissional pela saúde, mas manteve a paixão pelo desporto rei, que ainda joga por hobby e que o mantém sempre atento ao que se passa aquém e além-fronteiras.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Tudo mudará: MLS apresenta novo calendário alinhado com as ligas europeias

A MLS vai ter um novo calendário a partir da temporada 2027/28. Ficará alinhado com as principais ligas europeias.

Portugal rumo ao Mundial 2027 Feminino: Eis as datas de todos os jogos da qualificação

Portugal já conhece o calendário da qualificação para o Mundial 2027 Feminino. Seleção começa contra a Finlândia em casa.

Victor Froholdt e os vários elogios: «Toda a gente gosta de os receber. É algo que me dá confiança»

Victor Froholdt tem recebido vários elogios. Médio do FC Porto aborda bom momento e reforça que quer ser «dominante».

Patrick Bamford oficializado no Sheffield United… até janeiro

O Sheffield United oficializou a contratação de Patrick Bamford. O avançado inglês de 32 anos assinou contrato apenas até janeiro.

PUB

Mais Artigos Populares

Santa Clara interessado em avançado do Athletic Club de Rui Duarte

O Santa Clara está interessado na contratação de Welinton Torrão. O avançado brasileiro tem estado em destaque no Athletic Club, da Série B do Brasil.

Vítor Baía revela episódio de José Mourinho no FC Porto: «Ficámos a olhar para ele, tipo, este gajo é maluco»

Vítor Baía recordou período em que José Mourinho treinou o FC Porto. Ex-guarda-redes deixou elogios e contou história.

FC Porto: Adjunto de Farioli não deve sair após ser associado ao Ajax

Dave Vos, treinador adjunto de Francesco Farioli, foi associado ao Ajax. Técnico de 42 anos deverá continuar no FC Porto.