O perigo dos negócios da China

Até este Janeiro, estávamos habituados a que jogadores em final de carreira, pertencentes aos quadros de “clubes-vendedores”, ou que jogassem em ligas periféricas, optassem por seguir a sua carreira no país mais populoso do mundo. Contudo, se anteriormente já tínhamos assistido a jogadores a preferirem assinar por clubes chineses em vez de jogarem na Premier League, como o caso de Alex Teixeira, vemos agora jogadores com mercado na Europa e na plenitude das suas capacidades a escolher prosseguir a sua carreira no continente asiático, como é o caso de Óscar, contratado ao Chelsea pelo Shanghai SIPG por um valor em torno dos 70 milhões de euros, valor que o clube orientado por André Villas-Boas não teve quaisquer problemas em desembolsar.

 

Óscar rendeu 70 milhões de euros aos cofres do Chelsea Fonte: Facebook oficial do jogador
Óscar rendeu 70 milhões de euros aos cofres do Chelsea
Fonte: Facebook oficial do jogador

O fair-play financeiro, o instrumento que a UEFA desenvolveu para procurar trazer mais equilíbrio e justiça às contas dos vários clubes europeus, funciona agora como um entrave que os clubes europeus encontram no momento de contratar, por estarem presos aos valores máximos que lhes são permitidos pelo organismo máximo do futebol europeu. Que é algo a que os clubes chineses, por razões óbvias, não precisam de cumprir no momento de reforçar o plantel.

Muitas são as questões legais que se levantam neste aspecto, nomeadamente a nível da concorrência, mas sendo o maior interesse que mantenho em comum com o leitor o futebol, partilho a minha preocupação pelo futebol europeu, com o precedente deixado pelo brasileiro Óscar.

Frederico De Távora Pedro
Frederico De Távora Pedrohttp://www.bolanarede.pt
Licenciado em Direito, é a ver e a analisar futebol que se sente como um peixe na água. O Benfica corre-lhe nas veias, e apaixonou-se por futebol no dia em que ainda criança entrou pela primeira vez na Velhinha Luz. O futebol europeu é o que mais o atrai, sendo em Inglaterra que semana a semana segue o seu campeonato de eleição: a Premier League.                                                                                                                                                 O Frederico não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Defesa informou o Liverpool que não vai renovar e aproxima-se do Real Madrid

Ibrahima Konaté comunicou ao Liverpool que não pretende renovar contrato e, segundo a imprensa internacional, o central francês deverá rumar ao Real Madrid no final da época.

Miguel Oliveira admite dúvidas quanto ao regresso ao MotoGP: «Parece improvável»

O piloto português terminou o grande prémio de São Marino no nono lugar e revelou que está a ponderar o futuro, com várias propostas em cima da mesa, mas com poucas perspetivas de regressar ao MotoGP em 2027.

Gian Piero Gasperini confirma lesão de Paulo Dybala: «A sua ausência vai sentir-se»

A Roma perdeu em casa diante do Torino por 1-0 e viu Paulo Dybala abandonar o encontro devido a um problema muscular na coxa esquerda. Gian Piero Gasperini confirmou a lesão do jogador.

Caldas empata com o 1º de Dezembro (2-2): eis os restantes resultados da Liga 3

O 1º Dezembro empatou 2-2 no Campo da Mata e assumiu a liderança da Série B da Liga 3. Consulta os restantes resultados do dia.

PUB

Mais Artigos Populares

Jorge Braz forçado a 2 alterações na convocatória da seleção de futsal

O selecionador Jorge Braz convocou André Correia e Bruno Pinto para o estágio de Portugal, substituindo os jogadores afastados por problemas físicos.

Gil Vicente acentua crise do Braga na Primeira Liga e vence arsenalistas na Pedreira

O Braga somou o terceiro jogo consecutivo sem vencer na Primeira Liga. Gil Vicente superou os arsenalistas na Pedreira e conseguiu vitória por 1-0.

João Noronha Lopes já tem definido o nome do diretor desportivo para o Benfica

João Noronha Lopes aposta em Tomás Amaral para diretor desportivo do Benfica. Candidato volta a escolher nome com experiência na casa.