O perigo dos negócios da China

- Advertisement -

Até este Janeiro, estávamos habituados a que jogadores em final de carreira, pertencentes aos quadros de “clubes-vendedores”, ou que jogassem em ligas periféricas, optassem por seguir a sua carreira no país mais populoso do mundo. Contudo, se anteriormente já tínhamos assistido a jogadores a preferirem assinar por clubes chineses em vez de jogarem na Premier League, como o caso de Alex Teixeira, vemos agora jogadores com mercado na Europa e na plenitude das suas capacidades a escolher prosseguir a sua carreira no continente asiático, como é o caso de Óscar, contratado ao Chelsea pelo Shanghai SIPG por um valor em torno dos 70 milhões de euros, valor que o clube orientado por André Villas-Boas não teve quaisquer problemas em desembolsar.

 

Óscar rendeu 70 milhões de euros aos cofres do Chelsea Fonte: Facebook oficial do jogador
Óscar rendeu 70 milhões de euros aos cofres do Chelsea
Fonte: Facebook oficial do jogador

O fair-play financeiro, o instrumento que a UEFA desenvolveu para procurar trazer mais equilíbrio e justiça às contas dos vários clubes europeus, funciona agora como um entrave que os clubes europeus encontram no momento de contratar, por estarem presos aos valores máximos que lhes são permitidos pelo organismo máximo do futebol europeu. Que é algo a que os clubes chineses, por razões óbvias, não precisam de cumprir no momento de reforçar o plantel.

Muitas são as questões legais que se levantam neste aspecto, nomeadamente a nível da concorrência, mas sendo o maior interesse que mantenho em comum com o leitor o futebol, partilho a minha preocupação pelo futebol europeu, com o precedente deixado pelo brasileiro Óscar.

Frederico De Távora Pedro
Frederico De Távora Pedrohttp://www.bolanarede.pt
Licenciado em Direito, é a ver e a analisar futebol que se sente como um peixe na água. O Benfica corre-lhe nas veias, e apaixonou-se por futebol no dia em que ainda criança entrou pela primeira vez na Velhinha Luz. O futebol europeu é o que mais o atrai, sendo em Inglaterra que semana a semana segue o seu campeonato de eleição: a Premier League.                                                                                                                                                 O Frederico não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Moisés confirmado como reforço do Santos

Moisés foi oficializado como o mais recente reforço do Santos. A tentação de voltar a ser orientado por Juan Pablo Vojvoda pesou na decisão do jogador.

Jhonatan Siqueira está de volta ao Brasil para representar o Athletic

O Athletic confirmou a contratação de Jhonatan Siqueira. O guarda-redes chega proveniente do Pakhtakor do Uzbequistão e volta ao Brasil passado quase 10 anos.

Corinthians confirma a renovação de Fabricio Angileri até ao final da temporada

Corinthians acertou a renovação com Fabricio Angileri por mais uma temporada. O lateral estava sem clube e decidiu voltar ao Timão.

Geny Catamo: há novidades em relação ao seu futuro e treinador português esteve interessado nos seus serviços em janeiro

Geny Catamo transformou-se numa das peças mais importantes do Sporting e vai renovar o seu contrato até ao verão de 2029.

PUB

Mais Artigos Populares

Jorge Sampaoli despedido do Atlético Mineiro

Jorge Sampaoli já não é mais treinador do Atlético Mineiro. O técnico deixou o galo, após o empate caseiro frente ao Remo.

As novas pinturas para a nova temporada de 2026 | Fórmula 1

Desde meados de janeiro até agora, as 11 equipas de Fórmula 1 foram mostrando os seus novos carros, com as novas pinturas oficiais. Em época de pré-temporada

Juan Bernat tem um novo desafio na carreira e ruma a equipa da La Liga 2

O SD Eibar chegou a acordo com Juan Bernat para a contratação do lateral esquerdo até ao final da presente temporada, com opção de prolongar o vínculo por mais uma época.