📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Olheiro BnR | Joao Grimaldo, o Príncipe «Blanquirrojo»

- Advertisement -

O jovem que apresento hoje nasceu em 2003, tem apenas 19 anos! Chama-se Joao Grimaldo e, tal como o craque do SL Benfica Alejandro Grimaldo, também se movimenta pelo lado esquerdo do campo, mas pisa terrenos bem mais ofensivos do que o lateral espanhol.

Nascido em Lima, na capital do Peru, é internacional sub 20 pela “Blanquirroja” em 11 ocasiões, tendo apontado um golo. Tido como uma das grandes esperanças do seu país, o jovem já é visto como sendo o sucessor natural de nomes como Jefferson Fárfan ou André Carrillo, bem conhecido do nosso futebol e actualmente ao serviço do Al-Hilal SC.

A tentar aparecer aos poucos nas opções iniciais do Club Sporting Cristal, até ao momento apareceu em 20 jogos no somatório total de todas as competições, sendo que soma 5 golos e 4 assistências, números bastantes interessantes para um jogador tão jovem e que ainda não é um titular absoluto.

É pela esquerda do ataque que se sente mais confortável, e sendo um extremo de raiz, tem um perfil similar ao de Alexis Sánchez, quando o atacante chileno começou a dar os primeiros passos na Udinese Calcio.

 

UM BAILARINO PRONTO PARA DANÇAR FORA DA ZONA DE CONFORTO?

É verdade que quando olhamos para Joao Grimaldo vemos técnica, ousadia, despreocupação tática se quisermos, tudo semelhante ao que víamos de Neymar Júnior quando este ainda jogava no Brasil. Se a vinda de Neymar para a europa, na altura para representar o FC Barcelona, gerou bastante dúvida e desconforto em todos os amantes e especialistas do futebol mundial, o craque brasileiro dissipou rapidamente todas estas inseguranças.

A principal questão quando olhamos para Grimaldo é exactamente esta, a capacidade de resiliência e de força mental necessária para jogar na europa, contra os grandes jogadores nos grandes palcos, em frente de milhares de adeptos. Acredito que só Joao é que pode realmente confirmar o seu potencial e a sua qualidade fora da liga onde joga actualmente, porque tudo depende de si, apesar de, nos dias de hoje, ser cada vez mais difícil ser um grande profissional, porque existem muitas distrações mas, essencialmente, existe uma tremenda facilidade em chegar a essas distrações, pelo que é muito útil que o jovem trabalhe a parte mental, seja bem aconselhado e que não baixe a cabeça como tantos outros craques que vimos outrora, porque a qualidade está lá, está toda lá.

 

PARA FAZER ESQUECER FARFÁN?

La Foquita, assim é apelidado um dos mais aclamados jogadores do Peru: Jefferson Farfán. Iniciou a sua carreira no futebol profissional em 2001, no Alianza Lima, clube onde está atualmente, com 37 anos de idade. Fez uma carreira média, mas que podia ter sido muito mais interessante, com passagens mais assinaláveis pelo Schalke 04, PSV Eindhoven e Lokomotiv de Moscovo.

Muito dotado tecnicamente, tem em ambos os pés uma qualidade muito grande, que lhe permite assistir os seus companheiros para situações de finalização com bastante facilidade e assertividade. Rápido, esguio, com uma capacidade de recuperação muito acima da média, não deixando os adversários, muitas vezes, progredirem com a bola dominada, o que ajuda bastante o seu lateral e não deixa a própria equipa descompensada.

A seleção peruana necessita de uma nova referência, algo que nem nomes como André Carrillo ou Paolo Guerrero conseguiram ser.

Joao Grimaldo, que está atualmente avaliado em cerca de 350 mil euros, pode vir a ser essa referência, se lhe forem dadas todas as bases para que possa evoluir em todos os capítulos do jogo, mas também como homem, porque a capacidade mental e o raciocínio lógico, muitas das vezes, não se treinam, aperfeiçoam-se. Espero que o futuro sorria a Joao porque, com toda a certeza, estamos a falar de um extremo eletrizante para fazer levantar as bancadas de um estádio de futebol com dribles, fintas e assistências de se lhe tirar o chapéu!

Bernardo Santos
Bernardo Santoshttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é Licenciado em Relações Públicas e quase mestre em Jornalismo. É um comunicador nato, que transporta para o futebol a mesma simpatia e alegria que tem em viver.

Subscreve!

Artigos Populares

Viktor Gyokeres e a falta de golos no Arsenal: «Em Portugal passei por um período semelhante quando cheguei»

Viktor Gyokeres regressou recentemente ao Arsenal. Em entrevista, o avançado sueco abordou a vontade em regressar aos golos.

Bernardo Silva revela o seu melhor amigo no futebol e um sonho que ainda precisa de cumprir: «Seria a maior conquista da minha vida»

Bernardo Silva revelou que Rúben Dias é o seu melhor amigo no futebol. O médio ainda falou do sonho de conquistar o Mundial por Portugal.

FC Porto assinala fim de carreira de John Cena com foto de Deniz Gul: «Fim de uma era»

John Cena despede-se dos ringues este sábado. O FC Porto assinalou a data histórica com mensagem nas redes sociais.

Gil Vicente soma 4º jogo consecutivo sem vencer e deixa escapar pontos contra o Casa Pia

O Gil Vicente empatou em Rio Maior, diante do Casa Pia, na 14.ª jornada da Primeira Liga. Galos em senda mais negativa.

PUB

Mais Artigos Populares

Duelo entre CAB Madeira e FC Porto para a Taça de Portugal de Basquetebol adiado devido a mau tempo

A partida entre CAB Madeira e FC Porto foi adiada devido a mau tempo. As condições meteorológicas também afetaram o Nacional x Tondela, na Primeira Liga.

Breve aparição de Lionel Messi irrita fãs e gera caos na Índia: «Só vimos dirigentes e atores»

Lionel Messi está em digressão pela Índia. O astro argentino esteve apenas 5 minutos no Estádio Salt Lake, o que gerou caos e polémica.

Pai de Renato Veiga aprova novo chief scout do Benfica: «Pareceu-me sempre muito coerente e competente, gostei muito»

Nélson Veiga revelou quando conheceu Patrick Dippel. O novo chief scout do Benfica estava no Basileia, quando Renato Veiga se mudou para a Suíça.