Os Filhos de la Boca

A par do Boca Juniores, também o River Plate é oriundo de La Boca, mas, com a profissionalização do futebol argentino Los Millonarios, mudaram-se para norte, para a elegante e elitista zona de Nuñez, passando a actuar no maior estádio da Argentina, o Monumental de Nuñez.

Estádio Monumental de Nuñez tem capacidade para cerca de 61 mil espectadores Fonte: mademoisellevoyage.com.br
Estádio Monumental de Nuñez tem capacidade para cerca de 61 mil espectadores
Fonte: mademoisellevoyage.com.br

Sediado numa zona rica de Buenos Aires, conhecida pelas suas grandes mansões, o River rapidamente se distanciava do pobre bairro operário de que era originário, motivando, desse modo, um grande choque social entre os dois clubes.

No entanto, e apesar deste significativo choque social, a verdade é que o Boca se tornou no clube do povo, dos operários e das gentes de raízes humildes, em claro contraste com a elite e a classe alta argentina, que torcia pelo River. O Boca cativou adeptos, despertou infinitas paixões e entrou no coração do povo, tornando-se no clube com maior número de adeptos de toda a Argentina.

A sua casa, La Bombonera, que adoptou este nome numa clara alusão a uma caixa de bombons, devido à disposição vertical das bancadas, é o orgulho de La Boca. Como em todos os templos sagrados, pelo seu tapete verde desfilaram alguns dos mais emblemáticos jogadores de sempre, como Walter Samuel, Riquelme, Palermo, Tevez, Palácio, Oscar Córdoba, entre tantos outros.

No histórico de duelos entre as duas equipas, o River Plate conta com 62 vitórias contra 67 do Boca Juniores. No entanto, Los Millonarios já foram 36 vezes campeões argentinos, ao passo que o grande rival soma 31 títulos.

A nível internacional, destaque, ainda, para o Boca Juniores, que conquistou por seis vezes a Copa Libertadores da América, o dobro das conquistas do seu rival.

Foto de Capa: imortaisdofutebol.com

Nuno Pássaro
Nuno Pássarohttp://www.bolanarede.pt
Licenciado em Direito, faz da advocacia a sua profissão, sem nunca descurar o maior vício de todos: o futebol! Seja a competir, a escrever ou simplesmente a contemplar, azul e branco é o coração.                                                                                                                                                 O Nuno não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Tondela confirma venda de Miro para o Dynamo Makhachkala por 2 milhões de euros

O Tondela confirmou a saída de Miro. O avançado angolano de 22 anos rumou ao Dynamo Makhachkala, da Rússia.

Steve Mandanda anuncia retirada do futebol profissional

Steve Mandanda terminou a carreira como guarda-redes profissional. O guardião de 40 anos fechou o ciclo após várias épocas ao mais alto nível.

O caso do Girona: Manual de como ir do Céu ao Inferno

O Girona conseguiu ser a grande surpresa da la Liga em 2023/24, mas não o projeto não alcançou o sucesso esperado nos últimos anos.

Barcelona já procura sucessor de Robert Lewandowski

Barcelona identifica possível sucessor de Robert Lewandowski, que termina contrato no final da época.

PUB

Mais Artigos Populares

Médio mais perto de ficar no FC Porto: «Afastámo-nos»

Domingos Andrade está mais perto de se manter no FC Porto. O médio estava a ser cobiçado pelo Konyaspor, mas a mudança não deve ocorrer.

Novela perto de se repetir: jogador deve trocar Liverpool pelo Real Madrid no mercado de verão de 2026

Ibrahima Konaté é visto como o grande alvo do Real Madrid para reforçar o centro da defesa no mercado de transferências de verão.

Federico Coletta não é o único: os médios do Benfica B a analisar por Bruno Lage

Federico Coletta foi o último reforço a chegar ao Benfica. O jogador italiano vai ser integrado nos trabalhos da equipa B.