📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Quem são os “portugueses” do Qarabag

- Advertisement -

No Pequeno Caúcaso mora aquela que seria a grande sensação da prova milionária 2025-26, pela exótica geografia, não fosse aparecer ainda mais surpreendentemente o Kairat Almaty; Na margem do Cáspio, a 6000 quilómetros de Lisboa, mora o campeão crónico do Azerbaijão, com 12 títulos das últimas 14 Premier Leagues do país.

É difícil acreditar que o projecto tenha subsistência competitiva muito graças ao talento pescado em terras portuguesas, mas é verdade: ao Estádio da Luz virão na comitiva nove elementos que já jogaram nos nossos relvados, gente a quem Portugal pouco deu, mas que conseguiram o reconhecimento e a glória já em plena Ásia Menor, a um dia de carro de Teerão.

O Kairat fez as notícias pela complexidade da viagem das equipas que serão obrigadas a ir a Almaty. A 30 de Setembro, quando o Real Madrid for obrigado a viajar 8500 quilómetros para jogar às portas da China, a ocasião obrigará os espanhóis a dispositivos de logística e segurança vistos normalmente em grandes tours de pré-época. É a maior distância percorrida para jogar um jogo de Champions League, episódio inédito e caricato entre o maior vencedor e o estreante, baptismo merecido para o participante mais exótico.

O Qarabag, até por já ser a segunda vez na fase principal da Champions (depois de 2017-18, quando até conseguiu obrigar o Atlético a dois empates) não levará a tanto alarido da comunicação social: mas sim, continua longe, lá no finalzinho do Cáucaso, encaixotado entre a Geórgia, a Arménia e o Irão.

Num país com maioria muçulmana, com a percentagem quase a bater nos 98%, o futebol configura-se como um desporto de escolha popular sim, ainda que a tradição não referencie muito o nome tanto de Qarabag como do Neftci, os dois históricos do país, nos registos de grandes campeões – o Neftci conseguiu ser 6.º classificado na Liga Soviética de 1966, mas é o melhor em termos estatísticos.

Juninho Vieira Qarabag
Fonte: UEFA

Chegados a 2025, é o Qarabag quem manda. Com Gurban Gurbanov ao comando, a coisa faz-se: sendo ele o melhor marcador de sempre da selecção Azeri, Gurbanov iniciou o seu reinado em 2008. Tem dezassete anos de casa, com dupla-função como seleccionador entre 2017-18, e subentende-se então que tenha poder máximo na gestão da equipa; Se é dele a preferência pelo talento que vai crescendo em solo português, não saberemos ao certo e levaria a investigação demorada – mas pelo menos terá o seu aval e concordância. A observável ponta do iceberg é o acordo de cooperação assinado com o Portimonense a 27 de Agosto, há sensivelmente um mês. Na notícia do Record lê-se:

«Fernando Yamada, diretor-desportivo do Portimonense, deslocou-se ao Azerbaijão, sendo recebido por Emrah Celikel, CEO do Qarabag, e Asif Asgarov, membro do conselho de administração, contando a parceria acordada com a necessária validação do presidente do clube azeri, Tahir Gozel.»

E isto tendo a contratação de Camilo Durán como contexto. Mas Gurbanov, competidor nato, lenda nacional e treinador mais titulado do país, conta nas suas fileiras com os tais nove elementos:

Fabijan Buntic, no FC Vizela  entre 2022-24;

-Kevin Medina, que por cá jogou na Naval, Moura, Sintrense, Pinhalnovense, Académico de Viseu e Desportivo de Chaves, saindo em 2020. No Azerbaijão, já leva conquistadas quatro Ligas e duas Taças;

– “Chriso” Kouakou, costa-marfinês que alinhou no Mafra entre 2022 e ’25;

– o tal Camilo Durán, 23 anos, que além de Portimonense jogou no Lusitânia dos Açores, e no Estrela;

– Pedro Bicalho, campeão pelo Alverca na Liga 3 e importantíssimo o ano passado na subida à Primeira Liga;

– Leandro Andrade, cabo-verdiano que fez formação no Sporting, Farense, Olhanense, estreando-se como sénior em Olhão e transferindo-se depois para Fátima;

–  Este ano também chegou Dani Bolt, lateral de nome sugestivo que fez formação no Fluminense e passou as duas últimas temporadas em Torres Vedras, custando 400 mil euros aos cofres Azeris;

– Matheus Silva, que representou Farense em 2019-20 e esteve em Moreira de Cónegos entre 2020 e 2022;

– e por fim Kady Borges, o maestro do conjunto que refinou o seu talento no Estoril (2019) e em Vila Franca de Xira (2019-21).

Desta ilustre comitiva, cinco cumpriram as três rondas de qualificação enquanto titulares: para despachar Shelbourne (5-0 ag), Shkendija (6-1 ag) e o Ferencvaros de Robbie Keane (5-4 ag), Gurbanov confiou em Matheus Silva, Kevin Medina, Pedro Bicalho, Kady Borges e Leandro Andrade, destacando-se o último, natural de Tavira, pela contribuição de três golos e três assistências. Um português que vai conquistando o seu espaço enquanto protagonista máximo do futebol Azeri – com melhor sorte que o actual seleccionador, um português com menos sorte e menos paciência para estas lides de futebol de elite. Os Azeris, ao mesmo tempo que festejam a presença do Qarabag e o avultado prémio monetário, pedem a Fernando Santos que apresente um futebol menos… «cobarde». 

E quão grande jeitaço deu a qualificação milionária para Gurbanov, em termos financeiros? Basta dizer que o Transfermarkt avalia o plantel Azeri num global de 25 milhões – e o prémio, 40 milhões, é o mesmo valor com que o site especializado avalia o plantel do Santa Clara, o que acaba por constituir uma boa notícia também para o Benfica.   

Pedro Cantoneiro
Pedro Cantoneirohttp://www.bolanarede.pt
Adepto da discussão futebolística pós-refeição e da cultura de esplanada, de opinião que o futebol é a arte suprema.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting já decidiu e vai avançar para contratação de médio em definitivo

O Sporting já decidiu que vai comprar Rayan Lucas ao Flamengo, preparando-se para investir quatro milhões de euros.

Benfica quer eleições no Guiness e espera ultrapassar os 100 mil sócios na segunda volta: «Objetivo de superar novamente o recorde mundial»

O Benfica quer ver as eleições presidenciais no Guinesse. Águias vão submeter candidatura e esperam por novo recorde na segunda volta.

Imprensa inglesa revela valor que Sporting está disposto a aceitar para deixar Morten Hjulmand sair já em janeiro

Morten Hjulmand é o atual capitão do Sporting e há três emblemas da Premier League interessados no médio, inclusivamente o Manchester United.

José Mourinho lança 5 novidades na partida do Benfica frente ao Tondela

Benfica e Tondela entram em campo a partir das 20h45 desta quarta-feira, em jogo dos quartos de final da Taça da Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto: defesa em busca de minutos frente a dupla indiscutível

O FC Porto conta nas suas fileiras com Dominik Prpic. O croata não é um habitual titular do emblema do Dragão.

Alemanha: jogador foi campeão mundial e assinou por emblema do sétimo escalão

Kevin Grosskreutz foi um dos destaques do futebol alemão por alguns anos. Recentemente assinou pelo TuS Eichlinghofen.

Alanyaspor de João Pereira segue em frente na Taça da Turquia

O Alanyaspor seguiu em frente na Taça da Turquia. A equipa orientada por João Pereira venceu o Bursa Yildirimspor por 2-1.