📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

“Batalha das Américas” Eterna: CONCACAF Champions League

- Advertisement -

Importa referir, por exemplo, que os EUA nunca venceram e os Mexicanos venceram todas as edições do novo formato, ou seja, por 7 vezes. Esta época, 2015/16, será mais uma vitória garantida para o México, pois na final estão duas equipas mexicanas: Tigres e América.

Desde a época 2011/12, que são quatro as equipas mexicanas apuradas para a fase de grupos da Champions League CONCACAF e, igualmente, quatro as equipas norte americanas automaticamente classificadas para esta fase.

De modo mais detalhado indicaremos quantas equipas mexicanas e americanas passaram para a fase a eliminar; quais as que chegaram às meias finais; e quem saiu mais vitorioso nos confrontos entre si:

Época

Equipas nas

Quartas de Final (QF)

Equipas nas

Meias Finais (MF)

Quem saiu mais vitorioso nos confrontos entre si

2008/09

4 MEX / 1 EUA

3 MEX

1 Vitória do MEX x EUA nas QF

2009/10

4 MEX / 1 EUA

4 MEX / 1 EUA

1 Vitória do MEX x EUA nas QF

2010/11

4 MEX / 2 EUA

2 MEX / 1 EUA

1ª vitória do MEX – EUA (Monterrey x Salt Lake)

2011/12

4 MEX / 2 EUA

3 MEX

1 vitória do MEX x EUA nas QF

2012/13

3 MEX / 3 EUA

2 MEX / 2 EUA

1 vitória do MEX x EUA nas QF1 vitória do EUA x MEX nas QF2 vitórias do MEX x EUA nas MF
2013/14

3 MEX / 3 EUA

3 MEX

3 vitórias do MEX x EUA nas QF

2014/15

2 MEX / 1 EUA

1 MEX

Não houve confronto entre si

Resumindo, em onze confrontos entre si, a partir das quartas-de-final, as equipas do México venceram dez vezes e as equipas Norte Americanas apenas uma. É uma marca percentual incontestável: 91% de vitória para o México.

Esta época – 2015/16, tivemos pela primeira vez apenas equipas norte americanas e mexicanas nas quartas-de-final. Foram quatro duelos entre equipas das diferentes nações. Resultado final? Passaram às meias-finais as quatro equipas mexicanas. No confronto das duas mãos, os resultados:

DC United (EUA) [1 x 3] Querétaro (MEX)

Seattle Sounders (EUA) [3 x 5] América (MEX)

Real Salt Lake (EUA) [1 x 3] Tigres (MEX)

LA Galaxy (EUA) [0 x 4] Santos Laguna (MEX)

Interessante! Face a planteis recheados de estrelas do Futebol Mundial e fortes investimentos financeiros nas contratações de jogadores que se julgam vir a ser os grandes impulsionadores da modalidade no país do Basquetebol, Futebol Americano e Baseball, acontece o ‘milagre’ do Futebol.

Ora vejamos, a título de exemplo. Um LA Galaxy que mete em campo um Jelle Van Damme (ex-Ajax, Anderlecht e Standard), um Nigel de Jong (ex-Ajax, Man. City e Milan), um Steven Gerrard (ex-Liverpool), um Giovanni dos Santos (ex-Barcelona, Tottenham, Galatasaray e Villareal) e Robbie Keane (ex-Leeds, Tottenham, Celtic, Liverpool), entre outros, perde por 4-0 com um Santos Laguna com mais de 60% da equipa titular composta por desconhecidos jogadores mexicanos.

Dá que pensar! A palavra ESPETÁCULO assume contornos diferentes na mesma parte do continente: o americano é sem dúvidas um expert em tornar o jogo num espetáculo, só que o mexicano é aquele quem pratica um jogo mais espetacular.

Por fim, resta-me dizer o provérbio: “o que uns têm a mais, os outros têm a menos”.

Os EUA têm mais quantidade de dinheiro, o México mais qualidade de futebol. Os americanos têm mais mediatismo do jogo, os mexicanos mais competitividade. Os americanos têm mais intenções, os mexicanos mais troféus. Esta é a beleza do Futebol! É que o dinheiro compra QUASE tudo… quase tudo! Porque ainda não encontrou a fórmula de comprar a paixão pelo jogo, a cultura de uma nação e a ambição ou o direito a sonhar que os ‘pequenos’ podem vencer os ‘grandes’.

Este ano teremos mais do mesmo, ainda assim valerá a pena ver a final e perceber porque são os Mexicanos que estão sempre lá.

Paulo Sousa
Paulo Sousahttp://www.bolanarede.pt
Um português residente no Brasil. Vive com intensidade e aprendeu a não ter medo de escolher. Ama e trabalha com o Futebol, que colide com alguns dos seus valores morais. Futebolísticamente interessa-se por assuntos polémicos e desmistificar ideias não sustentadas em fatos. Inconformado, contagia-se pelos porquês que o levam a amadurecer.                                                                                                                                                 O Paulo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho e uma passagem do Benfica na Champions League: «Ninguém me vai convencer de que estamos fora»

O Benfica perdeu em casa com o Bayer Leverkusen por 1-0 na quarta jornada da Champions League. José Mourinho falou sobre as chances encarnadas.

Luís Castro deixa comando técnico do Al Wasl após empate frente ao Al Muharraq de Nandinho

Luís Castro já não é treinador do Al Wasl. O técnico português deixou o clube dos Emirados Árabes Unidos após o empate frente ao Al Muharraq de Nandinho.

Kasper Hjulmand elogia jogador do Bayer Leverkusen e enaltece triunfo com o Benfica: «Foi uma luta e uma vitória muito importante»

Kasper Hjulmand fez a análise do Benfica x Bayer Leverkusen em conferência de imprensa. O técnico dinamarquês elogiou Patrik Schick.

Fredrik Aursnes lamenta derrota do Benfica com o Bayer Leverkusen: «Faltou algo mais ali»

Fredrik Aursnes lamentou o desaire do Benfica em casa frente ao Bayer Leverkusen por 1-0, no quarto jogo da fase de liga da Champions League.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho confirma titular no Benfica para o jogo com Casa Pia: «Digo já um que vai jogar…»

José Mourinho confirmou que Samuel Dahl vai ser titular no jogo do Benfica frente ao Casa Pia. O lateral esteve na origem do golo sofrido frente ao Bayer Leverkusen.

De olhos na invencibilidade europeia | Braga x Genk

Carlos Vicens, técnico do Braga, quer continuar a senda de vitórias na competição e esquecer o resultado obtido com o FC Porto

Leonardo Lelo reage aos elogios de Roberto Martínez: «É sempre um motivo de orgulho»

Leonardo Lelo fez a antevisão do jogo com o Genk para a Europa League. O defesa falou ainda sobre as palavras de Roberto Martínez.