BeNeLiga | O melhor do futebol de dois países num só

- Advertisement -

Muito burburinho existe sobre uma suposta Superliga europeia, a junção dos campeonato Português e Espanhol também já tinha sido equacionado, mas o que vai mesmo a jogo será entre a Bélgica e a Holanda, a chamada BeNeLiga, portanto pode ser provável que daqui a uns anos vejamos um campeonato decidido entre Ajax, Anderlecht, PSV , Club Brugge por exemplo.

A primeira fase de estudo foi concluída com sucesso, o caminho ainda se avizinha muito longo, mas o próximo passo parece ser o formato da competição.

Um trabalho árduo que está a ser conduzido pelas duas federações que estão totalmente empenhadas em levar o projecto avante.

No passado verão existiu mesmo uma reunião entre os clubes mais importantes dos dois países, em que a Holanda se fez representar pelo Ajax, AZ Alkmaar, Feyenoord, PSV Eindhoven, Vitesse e Utrecht, enquanto a Bélgica por Anderlecht, Club Brugge, KAA Gent, KRC Genk e Standard Liége.

O grande objectivo deste projecto passa por aumentar a competitividade entre os clubes, fazer dele um campeonato forte que faça gerar mais interesse e dinheiro para poderem diminuir o fosso que os separa dos outros grandes campeonatos, podendo assim fazer melhores contratações, pagar melhores salários e assim atrair outro tipo de jogadores.

A federação holandesa fez mesmo recentemente um comunicado em que dizia:

“Com base nas descobertas atuais, os indicadores mostram motivos suficientes para avançar para uma segunda fase de estudo de viabilidade. Entre outras coisas, o foco está no formato de competição da BeNeLiga, os seus efeitos nas provas belgas e holandesas e a análise de impacto por clube”.

O presidente do Club Brugge também já veio a público falar sobre o assunto. “ O campeonato deverá contar com dezoito equipas, oito das quais serão belgas. Isto pode ter um processo rápido e, se não for na próxima época, sem dúvida que será numa das duas seguintes”, afirmou Bart Verhaeghe, mas o mesmo já foi desmentido pela federação holandesa que num último comunicado afirmou que o projecto era “impossível a curto  prazo”.

Como em tudo, há vozes que aplaudem e outras que criticam, uma delas é Jaap Stam, antigo jogador do Manchester United e atual técnico do Feyenoord que assumiu a sua oposição ao projecto dizendo, “Durante anos foi completamente diferente, mas, atualmente, a selecção holandesa está melhor e alguns clubes estão a portar-se bem na Europa. Não sou a favor da fusão”, concluiu.

Contudo, acho que quem beneficiaria mais seria a Bélgica pelo campeonato e equipas que tem, mas muitas dúvidas se levantam, tais como: que equipas ficam logo apuradas, como seria as qualificações nas próximas épocas, por exemplo, quem desce, desce para onde? Será preciso uma BeNeLiga2? Como ficará esta liga no ranking da Uefa? vão juntar as pontuações dos dois? Ainda muita tinta irá correr sobre o assunto, esperemos para ver.

Foto de Capa: Bola na Rede

Artigo revisto por Joana Mendes

 

Carlos André Ferreira
Carlos André Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
O André é uma pessoa que adora futebol, presta tanta atenção a um jogo da Premier League como da segunda liga Chinesa, adoro tudo o que engloba o jogo desde jogadores envolvidos, táticas usadas e tudo o que engloba o próprio jogo, trabalha bem sozinho mas super disponível para fazer trabalho em equipa, sempre disposto a ajudar o próximo e sem problemas em pedir e/ou dar opiniões. É uma pessoa dinâmica, divertida e quando o tema é futebol a conversa pode durar horas e horas.                                                                                                                                                 O Carlos não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Vítor Bruno é o novo treinador do Anderlecht

O Anderlecht oficializou a contratação de Vítor Bruno. Técnico português assina contrato válido de duas temporadas com o clube da Bélgica.

Torreense reforça-se para a Champions League: defesa espanhola a caminho

Núria Mendoza vai assinar com o Torreense. A internacional jovem por Espanha deixa assim o Madrid CFF, com quem rescindiu.

Sabes quem foram os últimos jogadores a marcar livre direto por Portugal? Eis a lista

Nuno Mendes marcou esta terça-feira de livre direto por Portugal. Fica com a lista dos últimos jogadores da Seleção Nacional.

Golo mais caricato do Mundial 2026? Canto estudado resultou numa série de ressaltos e no 4-0 para Portugal

Um autogolo deu o quarto à seleção nacional, num lance bem caricato. Portugal defronta o Uzbequistão na segunda jornada do Mundial 2026.

PUB

Mais Artigos Populares

Thiago Almada pode ser novamente novela de mercado: Atlético Madrid deve receber oferta de 26 milhões de euros

Thiago Almada pode trocar de clube no mercado de transferências de verão. O Al Ahli está interessado no jogador do Atlético Madrid.

Cristiano Ronaldo faz muita história neste Portugal x Uzbequistão: eis a lista de alguns recordes quebrados

Cristiano Ronaldo marcou, até ao momento, dois golos no Portugal x Uzbequistão. Fica com alguns recordes quebrados pelo avançado português.

Sporting: eis o ponto de situação do Celta de Vigo por Giorgi Kochorashvili

O Celta de Vigo está interessado em Giorgi Kochorashvili, mas não apresentou ainda nenhuma oferta pelo médio ao Sporting.