📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

BeNeLiga | O melhor do futebol de dois países num só

- Advertisement -

Muito burburinho existe sobre uma suposta Superliga europeia, a junção dos campeonato Português e Espanhol também já tinha sido equacionado, mas o que vai mesmo a jogo será entre a Bélgica e a Holanda, a chamada BeNeLiga, portanto pode ser provável que daqui a uns anos vejamos um campeonato decidido entre Ajax, Anderlecht, PSV , Club Brugge por exemplo.

A primeira fase de estudo foi concluída com sucesso, o caminho ainda se avizinha muito longo, mas o próximo passo parece ser o formato da competição.

Um trabalho árduo que está a ser conduzido pelas duas federações que estão totalmente empenhadas em levar o projecto avante.

No passado verão existiu mesmo uma reunião entre os clubes mais importantes dos dois países, em que a Holanda se fez representar pelo Ajax, AZ Alkmaar, Feyenoord, PSV Eindhoven, Vitesse e Utrecht, enquanto a Bélgica por Anderlecht, Club Brugge, KAA Gent, KRC Genk e Standard Liége.

O grande objectivo deste projecto passa por aumentar a competitividade entre os clubes, fazer dele um campeonato forte que faça gerar mais interesse e dinheiro para poderem diminuir o fosso que os separa dos outros grandes campeonatos, podendo assim fazer melhores contratações, pagar melhores salários e assim atrair outro tipo de jogadores.

A federação holandesa fez mesmo recentemente um comunicado em que dizia:

“Com base nas descobertas atuais, os indicadores mostram motivos suficientes para avançar para uma segunda fase de estudo de viabilidade. Entre outras coisas, o foco está no formato de competição da BeNeLiga, os seus efeitos nas provas belgas e holandesas e a análise de impacto por clube”.

O presidente do Club Brugge também já veio a público falar sobre o assunto. “ O campeonato deverá contar com dezoito equipas, oito das quais serão belgas. Isto pode ter um processo rápido e, se não for na próxima época, sem dúvida que será numa das duas seguintes”, afirmou Bart Verhaeghe, mas o mesmo já foi desmentido pela federação holandesa que num último comunicado afirmou que o projecto era “impossível a curto  prazo”.

Como em tudo, há vozes que aplaudem e outras que criticam, uma delas é Jaap Stam, antigo jogador do Manchester United e atual técnico do Feyenoord que assumiu a sua oposição ao projecto dizendo, “Durante anos foi completamente diferente, mas, atualmente, a selecção holandesa está melhor e alguns clubes estão a portar-se bem na Europa. Não sou a favor da fusão”, concluiu.

Contudo, acho que quem beneficiaria mais seria a Bélgica pelo campeonato e equipas que tem, mas muitas dúvidas se levantam, tais como: que equipas ficam logo apuradas, como seria as qualificações nas próximas épocas, por exemplo, quem desce, desce para onde? Será preciso uma BeNeLiga2? Como ficará esta liga no ranking da Uefa? vão juntar as pontuações dos dois? Ainda muita tinta irá correr sobre o assunto, esperemos para ver.

Foto de Capa: Bola na Rede

Artigo revisto por Joana Mendes

 

Carlos André Ferreira
Carlos André Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
O André é uma pessoa que adora futebol, presta tanta atenção a um jogo da Premier League como da segunda liga Chinesa, adoro tudo o que engloba o jogo desde jogadores envolvidos, táticas usadas e tudo o que engloba o próprio jogo, trabalha bem sozinho mas super disponível para fazer trabalho em equipa, sempre disposto a ajudar o próximo e sem problemas em pedir e/ou dar opiniões. É uma pessoa dinâmica, divertida e quando o tema é futebol a conversa pode durar horas e horas.                                                                                                                                                 O Carlos não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Conceição antevê final do Mundial de Futsal Feminino: «Estas meninas têm aproximado as forças entre Portugal e Brasil»

Luís Conceição fez a antevisão do Mundial de Futsal Feminino. Selecionador nacional projetou o Portugal x Brasil.

Noruega critica sorteio do Mundial 2026: «Um espetáculo bizarro»

Representantes da Noruega criticaram o sorteio do Mundial 2026 na sua vertente espetáculo. Presidente da Federação e treinador com críticas.

Antiga glória elege melhor jogador da história do Real Madrid e não é Cristiano Ronaldo

Manolo Sanchís foi desafiado a escolher o melhor jogador da história do Real Madrid. O espanhol elegeu Alfredo Di Stéfano.

Pep Guardiola deixa aviso a Rayan Cherki depois de assistência de letra: «Nunca vi o Messi fazer um cruzamento como ele fez»

Rayan Cherki fez uma assistência magistral de letra na vitória do Manchester City. Pep Guardiola deixou mensagem ao seu jogador.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os 5 destaques do triunfo do Braga no terreno do Famalicão

O Braga venceu por 2-1 em casa do Famalicão, na 13.ª jornada da Primeira Liga. Eis os 5 destaques do jogo no Estádio Municipal de Famalicão.

Braga volta ao quinto lugar com vitória frente ao Famalicão

Na 13.ª jornada da Primeira Liga, o Braga venceu o Famalicão por 2-1, ultrapassando os famalicenses na classificação.

Rayan Cherki e assistência de letra: «Conheço a minha qualidade»

Rayan Cherki fez uma assistência magistral de letra na vitória do Manchester City. Internacional francês refletiu sobre o momento.