Da mão na bola aos cartões mostrados a treinadores: As leis do Futebol vão mudar

- Advertisement -

Realizou-se no dia 2 de março, na Escócia, a 133.ª reunião anual da International Football Association Board (IFAB).

Com a premissa de tornar o jogo melhor, foram implementadas alterações às leis do futebol, que entrarão em vigor em julho, com olhos postos, claro, na próxima temporada.

A primeira alteração visa a maior dor de cabeça dos árbitros de Futebol: mão na bola ou bola na mão? O IFAB definiu então que, mesmo de forma involuntária, qualquer golo ou oportunidade gerada a partir de mão na bola não será permitida. Por exemplo, se um defesa rematar a bola contra o braço ou mão encostado ao corpo de um adversário em situação de ataque, ou ressaltar, e daí resultar golo, a nova lei prevê anulação da jogada. Esta será certamente uma medida que tornará as decisões dos árbitros mais factuais e objetivas, ultrapassando assim a subjetividade associada a este tipo de lance.

No capítulo das substituições também se registam mudanças, devendo a saída dos jogadores dar-se pela linha mais próxima, contrariando a atual tendência de abandonar o terreno de jogo pela zona central junto do quarto árbitro.

É, sem dúvida, mais uma alteração que protege o espetáculo, pois evitará maiores perdas de tempo e os típicos empurrões e provocações entre jogadores que levam à mostragem de cartões amarelos.

Fonte: FIFA

Precisamente neste tópico das advertências disciplinares, o IFAB fez regressar uma lei que já antes esteve em vigor, e por isso, na época 2019/2020, os “bancos” das equipas, nomeadamente treinadores, adjuntos, delegados e corpo médico, vão passar a ser punidos disciplinarmente como são os jogadores, com cartão amarelo e vermelho.

Outra das mexidas aprovadas pelo organismo que tutela as leis de Futebol prende-se com a reposição da bola em jogo por parte do guarda-redes, na qual bastará que a bola esteja em movimento para ser considerada em jogo, contrariando assim a atual necessidade de ultrapassar a linha da grande área.

O IFAB impediu ainda a presença de jogadores da equipa que cobra um pontapé livre junto da barreira, promovendo mais uma vez a celeridade dos lances de bola parada. Nas grandes penalidades destaca-se somente uma mudança: os guarda-redes vão passar a precisar de ter apenas um pé na linha de defesa, em oposição à obrigatoriedade de se manterem totalmente sobre a mesma linha.

Por fim, o IFAB deu a conhecer que a partir de julho entra em vigor uma nova abordagem sobre o carácter neutro do árbitro no jogo. Até então, qualquer ressalto resultante de uma intervenção involuntária de um juiz de partida era considerado legal, mas a partir da próxima época, essa perspetiva deixará de vigorar. Assim sendo, sempre que um ressalto num árbitro resulte numa oportunidade de perigo ou em golo, a jogada deverá ser anulada.

Todas estas alterações instituídas pelo IFAB são favoráveis ao Futebol, tanto na medida em que valorizarão o espetáculo com mais tempo de jogo jogado, e ainda por fornecerem leis mais concretas e objetivas, auxiliando assim os árbitros na sua missão.

 

Foto de capa: FIFA

Gonçalo Miguel Santos
Gonçalo Miguel Santoshttp://www.bolanarede.pt
Ainda era caracterizado com um diminutivo e sentado ao lado do seu pai, já vibrava com o futebol, entusiasmado e de olhos colados na televisão à espera dos golos. O menino cresceu e com o tamanho veio o gosto pela escrita e o seu sentido crítico.                                                                                                                                                 O Gonçalo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica contesta 3 penáltis por marcar contra o Alverca: «Área. Falta. Segue»

O Benfica contestou a arbitragem do duelo contra o Alverca. Águias reclamam três penáltis por assinalar ao longo do jogo.

Custódio Castro responde ao Bola na Rede: «Quantas vezes é que íamos ser capazes de fazer isso aqui e a que velocidade? Aí entra...

Custódio Castro analisou a derrota do Alverca contra o Benfica. O treinador respondeu à pergunta do Bola na Rede.

José Mourinho responde ao Bola na Rede: «Durante a primeira parte perguntei a mim próprio se não estava a faltar Sudakov para dar continuidade...

José Mourinho analisou a vitória do Benfica sobre o Alverca. O treinador respondeu à pergunta do Bola na Rede.

Prova dos nove no Dragão | FC Porto x Sporting

FC Porto e Sporting defrontam-se, esta segunda-feira, naquele que será, certamente, um dos jogos mais aguardados do ano, principalmente agora que todas as atenções podem ser viradas para o Estádio do Dragão.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho compara Anísio Cabral a Didier Drogba mas avisa: «Vocês vão rir e vão-me chamar idiota mas o jogo de cabeça dele não...

José Mourinho falou sobre Anísio Cabral na conferência de imprensa. O técnico do Benfica abordou os problemas no jogo de cabeça do avançado e comparou-o a Didier Drogba.

José Mourinho: «Como é que é possível criar tanto, tanto, tanto e ter tantas dificuldades em fazer golos?»

José Mourinho analisou o desfecho do jogo. Benfica empatou 1-1 com o Alverca na jornada 21 da Primeira Liga.

Custódio Castro: «Com o clássico, o Benfica não poderia perder pontos com isso e queríamos jogar com essa parte mental do jogo»

Custódio Castro analisou o desfecho do jogo. Alverca perdeu com o Benfica por 2-1 na jornada 21 da Primeira Liga.