Da mão na bola aos cartões mostrados a treinadores: As leis do Futebol vão mudar

- Advertisement -

Realizou-se no dia 2 de março, na Escócia, a 133.ª reunião anual da International Football Association Board (IFAB).

Com a premissa de tornar o jogo melhor, foram implementadas alterações às leis do futebol, que entrarão em vigor em julho, com olhos postos, claro, na próxima temporada.

A primeira alteração visa a maior dor de cabeça dos árbitros de Futebol: mão na bola ou bola na mão? O IFAB definiu então que, mesmo de forma involuntária, qualquer golo ou oportunidade gerada a partir de mão na bola não será permitida. Por exemplo, se um defesa rematar a bola contra o braço ou mão encostado ao corpo de um adversário em situação de ataque, ou ressaltar, e daí resultar golo, a nova lei prevê anulação da jogada. Esta será certamente uma medida que tornará as decisões dos árbitros mais factuais e objetivas, ultrapassando assim a subjetividade associada a este tipo de lance.

No capítulo das substituições também se registam mudanças, devendo a saída dos jogadores dar-se pela linha mais próxima, contrariando a atual tendência de abandonar o terreno de jogo pela zona central junto do quarto árbitro.

É, sem dúvida, mais uma alteração que protege o espetáculo, pois evitará maiores perdas de tempo e os típicos empurrões e provocações entre jogadores que levam à mostragem de cartões amarelos.

Fonte: FIFA

Precisamente neste tópico das advertências disciplinares, o IFAB fez regressar uma lei que já antes esteve em vigor, e por isso, na época 2019/2020, os “bancos” das equipas, nomeadamente treinadores, adjuntos, delegados e corpo médico, vão passar a ser punidos disciplinarmente como são os jogadores, com cartão amarelo e vermelho.

Outra das mexidas aprovadas pelo organismo que tutela as leis de Futebol prende-se com a reposição da bola em jogo por parte do guarda-redes, na qual bastará que a bola esteja em movimento para ser considerada em jogo, contrariando assim a atual necessidade de ultrapassar a linha da grande área.

O IFAB impediu ainda a presença de jogadores da equipa que cobra um pontapé livre junto da barreira, promovendo mais uma vez a celeridade dos lances de bola parada. Nas grandes penalidades destaca-se somente uma mudança: os guarda-redes vão passar a precisar de ter apenas um pé na linha de defesa, em oposição à obrigatoriedade de se manterem totalmente sobre a mesma linha.

Por fim, o IFAB deu a conhecer que a partir de julho entra em vigor uma nova abordagem sobre o carácter neutro do árbitro no jogo. Até então, qualquer ressalto resultante de uma intervenção involuntária de um juiz de partida era considerado legal, mas a partir da próxima época, essa perspetiva deixará de vigorar. Assim sendo, sempre que um ressalto num árbitro resulte numa oportunidade de perigo ou em golo, a jogada deverá ser anulada.

Todas estas alterações instituídas pelo IFAB são favoráveis ao Futebol, tanto na medida em que valorizarão o espetáculo com mais tempo de jogo jogado, e ainda por fornecerem leis mais concretas e objetivas, auxiliando assim os árbitros na sua missão.

 

Foto de capa: FIFA

Gonçalo Miguel Santos
Gonçalo Miguel Santoshttp://www.bolanarede.pt
Ainda era caracterizado com um diminutivo e sentado ao lado do seu pai, já vibrava com o futebol, entusiasmado e de olhos colados na televisão à espera dos golos. O menino cresceu e com o tamanho veio o gosto pela escrita e o seu sentido crítico.                                                                                                                                                 O Gonçalo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Mínimo olímpico num exercício de serviços mínimos | Dínamo Minsk 0-0 Braga

Serviço cumprido, mas sem ponta de rasgo ou brilhantismo. O Braga empatou a zero na Bulgária, em terreno neutro, no Estádio Beroe, devido às sanções aplicadas à Bielorrússia, garantindo o passaporte para o play-off da Conference League graças ao golo solitário de Ricardo Horta, de grande penalidade, na primeira mão.

De um tropeço a uma resposta obrigatória | Sporting x Vitória SC

A Liga avança para a segunda jornada na sequência de uma primeira ronda com várias surpresas. Entre elas estiveram os resultados do Sporting e do Vitória SC.

Braga segue para o playoff da Conference League: Quem mais?

O Braga está qualificado para o playoff da Conference League. Vê as restantes equipas que passaram e todos os resultados do dia.

Portugal a todo o gás: eis a mais recente atualização do Ranking UEFA

Portugal voltou a somar pontos para o Ranking UEFA durante esta quinta-feira, depois dos empates de Benfica e Braga.

PUB

Mais Artigos Populares

Marco Silva rendido: «Está numa excelente forma»

Marco Silva analisou o encontro entre o Benfica e o Hearts, que terminou com o empate e a passagem das águias.

Marco Silva sobre Amar Dedic: «Estão mais bem informados do que eu»

Marco Silva analisou o encontro entre o Benfica e o Hearts, que terminou com o empate e a passagem das águias.

Não viste o golo do Benfica frente ao Hearts? Vê aqui

O Benfica empatou 1-1 com o Hearts e avançou para o playoff da Europa League. Vê o golo de Dodi Lukebakio, aos 79 minutos.