De Beja para o mundo, um Caixinha de conquistas

- Advertisement -

Pedro Miguel Faria Caixinha, o alentejano que se fez treinador de futebol, mas que por cá não esteve muito tempo. De Beja para o mundo, Caixinha conta com o currículo bastante diversificado e na última semana atingiu um feito histórico.

Após as aventuras na Arábia Saudita, Grécia e Roménia como treinador adjunto, foi no regresso a Portugal que deu o primeiro grande passo na sua carreira: a estreia como treinador principal em escalões profissionais. Foi ao serviço da União de Leiria na temporada 2010/2011 que o técnico de 48 anos de idade começou a mostrar a sua qualidade, alcançando o objetivo principal do clube, a manutenção, terminado o campeonato na décima posição. Seguiu-se ainda uma passagem pelo Nacional e após apanhar o avião para a Madeira, Pedro Caixinha voltou ao estrangeiro e rumou ao México.

O Santos Laguna foi o clube que abriu as portas do futebol mexicano ao treinador português e nas três épocas que comandou a equipa de Torréon foram precisamente três as conquistas. Caixinha ainda orientou o Santos Laguna em 2015, mas após cinco derrtoas consecutivas, apresentou a sua demissão. Sem medo de novos desafios e publicamente assumido como entusiasta dos vários tipos de futebol, Pedro Caixnha concluiu essa época no Catar como treinador principal do Al-Gharafa não conseguido mais do que um pobre nono lugar nas contas finais dos campeonatos.

O Cruz Azul conquistou a Taça do México Apertura com Pedro Caixinha no comando técnico.
Fonte: Cruz Azul

Fazendo jus ao seu gosto pela viagem, o treinador que começou no Desportivo de Beja teve como novo destino a Escócia, naquele que foi o sexto país estrangeiro onde treinou. Ao assumir o cargo de treinador do Rangers, aceitou a missão dificílima de destronar o poderoso Celtic, mas não levou a melhor sobre a hegemonia do futebol escocês e concluiu a temporada na terceira posição.

Em Glasgow também não deu garantias de estabilidade e por isso regressou ao país que mais lhe fez feliz, o México.

Atualmente ao serviço do Cruz Azul do México, clube que orienta desde 2017, Caixinha entrou para a história do futebol mexicano ao tornar-se o primeiro treinador a conquistar todas as competições do país.

Num palmarés individual que já continha a Liga Mexicana Clausura, Taça México Apertura, Taça Campéon de Campeones México, Pedro Caixinha juntou a Supercopa do México, no passado Domingo.

Numa partida disputada em Carson na Caifórnia, o Cruz Azul defrontou o Necaxa e com uma prestação de excelência, goleou o adversário por 4-0.

Logo aos 20 minutos, o argentino Caraglio inaugurou o marcador da partida que ao intervalo já assinalava 2-0 após o golo de Elias Hernández aos 44 minutos.

No segundo tempo, confirmando o total domínio da partida, os comandados de Caixinha apontaram à humiliação e com os golos de Édgar Mendez e Juan Escobar estabeleceram o resultado final.

O Cruz Azul já disputou o seu primeiro jogo oficial da época 2019/2020 foi precisamente frente ao Necaxa a jornada inaugural da Apertura 2019, contudo o desfecho da Supercopa não se repetiu e registou-se um empate.

Pedro Caixinha já conhecedor do futebol mexicano reúne o agrado da massa associativa do Cruz Azul e promete uma equipa competitiva nesta temporada, ambicionando a conquista de mais títulos.

Foto de Capa: Cruz Azul

artigo revisto por: Ana Ferreira

Gonçalo Miguel Santos
Gonçalo Miguel Santoshttp://www.bolanarede.pt
Ainda era caracterizado com um diminutivo e sentado ao lado do seu pai, já vibrava com o futebol, entusiasmado e de olhos colados na televisão à espera dos golos. O menino cresceu e com o tamanho veio o gosto pela escrita e o seu sentido crítico.                                                                                                                                                 O Gonçalo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica contesta 3 penáltis por marcar contra o Alverca: «Área. Falta. Segue»

O Benfica contestou a arbitragem do duelo contra o Alverca. Águias reclamam três penáltis por assinalar ao longo do jogo.

Custódio Castro responde ao Bola na Rede: «Quantas vezes é que íamos ser capazes de fazer isso aqui e a que velocidade? Aí entra...

Custódio Castro analisou a derrota do Alverca contra o Benfica. O treinador respondeu à pergunta do Bola na Rede.

José Mourinho responde ao Bola na Rede: «Durante a primeira parte perguntei a mim próprio se não estava a faltar Sudakov para dar continuidade...

José Mourinho analisou a vitória do Benfica sobre o Alverca. O treinador respondeu à pergunta do Bola na Rede.

Prova dos nove no Dragão | FC Porto x Sporting

FC Porto e Sporting defrontam-se, esta segunda-feira, naquele que será, certamente, um dos jogos mais aguardados do ano, principalmente agora que todas as atenções podem ser viradas para o Estádio do Dragão.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho compara Anísio Cabral a Didier Drogba mas avisa: «Vocês vão rir e vão-me chamar idiota mas o jogo de cabeça dele não...

José Mourinho falou sobre Anísio Cabral na conferência de imprensa. O técnico do Benfica abordou os problemas no jogo de cabeça do avançado e comparou-o a Didier Drogba.

José Mourinho: «Como é que é possível criar tanto, tanto, tanto e ter tantas dificuldades em fazer golos?»

José Mourinho analisou o desfecho do jogo. Benfica empatou 1-1 com o Alverca na jornada 21 da Primeira Liga.

Custódio Castro: «Com o clássico, o Benfica não poderia perder pontos com isso e queríamos jogar com essa parte mental do jogo»

Custódio Castro analisou o desfecho do jogo. Alverca perdeu com o Benfica por 2-1 na jornada 21 da Primeira Liga.