📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

De Beja para o mundo, um Caixinha de conquistas

- Advertisement -

Pedro Miguel Faria Caixinha, o alentejano que se fez treinador de futebol, mas que por cá não esteve muito tempo. De Beja para o mundo, Caixinha conta com o currículo bastante diversificado e na última semana atingiu um feito histórico.

Após as aventuras na Arábia Saudita, Grécia e Roménia como treinador adjunto, foi no regresso a Portugal que deu o primeiro grande passo na sua carreira: a estreia como treinador principal em escalões profissionais. Foi ao serviço da União de Leiria na temporada 2010/2011 que o técnico de 48 anos de idade começou a mostrar a sua qualidade, alcançando o objetivo principal do clube, a manutenção, terminado o campeonato na décima posição. Seguiu-se ainda uma passagem pelo Nacional e após apanhar o avião para a Madeira, Pedro Caixinha voltou ao estrangeiro e rumou ao México.

O Santos Laguna foi o clube que abriu as portas do futebol mexicano ao treinador português e nas três épocas que comandou a equipa de Torréon foram precisamente três as conquistas. Caixinha ainda orientou o Santos Laguna em 2015, mas após cinco derrtoas consecutivas, apresentou a sua demissão. Sem medo de novos desafios e publicamente assumido como entusiasta dos vários tipos de futebol, Pedro Caixnha concluiu essa época no Catar como treinador principal do Al-Gharafa não conseguido mais do que um pobre nono lugar nas contas finais dos campeonatos.

O Cruz Azul conquistou a Taça do México Apertura com Pedro Caixinha no comando técnico.
Fonte: Cruz Azul

Fazendo jus ao seu gosto pela viagem, o treinador que começou no Desportivo de Beja teve como novo destino a Escócia, naquele que foi o sexto país estrangeiro onde treinou. Ao assumir o cargo de treinador do Rangers, aceitou a missão dificílima de destronar o poderoso Celtic, mas não levou a melhor sobre a hegemonia do futebol escocês e concluiu a temporada na terceira posição.

Em Glasgow também não deu garantias de estabilidade e por isso regressou ao país que mais lhe fez feliz, o México.

Atualmente ao serviço do Cruz Azul do México, clube que orienta desde 2017, Caixinha entrou para a história do futebol mexicano ao tornar-se o primeiro treinador a conquistar todas as competições do país.

Num palmarés individual que já continha a Liga Mexicana Clausura, Taça México Apertura, Taça Campéon de Campeones México, Pedro Caixinha juntou a Supercopa do México, no passado Domingo.

Numa partida disputada em Carson na Caifórnia, o Cruz Azul defrontou o Necaxa e com uma prestação de excelência, goleou o adversário por 4-0.

Logo aos 20 minutos, o argentino Caraglio inaugurou o marcador da partida que ao intervalo já assinalava 2-0 após o golo de Elias Hernández aos 44 minutos.

No segundo tempo, confirmando o total domínio da partida, os comandados de Caixinha apontaram à humiliação e com os golos de Édgar Mendez e Juan Escobar estabeleceram o resultado final.

O Cruz Azul já disputou o seu primeiro jogo oficial da época 2019/2020 foi precisamente frente ao Necaxa a jornada inaugural da Apertura 2019, contudo o desfecho da Supercopa não se repetiu e registou-se um empate.

Pedro Caixinha já conhecedor do futebol mexicano reúne o agrado da massa associativa do Cruz Azul e promete uma equipa competitiva nesta temporada, ambicionando a conquista de mais títulos.

Foto de Capa: Cruz Azul

artigo revisto por: Ana Ferreira

Gonçalo Miguel Santos
Gonçalo Miguel Santoshttp://www.bolanarede.pt
Ainda era caracterizado com um diminutivo e sentado ao lado do seu pai, já vibrava com o futebol, entusiasmado e de olhos colados na televisão à espera dos golos. O menino cresceu e com o tamanho veio o gosto pela escrita e o seu sentido crítico.                                                                                                                                                 O Gonçalo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Camarões batem Gabão e abrem a CAN 2025 da melhor maneira

A seleção dos Camarões derrotou o Gabão por 1-0, na jornada de abertura da CAN 2025. Karl Etta Eyong fez o único golo do jogo.

José Faria aprova contratação de Sidny Cabral para o Benfica: «Pode claramente disputar com o Dahl à esquerda pela posição e podendo também jogar...

José Faria deixou elogios para a contratação de Sidny Cabral pelo Benfica. O antigo treinador do Estrela da Amadora falou das qualidades do lateral cabo-verdiano.

Costa do Marfim bate Moçambique com golo de um dos jogadores do Manchester United de Ruben Amorim

A Costa do Marfim derrotou Moçambique por 1-0, na jornada inaugural da CAN 2025. O único golo do jogo foi apontado por Amad Diallo.

Arábia Saudita volta a chamar por Bernardo Silva

Bernardo Silva está novamente a ser apontado à saída do Manchester City. O médio internacional português está na mira do campeonato da Arábia Saudita.

PUB

Mais Artigos Populares

Carta ao Pai Natal das Modalidades 2025

Mundo das Modalidades BnR, 24 de dezembro de 2025 Querido,...

Para a Primeira Liga estar atenta? Avançado não entra nas contas de Diego Simeone no Atlético Madrid

Carlos Martín regressou ao Atlético Madrid no último verão, mas não tem contado para Diego Simeone em 2025/26.

Antigo alvo do Benfica pode mudar-se em janeiro: avançado não deve prosseguir na La Liga

Manor Solomon não deve prosseguir ao serviço do Villarreal. O jogador já foi alvo do Benfica e está cedido ao Tottenham.