📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Dirk Kuyt: o ‘hat-trick’ que fala de uma carreira

- Advertisement -

Na Turquia, três temporadas de 2012 a 2015 com a conquista de todas as competições domésticas, Liga (2013/14), Taça (2012/13) e Supertaça (2014). 130 jogos e 35 golos foram o corolário da experiência turca.

Roterdão foi o último destino da carreira do loiro combativo e inigualável a lutar por cada pedaço de relvado. Com a braçadeira de capitão, essa intensidade competitiva contagia qualquer equipa. É assim que Kuyt se mostrou no relvado ao longo dos seus dias de chuteiras calçadas. Um líder.

Duas épocas no estádio De Kuip que se saldaram em dois troféus coletivos, a taça holandesa na época transata, com uma vitória sobre o seu ex-clube, FC Utrecht, e o tão ansiado título do campeonato holandês, alcançado no último dia 14. A primeira e única Eredivisie de Kuyt que, a jogar mais em posições ofensivamente intermédias ao longo desta época, foi um importante auxílio para que o ponta de lança da equipa, Nicolai Jorgensen, se tornasse o melhor marcador do campeonato. É que Kuyt não é só faturar, também deu a marcar muitos tentos ao longo da sua carreira. O verdadeiro perfil de jogador de equipa!

 

Momento do segundo golo dos três apontados pelo capitão do Feyenoord diante do Heracles Almelo no jogo do título Fonte: Goal.com
Momento do segundo golo dos três apontados por Kuyt no jogo do título
Fonte: Goal.com

Na seleção holandesa, foram 105 jogos e 24 golos pela seleção ‘A’, fazendo do avançado o sexto mais internacional de sempre pelas ‘tulipas’, com apenas menos uma internacionalização do que Van Bronckhorst, o seu treinador nesta época histórica do Feyenoord, que conquistou a Eredivisie que não era alcançada desde 98/99. Refira-se também uma internacionalização pela seleção sub-21.

O total estatístico da carreira cifra-se nos 907 jogos e 320 golos. Números que podem não exibir um registo goleador que impressione, mas que não mostra o trabalho-operário que deu em cada jogo em que entrou para as suas equipas nem as assistências para golo ou as infindáveis influências em situações de finalização.

Mas, no fim das contas, os números são apenas exercícios de pesquisa. O que fica é a alma que se deixa em campo.

Caro leitor, voltemos ao jogo metafórico que foi o último de Kuyt, o do hat-trick. Foram três formas de falar da pluralidade de virtudes do holandês dentro das quatro linhas. Foi um ‘hat-trick’ que falou de uma carreira.

Agora que Dirk Kuyt vai assumir um cargo na direção do clube amado, é certo que, da mesma forma que indispensável foi na estrutura das suas equipas sobre os relvados, sê-lo-á no organigrama do clube de Roterdão.

Mais um capitão que vai deixar saudades.

Foto de Capa: Facebook oficial de Dirk Kuyt

Rúben Tavares
Rúben Tavareshttp://www.bolanarede.pt
O futebol foi a primeira paixão da infância, no seu estado mais selvagem e pueril. Paixão desnuda. Hoje não deixou de ser paixão, mas é mais madura, aliada a outras paixões de outras idades: a literatura, as ciências sociais, as ciências humanas.                                                                                                                                                 O Rúben escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho responde ao Bola na Rede: «É difícil para os adversários partirem-nos»

O Benfica venceu o Famalicão por 1-0 no Estádio da Luz. José Mourinho respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Mario Balotelli tem novo interessado e pode regressar em breve aos relvados

Mario Balotelli pode estar de regresso aos relvados. O Al Ittifaq, clube dos Emirados Árabes Unidos, está interessado no avançado italiano.

Miguel Ribeiro e a grande penalidade no Benfica x Famalicão: «Hoje é um caso a ser estudado pelo IPMA, uma réplica do ciclone dos...

Miguel Ribeiro marcou presença na sala de imprensa do Estádio da Luz, depois da derrota do Famalicão frente ao Benfica.

Hugo Oliveira: «Quem definiu melhor o jogo, definiu o resultado»

Hugo Oliveira analisou o desfecho do duelo da 15.ª jornada da Primeira Liga. O Benfica recebeu o Famalicão no Estádio da Luz.

PUB

Mais Artigos Populares

Gianluca Prestianni: «As pessoas do Benfica que fiquem descansados, vou sempre dar 200%»

Gianluca Prestianni analisou o desfecho do duelo da 15.ª jornada da Primeira Liga. O Benfica recebeu o Famalicão no Estádio da Luz.

Gil Dias: «O jogo ficou decidido por um penálti»

Gil Dias analisou o desfecho do duelo da 15.ª jornada da Primeira Liga. O Benfica recebeu o Famalicão no Estádio da Luz.

Eis os 5 destaques da vitória do Benfica contra o Famalicão na Primeira Liga

O Benfica derrotou por 1-0 Famalicão na 15ª jornada Primeira Liga. Eis os cinco destaques da vitória encarnada.