📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Jugoslávia: o renascer da ‘chama’

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol InternacionalA época de 1991-92 foi aquela que fez fechar a cortina de uma das mais importantes ligas de futebol da Europa Leste. O Campeonato Jugoslavo de Futebol (Пpвa Лигa) teve o mesmo fim do país que lhe havia dado nome e esfumou-se na imensidão da história, muito por causa do sangrento conflito naquela que, em tempos, havia sido a poderosa Jugoslávia do Marechal Tito.

Já sem os poderosos emblemas croatas, como Dinamo Zagreb, Hajduk Split, NK Osijek e NK Rijeka, e sem a histórica formação eslovena do Olimpija Ljubljana, que se haviam recusado a participar para fazer parte de uma nova liga que estava a ser preparada nos seus respectivos países, a edição 1991-92 do Campeonato Jugoslavo de Futebol decorreu, até certo ponto, com uma aparente normalidade que disfarçava uma “paz podre” entre alguns dos seus participantes. Sem surpresas, o Estrela Vermelha de Belgrado (FK Crvena zvezda), recheado de grandes jogadores, sagrou-se campeão com uma magra vantagem de quatro pontos sobre os vizinhos e eternos rivais do FK Partizan. As equipas bósnias Zeljeznicar Sarajevo, FK Sarajevo, Slobodan Tuzla e Velez Mostar não conseguiram, no entanto, completar a temporada à conta do conflito armado que assolava o país. O Zeljo (nome pelo qual é conhecido o FK Zeljeznicar) acabaria mesmo por perder a segunda metade da temporada, cumprindo apenas 17 jogos do calendário.

Darko Pancev, Bota de Ouro de 1991, teve de esperar 15 anos até receber o prémio Fonte: OffNet
Darko Pancev, Bota de Ouro de 1991, teve de esperar 15 anos até receber o prémio
Fonte: OffNet

Dessa época de má memória saltam, ainda assim, à vista aspectos positivos, como os 25 golos apontados pelo lendário goleador jugoslavo Darko Pancev ao serviço do Estrela Vermelha de Belgrado. “A Cobra”, como era conhecido no seu país, apontou esses espetaculares 25 golos em apenas 28 partidas e sucedeu a ele próprio como melhor marcador do Campeonato Jugoslavo de Futebol.

Joel Amorim
Joel Amorimhttp://www.bolanarede.pt
Foi talvez a camisola amarela do Rinat Dasaev que fez nascer, em Joel, a paixão pelo futebol russo e pelo Spartak Moscovo. O futebol do leste da Europa, a liga espanhola e o FC Porto são os tópicos sobre os quais mais gosta de escrever.                                                                                                                                                 O Joel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Triunfo sobre a Tunísia coloca Nigéria na liderança do Grupo C da CAN

A Nigéria derrotou a Tunísia por 3-2, em jogo da 2.ª jornada da fase de grupos da CAN. Confere os resultados do dia da competição.

Estoril Praia goleia Alverca e sobe ao 9.º lugar da Primeira Liga

O Estoril Praia recebeu e goleou o Alverca por 4-1, no encontro a contar para a 16.ª jornada da Primeira Liga.

Juventus vence no terreno do Pisa e assume 3.º lugar da Serie A à condição

A Juventus deslocou-se até ao terreno do Pisa e venceu por 2-0, em jogo da 17.ª jornada da Serie A. Confere os resultados do dia da competição.

FC Porto multado após denúncia de Fábio Veríssimo no FC Porto x Braga

O FC Porto foi multado em 12.750 euros na sequência do processo instaurado após o jogo entre FC Porto e Braga e que envolveu Fábio Veríssimo.

PUB

Mais Artigos Populares

Ex-Real Madrid confessa: «Cristiano Ronaldo é o maior jogador da história do Real Madrid»

Lucas Vásquez falou sobre algumas das figuras que passaram pelo Real Madrid e destacou Cristiano Ronaldo como o melhor jogador da história do clube.

José Mourinho nunca perdeu frente ao Braga mas não ganhou o jogo que disputou pelo Benfica frente aos minhotos em 2000

José Mourinho prepara-se para fazer o seu décimo jogo oficial frente ao Braga. O técnico nunca perdeu frente aos minhotos, mas não venceu o jogo que disputou ao serviço do Benfica.

Geny Catamo confessa: «Desde criança tinha o sonho de jogar com a camisola 10»

Geny Catamo herdou a camisola 10 no início da temporada no Sporting e assumiu o mesmo número na seleção de Moçambique para a CAN.