📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Labinot Kabashi – O menino de ouro do futebol kosovar

- Advertisement -

Kabashi nasceu em Skenderaj, uma localidade no distrito de Mitrovica, no norte do Kosovo a 28 de Fevereiro de 2000, mas aos dois anos de idade mudou-se com a sua família para a Catalunha. Filho de pai kosovar e mãe finlandesa, Kabashi juntou-se há cinco anos às escolas de formação do FC Barcelona e é na famosa La Masia que tem crescido para o futebol.

Labinot Kabashi ao lado de Sergio Gómez, outro talentoso jogador da cantera do Barça Fonte: FC Barcelona
Labinot Kabashi ao lado de Sergio Gómez, outro talentoso jogador da cantera do Barça
Fonte: FC Barcelona

Labinot cumpre esta temporada o seu primeiro ano na categoria juvenil do Barça, mas o seu talento já não deixa ninguém indiferente. O seu percurso futebolístico em Espanha é, pelo menos para já, semelhante ao de Pep Guardiola, que tal como Kabashi saiu do Gimnástic Manresa para o Barcelona em tenra idade.

Jogar, nem que seja durante apenas um minuto, pela selecção kosovar numa das próximas partidas oficiais irá significar que Kabashi não poderá representar sob nenhuma condição nem o combinado espanhol, nem a selecção finlandesa. De acordo com os regulamentos da FIFA, que reconheceu autonomia à federação de futebol kosovar no passado dia de 13 de Maio, nenhum atleta de origem kosovar que tenha disputado um jogo com a selecção do Kosovo após essa data poderá voltar a representar outra selecção.

Tendo isto em consideração, entende-se a chamada, que porventura poderia parecer precipitada, do jovem Kabashi à selecção principal do seu país. Albert Bunjaki e a federação kosovar querem assim garantir que aquele que poderá bem vir a ser uma das suas joias da coroa não seja chamado a representar outro país, ficando assim impedindo de vestir a camisola do Kosovo.

Labinot Kabashi é um talento em potência, mas será de todo conveniente que todo este ruído em sua volta não atrapalhe a tranquilidade com que tem vivido os seus dias até agora, nem o transforme num verdadeiro foco de atenção negativa por parte dos media, como sucedeu com Martin Odegaard no Real Madrid CF.

Foto de capa: Globo Esporte

Joel Amorim
Joel Amorimhttp://www.bolanarede.pt
Foi talvez a camisola amarela do Rinat Dasaev que fez nascer, em Joel, a paixão pelo futebol russo e pelo Spartak Moscovo. O futebol do leste da Europa, a liga espanhola e o FC Porto são os tópicos sobre os quais mais gosta de escrever.                                                                                                                                                 O Joel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Vasco Matos critica calendário da Primeira Liga: «Sentimo-nos bastante prejudicados, mas isso tem ser o nosso combustível»

O técnico do Santa Clara mostrou desagrado com a sobrecarga de jogos mas referiu que estes fatores devem ser utilizados como motivação.

Novidades na CAN: Competição passará a ser jogada de quatro em quatro anos

A Confederação Africana de Futebol anunciou, este sábado, que a CAN será jogada a cada quatro anos e a criação da Liga das Nações Africana.

Samuel Dahl atinge a marca dos 50 jogos ao serviço do Benfica

O defesa-lateral sueco cumpriu o jogo 50 com a camisola do Benfica nos oitavos-de-final da Taça de Portugal frente ao Farense.

Ainda te lembras de Jesé Rodríguez? Está a viver uma jornada de sonho

Jesé Rodríguez regressou ao Las Palmas no último mercado de verão. O espanhol esteve uma temporada ao serviço do Sporting.

PUB

Mais Artigos Populares

Estrela da Amadora e Moreirense empatam para a Primeira Liga

O Estrela da Amadora empatou com o Moreirense durante a noite deste sábado, num encontro válido pela 15.ª jornada da Primeira Liga.

SL Benfica x Sporting CP: Leões imparáveis | Andebol

O dérbi de andebol entre Benfica e Sporting foi...

Rafa Silva arrasado: «Se tivesse de lhe dar uma nota de zero a dez pelos treinos, seria zero»

Rafa Silva foi criticado pelo treinador do Besiktas, Sergen Yalçin. O técnico assumiu que o português não se dedica.