Luís Castro| Um bom homem do futebol

- Advertisement -

O técnico português é bastante carismático, não por situações polémicas ou atitudes antidesportivas, mas sim pelo seu profissionalismo, paixão pelo futebol e por ser um exemplo na promoção de um desporto saudável, combatendo as hostilidades. Aos 58 anos, conquista o primeiro grande título da sua carreira, após 23 anos de carreira como treinador.

Na sua época de estreia em palcos internacionais conquistou o campeonato ucraniano ao serviço do FC Shakhtar Donetsk. O treinador luso conseguiu assegurar o quarto título consecutivo de campeão para o colosso ucraniano. Num estádio sem massa associativa, o Shakhtar sagrou-se vencedor da liga, algo que significa muito para os seus adeptos, devido aos conflitos político-sociais que se vivem em Donetsk, e pela forma como vibram pelas conquistas do clube. Desta forma, Luís Castro continua o legado deixado por Paulo Fonseca, que se havia sagrado campeão ucraniano pelo mesmo clube nas três épocas anteriores, entre 2017 e 2019.

Chegou ao principal escalão do futebol nacional em 2004/05, pela mão do FC Penafiel, que representou por duas temporadas. Na segunda época não evitou a descida de divisão, e acabou por sair. Posteriormente, na época 2006/07 assumiu a função de coordenador de formação no FC Porto, cargo que ocupou durante sete temporadas. Em 2013/14 assumiu o comando técnico da equipa B do FC Porto, na Segunda Liga, mas nessa mesma época subiu para a equipa principal dos “Dragões” para substituir Paulo Fonseca.

Após um terceiro posto na tabela classificativa ao serviço da equipa principal do FC Porto, na temporada seguinte voltou à equipa B, onde permaneceu por mais duas épocas e meia, e conquistou a Segunda Liga, um feito inédito para uma equipa secundária. Seguiram-se Rio Ave FC (sétimo lugar no campeonato), GD Chaves (sexto lugar no campeonato) e Vitória SC (quinto lugar no campeonato), realizando sempre épocas positivas, praticando um futebol atrativo e de qualidade. As suas excelentes prestações na liga portuguesa captaram a atenção do FC Shakhtar Donetsk, que procurava um sucessor para ocupar a vaga deixada por Paulo Fonseca, algo que havia sucedido anteriormente no FC Porto.


Após vencer o campeonato, o Shakhtar ainda pode alcançar voos maiores. A 19 de julho vai defrontar o VfL Wolfsburg, num encontro a contar para a segunda mão dos oitavos de final da Liga Europa. Os ucranianos estão em vantagem na eliminatória, após terem vencido a primeira partida por duas bolas a uma, na Alemanha, e com o campeonato ganho, o foco atual recai sempre a competição europeia.

Luís Castro tem contrato válido até junho de 2021, apesar do seu futuro a curto prazo ser ainda uma incógnita. O técnico luso mostrou estar pronto para os grandes palcos do futebol europeu, depois de uma prestação mediana na Liga dos Campeões, mas que lhe garantiu a presença na fase a eliminar da Liga Europa.

Diogo Mimoso Ferreira
Diogo Mimoso Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
Adepto desde muito jovem de bom futebol disputado dentro das 4 linhas, desde o Tiki-taka ao catenaccio. Saiu do litoral e estuda na Beira interior, tentando cumprir o seu sonho desde criança: Comentar e analisar futebol.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Carlo Ancelotti revela decisão de Neymar e aponta à nova geração do Brasil: «Vamos usar os amigáveis para ver os novos talentos em ação»

Carlo Ancelotti confirmou que Neymar não irá voltar à seleção brasileira e revelou que vai preparar a próxima geração da seleção brasileira.

Ricardo Stan é reforço do Sporting

Riccardo Stan, avançado romeno de 14 anos, é o mais recente reforço da formação do Sporting e vai integrar a equipa de sub-15.

Confirmado: Renato Portaluppi é o sucessor de Luís Castro no Grémio

Renato Portaluppi está de regresso ao Grémio. O técnico canarinho é o sucessor de Luís Castro e assinou contrato até ao final da temporada.

Benfica com incerteza para a partida contra o AC Milan

O Benfica ainda não sabe se Alexander Bah vai poder ser utilizado na partida contra o AC Milan, relativa à Europa League.

PUB

Mais Artigos Populares

Alarmes ligados no Al Nassr por João Félix: avançado está descontente e já se conhece a razão

João Félix está insatisfeito no Al Nassr. O internacional português esperava já ter uma proposta de renovação de contrato nas mãos.

Gabriel Veron voltou a usar a camisola do FC Porto

Gabriel Veron foi suplente utilizado durante o encontro entre o FC Porto B e o Vizela, partida relativa à Segunda Liga.

Moreirense vence Marítimo e regressa aos triunfos na Primeira Liga

O Moreirense venceu o Marítimo por 3-1 para a sexta jornada da Primeira Liga. Equipa de Moreira de Cónegos somou os três pontos.