📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Luís Castro| Um bom homem do futebol

- Advertisement -

O técnico português é bastante carismático, não por situações polémicas ou atitudes antidesportivas, mas sim pelo seu profissionalismo, paixão pelo futebol e por ser um exemplo na promoção de um desporto saudável, combatendo as hostilidades. Aos 58 anos, conquista o primeiro grande título da sua carreira, após 23 anos de carreira como treinador.

Na sua época de estreia em palcos internacionais conquistou o campeonato ucraniano ao serviço do FC Shakhtar Donetsk. O treinador luso conseguiu assegurar o quarto título consecutivo de campeão para o colosso ucraniano. Num estádio sem massa associativa, o Shakhtar sagrou-se vencedor da liga, algo que significa muito para os seus adeptos, devido aos conflitos político-sociais que se vivem em Donetsk, e pela forma como vibram pelas conquistas do clube. Desta forma, Luís Castro continua o legado deixado por Paulo Fonseca, que se havia sagrado campeão ucraniano pelo mesmo clube nas três épocas anteriores, entre 2017 e 2019.

Chegou ao principal escalão do futebol nacional em 2004/05, pela mão do FC Penafiel, que representou por duas temporadas. Na segunda época não evitou a descida de divisão, e acabou por sair. Posteriormente, na época 2006/07 assumiu a função de coordenador de formação no FC Porto, cargo que ocupou durante sete temporadas. Em 2013/14 assumiu o comando técnico da equipa B do FC Porto, na Segunda Liga, mas nessa mesma época subiu para a equipa principal dos “Dragões” para substituir Paulo Fonseca.

Após um terceiro posto na tabela classificativa ao serviço da equipa principal do FC Porto, na temporada seguinte voltou à equipa B, onde permaneceu por mais duas épocas e meia, e conquistou a Segunda Liga, um feito inédito para uma equipa secundária. Seguiram-se Rio Ave FC (sétimo lugar no campeonato), GD Chaves (sexto lugar no campeonato) e Vitória SC (quinto lugar no campeonato), realizando sempre épocas positivas, praticando um futebol atrativo e de qualidade. As suas excelentes prestações na liga portuguesa captaram a atenção do FC Shakhtar Donetsk, que procurava um sucessor para ocupar a vaga deixada por Paulo Fonseca, algo que havia sucedido anteriormente no FC Porto.


Após vencer o campeonato, o Shakhtar ainda pode alcançar voos maiores. A 19 de julho vai defrontar o VfL Wolfsburg, num encontro a contar para a segunda mão dos oitavos de final da Liga Europa. Os ucranianos estão em vantagem na eliminatória, após terem vencido a primeira partida por duas bolas a uma, na Alemanha, e com o campeonato ganho, o foco atual recai sempre a competição europeia.

Luís Castro tem contrato válido até junho de 2021, apesar do seu futuro a curto prazo ser ainda uma incógnita. O técnico luso mostrou estar pronto para os grandes palcos do futebol europeu, depois de uma prestação mediana na Liga dos Campeões, mas que lhe garantiu a presença na fase a eliminar da Liga Europa.

Diogo Mimoso Ferreira
Diogo Mimoso Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
Adepto desde muito jovem de bom futebol disputado dentro das 4 linhas, desde o Tiki-taka ao catenaccio. Saiu do litoral e estuda na Beira interior, tentando cumprir o seu sonho desde criança: Comentar e analisar futebol.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Manter a invencibilidade na Invicta | FC Porto x Estoril

O favoritismo do FC Porto neste embate é praticamente inegável, com a turma de Farioli num momento positivo da temporada

Flamengo vence Palmeiras de Abel Ferreira e conquista Taça Libertadores

O Flamengo venceu a final da Taça Libertadores. Na final, disputada em Lima, o Rubro-Negro derrotou a equipa de Abel Ferreira.

O dérbi antes d’O dérbi | Sporting x Estrela da Amadora

Há dez jogos sem perder para todas as competições, o Sporting quer continuar a morder os calcanhares ao FC Porto

Florentino Luís alcança a marca dos 300 jogos na carreira profissional

Florentino Luís chegou, este sábado, aos 300 jogos na carreira profissional, no encontro do Burnley frente ao Brentford, na Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

João Almeida acusa pelotão de falta de respeito: «Não se preocupam realmente com os acidentes»

João Almeida atribuiu a responsabilidade das quedas recentes em descidas à falta de cuidado por parte dos seus colegas.

Atlético Madrid multado pela UEFA por «atos racistas» no jogo frente ao Arsenal

O Atlético Madrid recebeu uma multa da UEFA de 30 mil euros devido a «atos racistas» por parte dos adeptos no jogo contra o Arsenal.

Xabi Alonso reage aos comentários de Joan Laporta: «Conhecemos bem as mensagens populistas»

Xabi Alonso reagiu aos comentários de Joan Laporta sobre o Real Madrid. O técnico abordou o tema na antevisão ao duelo frente ao Girona.