Marchisio é trunfo para acabar com o jejum

- Advertisement -

Este artigo que agora começo a redigir tinha como objetivo falar das mais recentes chegadas das estrelas Claudio Marchisio e John Terry ao campeonato russo, mas como o anterior internacional inglês rejeitou entretanto o FK Spartak de Moscovo, abordarei o caso do italiano, a transferência mais sonante até agora do futebol do país dos czares.

O médio transalpino, de 32 anos, estava livre depois de deixar a Juventus, clube onde se formou e jogou ao longo de 12 anos como sénior – entre 2006 e 2018, incluindo um período de empréstimo ao Empoli em 2008 – e em Portugal correu tinta na imprensa este verão sobre o interesse dos crónicos três candidatos ao título no internacional italiano.

A escolha recaiu no FK Zenit, clube com forte pujança financeira e fome de títulos, desde logo domésticos. É que o emblema de São Petersburgo não ganha o campeonato desde 2014/15, na altura orientado pelo português André Villas-Boas. Desde aí o título mudou de mãos três meses, mas nunca saiu de Moscovo, com CSKA Moskovo, Spartak e FC Lokomotiv Moscovo a levantarem o troféu, respetivamente. A última conquista do Zenit foi a supertaça russa em 2016…

O presente, podemos dizê-lo, é positivo. No banco esta temporada senta-se Sergei Semak, ele que terminou a carreira no clube em 2013 e passou a adjunto até 2016. Nas duas últimas épocas orientou o FK Ufa e agora, aos 42 anos, decidiu voltar ao Zenit, mas com mais responsabilidades.

Em 2008, o Zenit ergueu a Taça UEFA e Supertaça Europeia. Protagonismo que procura agora recuperar
Foto de Capa: FK Zenit

A equipa de Luís Neto é por agora a líder da liga russa ao cabo de seis jornadas, cinco vitórias e um empate. Na Europa, está na fase de grupos da Liga Europa depois de uma recuperação ‘milagrosa’ na 3.ª pré-eliminatória frente ao FK Dinamo Minsk – de 0-4 para 8-1 – e de uma eliminatória apertada com os noruegueses do Molde FK – vitória por 3-1 e derrota por 2-1, no playoff. Desse ponto de vista, cumpriu os requisitos mínimos e salvou-se do enorme revés de uma eliminação precoce.

Na Rússia, há quem defenda que Claudio Marchisio, o novo número 10, é o substituto de Axel Witsel. Domingo, frente ao FK Orenburg, para a sétima jornada do campeonato, o italiano poderá dar os primeiros toques de classe ao meio-campo petersburguês.

Foto de Capa: FK Zenit

Rúben Tavares
Rúben Tavareshttp://www.bolanarede.pt
O futebol foi a primeira paixão da infância, no seu estado mais selvagem e pueril. Paixão desnuda. Hoje não deixou de ser paixão, mas é mais madura, aliada a outras paixões de outras idades: a literatura, as ciências sociais, as ciências humanas.                                                                                                                                                 O Rúben escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Gerard Piqué atira-se a José Mourinho: «É o treinador perfeito para dar ‘show’ sem que se fale de futebol»

Gerard Piqué criticou o regresso de José Mourinho. O antigo defesa acusou também o Real Madrid de atrapalhar vários negócios.

Erling Haaland para Bernardo Silva: «Vemo-nos nas meias-finais»

Erling Haaland comentou a publicação do Real Madrid, em que oficializou Bernardo Silva. «Vemo-nos nas meias-finais».

Ronaldo Nazário rendido a Lionel Messi: «É o melhor jogador de todos os tempos»

Ronaldo Nazário diz que Lionel Messi é o «melhor jogador de todos os tempos». Vários elogios para o internacional argentino.

Luis Díaz após brilhar no Mundial 2026: «Desde o aquecimento que senti que algo especial iria acontecer»

Luis Díaz fez a análise à vitória da Colômbia frente ao Uzbequistão. Avançado do Bayern Munique foi eleito o homem do jogo.

PUB

Mais Artigos Populares

O que pode Marco Silva oferecer ao Benfica

«É o maior desafio da minha carreira». Esta foi a frase que marcou a apresentação de Marco Silva como novo treinador do Benfica.

Sporting: Extremo de 18 anos do Chelsea referenciado para substituir Souleymane Faye

O Sporting quer contratar o jovem Jesse Derry ao Chelsea. O extremo inglês pode substituir Souleymane Faye na próxima época.

Leipzig demite Ole Werner e prepara chegada de Martín Demichelis

O Leipzig decidiu dispensar Ole Werner apesar de uma época de sucesso, com Martín Demichelis já identificado como substituto.