Novembro de 2020 | A queda da mística argentina

- Advertisement -

Sem que nada o fizesse prever, o mês de novembro tornou-se um marco histórico para o futebol argentino. Com as suas devidas distâncias, porque obviamente os dois jogadores tiveram um peso e uma preponderância diferente e incomparável no futebol mundial, mas a verdade é que no espaço de cerca de 15 dias, a Argentina perde o seu líder físico e o seu líder espiritual.

Primeiro o internacional argentino Javier Mascherano confirmou o final da carreira de futebolista, aos 36 anos. O médio, que em vários momentos da carreira assumiu também funções como defesa, viveu os seus momentos áureos no FC Barcelona, entre 2010 e 2017 e na seleção Argentina. Nos catalães, venceu cinco ligas espanholas, cinco Taças do Rei, quatro Supertaças de Espanha, duas Ligas dos Campeões, duas Supertaças Europeias e dois Mundiais de Clubes.

O jogador que passou também pelo CA River Plate, SC Corinthians Paulista, West Ham United FC, Liverpool FC, Hebei Fortune e Club Estudiantes de la Plata, foi um verdadeiro líder da sua geração, reconhecido por colegas e adeptos como o grande capitão e líder responsável pelas finais atingidas pela seleção Argentina. Para muitos, foi inclusivamente o segundo melhor jogador da sua geração. Para mim foi. O médio pode até não ter sido o melhor tecnicamente, mas compensou com a sua ética, raça, liderança e intensidade. Um dos melhores exemplos do que é um profissional maduro, altruísta e dedicado.

El Jefecito, além de um ídolo visceral por todos os lugares onde passou, foi muito mais do que isso: Mascherano foi o líder físico da seleção de Messi, chegando ao ponto de na meia final do mundial de 2014 rasgar o ânus num carrinho para evitar um golo certo de Robben.

É difícil imaginar a equipa atual da Argentina sem o pequeno careca e a sua camisola “14”.

 

Subscreve!

Artigos Populares

Levante pondera avançar para o empréstimo de Georgi Kochorashvili

O Levante pondera avançar para o empréstimo de Georgi Kochorashvili nos últimos dias de mercado. O médio não tem sido opção para Rui Borges.

Mikel Arteta reage à derrota caseira: «É preciso dar crédito ao Manchester United»

Na reação à derrota do Arsenal diante do Manchester United, Mikel Arteta assumiu a responsabilidade e deu os créditos aos adversários pelo desempenho.

Matheus Cunha elogia Michael Carrick e aborda momento do Manchester United: «Acho que nos sentimos mais unidos»

Matheus Cunha foi o herói do Manchester United ao marcar o golo decisivo frente ao Arsenal e, no final do encontro, abordou o momento dos red devils.

Sporting: Matheus Reis pode falhar até quatro jogos após expulsão em Arouca

Matheus Reis foi expulso no final da partida entre o Sporting e o Arouca, e aguarda o relatório de Hélder Carvalho para saber a extensão da suspensão.

PUB

Mais Artigos Populares

Giorgi Kochorashvili não foi convocado para o Arouca x Sporting: eis a razão

Giorgi Kochorashvili não foi convocado para o Arouca x Sporting por opção de Rui Borges. O médio georgiano tem vindo a perder espaço no plantel dos leões.

SAD do Benfica confirma negociações para os direitos televisivos das próximas duas épocas

A SAD do Benfica confirmou que está em negociações com a Nos para fechar os direitos televisivos para as épocas 2026/27 e 2027/28.

FC Porto x Gil Vicente na Primeira Liga: Eis os onzes prováveis

O FC Porto recebe o Gil Vicente no Estádio do Dragão, em jogo da 19.ª jornada da Primeira Liga. Eis os onzes prováveis para o encontro.