Novembro de 2020 | A queda da mística argentina

- Advertisement -

Sem que nada o fizesse prever, o mês de novembro tornou-se um marco histórico para o futebol argentino. Com as suas devidas distâncias, porque obviamente os dois jogadores tiveram um peso e uma preponderância diferente e incomparável no futebol mundial, mas a verdade é que no espaço de cerca de 15 dias, a Argentina perde o seu líder físico e o seu líder espiritual.

Primeiro o internacional argentino Javier Mascherano confirmou o final da carreira de futebolista, aos 36 anos. O médio, que em vários momentos da carreira assumiu também funções como defesa, viveu os seus momentos áureos no FC Barcelona, entre 2010 e 2017 e na seleção Argentina. Nos catalães, venceu cinco ligas espanholas, cinco Taças do Rei, quatro Supertaças de Espanha, duas Ligas dos Campeões, duas Supertaças Europeias e dois Mundiais de Clubes.

O jogador que passou também pelo CA River Plate, SC Corinthians Paulista, West Ham United FC, Liverpool FC, Hebei Fortune e Club Estudiantes de la Plata, foi um verdadeiro líder da sua geração, reconhecido por colegas e adeptos como o grande capitão e líder responsável pelas finais atingidas pela seleção Argentina. Para muitos, foi inclusivamente o segundo melhor jogador da sua geração. Para mim foi. O médio pode até não ter sido o melhor tecnicamente, mas compensou com a sua ética, raça, liderança e intensidade. Um dos melhores exemplos do que é um profissional maduro, altruísta e dedicado.

El Jefecito, além de um ídolo visceral por todos os lugares onde passou, foi muito mais do que isso: Mascherano foi o líder físico da seleção de Messi, chegando ao ponto de na meia final do mundial de 2014 rasgar o ânus num carrinho para evitar um golo certo de Robben.

É difícil imaginar a equipa atual da Argentina sem o pequeno careca e a sua camisola “14”.

 

Subscreve!

Artigos Populares

Wolverhampton de César Peixoto e Swansea de Vítor Matos goleiam e topo do Championship é 100% português

Grandes resultados para o Wolverhampton de César Peixoto e Swansea de Vítor Matos. Goleadas metem dois clubes na liderança do Championship.

Liverpool volta a empatar e a marcar passo na Premier League e Nottingham Forest já sabe o que é pontuar

O Liverpool continua sem conseguir vencer na Premier League. Na segunda jornada, empate diante do Nottingham Forest em Anfield.

Benfica muda planos para Richard Ríos: Eis o ponto de situação

O Benfica pondera emprestar Richard Ríos com cláusula de obrigação de compra, mas ainda não recebeu propostas oficiais pelo jogador.

Oficial: Rafael Leão a caminho da Turquia e já aparece com cachecol do Galatasaray

Rafael Leão vai assinar pelo Galatasaray. O português vai assinar pelos turcos e deixar cerca de 45 milhões de euros nos cofres do AC Milan.

PUB

Mais Artigos Populares

Champions League: José Mourinho já tem datas marcadas para dois reencontros especiais

José Mourinho vai reencontrar o Inter de Milão no Bernabéu e a AS Roma no Olímpico na fase de liga da Champions League.

Bruno Fernandes e Manuel Ugarte de regresso a Alvalade: Eis a data de reencontro com o Sporting

Bruno Fernandes e Manuel Ugarte regressam a Alvalade dia 25 de novembro, às 20h. Sporting x Manchester United para a 5.ª jornada da Champions League.

Eis o calendário de jogos do Real Madrid de José Mourinho na fase de liga da Champions League

A UEFA deu a conhecer os dias e horas dos jogos da fase de liga da Champions League. Conhece o calendário do Real Madrid de José Mourinho.