Novembro de 2020 | A queda da mística argentina

- Advertisement -

Sem que nada o fizesse prever, o mês de novembro tornou-se um marco histórico para o futebol argentino. Com as suas devidas distâncias, porque obviamente os dois jogadores tiveram um peso e uma preponderância diferente e incomparável no futebol mundial, mas a verdade é que no espaço de cerca de 15 dias, a Argentina perde o seu líder físico e o seu líder espiritual.

Primeiro o internacional argentino Javier Mascherano confirmou o final da carreira de futebolista, aos 36 anos. O médio, que em vários momentos da carreira assumiu também funções como defesa, viveu os seus momentos áureos no FC Barcelona, entre 2010 e 2017 e na seleção Argentina. Nos catalães, venceu cinco ligas espanholas, cinco Taças do Rei, quatro Supertaças de Espanha, duas Ligas dos Campeões, duas Supertaças Europeias e dois Mundiais de Clubes.

O jogador que passou também pelo CA River Plate, SC Corinthians Paulista, West Ham United FC, Liverpool FC, Hebei Fortune e Club Estudiantes de la Plata, foi um verdadeiro líder da sua geração, reconhecido por colegas e adeptos como o grande capitão e líder responsável pelas finais atingidas pela seleção Argentina. Para muitos, foi inclusivamente o segundo melhor jogador da sua geração. Para mim foi. O médio pode até não ter sido o melhor tecnicamente, mas compensou com a sua ética, raça, liderança e intensidade. Um dos melhores exemplos do que é um profissional maduro, altruísta e dedicado.

El Jefecito, além de um ídolo visceral por todos os lugares onde passou, foi muito mais do que isso: Mascherano foi o líder físico da seleção de Messi, chegando ao ponto de na meia final do mundial de 2014 rasgar o ânus num carrinho para evitar um golo certo de Robben.

É difícil imaginar a equipa atual da Argentina sem o pequeno careca e a sua camisola “14”.

 

Subscreve!

Artigos Populares

Podcast Papo de Bola #107 – Análise do Brasil vs. Marrocos

No episódio do "Papo de Bola" desta semana é feita a análise à estreia do Brasil no Mundial 2026 frente a Marrocos. Com a participação do César Mayrinck.

Vítor Pereira mantém-se fiel ao Nottingham Forest apesar do interesse do Al Hilal

Vítor Pereira pretende continuar no Nottingham Forest, mas não deve assinar um novo acordo antes do início da próxima temporada.

Inédito: Tunísia despede o selecionador Sabri Lamouchi após sofrer goleada no primeiro jogo do Mundial 2026

Depois da derrota pesada por 5-1 frente à Suécia no arranque do Mundial 2026, a Tunísia decidiu despedir o selecionador Sabri Lamouchi.

EM DIRETO E AO VIVO: Assiste ao Espanha x Cabo Verde do Mundial 2026

Espanha e Cabo Verde têm encontro marcado na fase de grupos do Mundial 2026. Em baixo, podes assistir ao jogo ao vivo e em direto.

PUB

Mais Artigos Populares

Portugal retoma trabalhos com a mesma baixa às ordens de Roberto Martínez

A Seleção Nacional treinou esta segunda-feira com o foco na estreia do Mundial 2026. Rúben Dias fez trabalho condicionado.

Álvaro Pacheco sai por divergência de ideias com o Casa Pia e Vasco Matos não está fechado: eis o que o Bola na Rede...

Álvaro Pacheco está de saída do Casa Pia. Bola na Rede sabe o que mudou e que Vasco Matos não está fechado como o seu substituto.

Mercado não mexe com Tomás Araújo: Internacional português está focado no Benfica

Apesar do interesse de clubes como o Real Madrid e Bayern Munique, Tomás Araújo está comprometido a continuar no Benfica.