Novembro de 2020 | A queda da mística argentina

- Advertisement -

Sem que nada o fizesse prever, o mês de novembro tornou-se um marco histórico para o futebol argentino. Com as suas devidas distâncias, porque obviamente os dois jogadores tiveram um peso e uma preponderância diferente e incomparável no futebol mundial, mas a verdade é que no espaço de cerca de 15 dias, a Argentina perde o seu líder físico e o seu líder espiritual.

Primeiro o internacional argentino Javier Mascherano confirmou o final da carreira de futebolista, aos 36 anos. O médio, que em vários momentos da carreira assumiu também funções como defesa, viveu os seus momentos áureos no FC Barcelona, entre 2010 e 2017 e na seleção Argentina. Nos catalães, venceu cinco ligas espanholas, cinco Taças do Rei, quatro Supertaças de Espanha, duas Ligas dos Campeões, duas Supertaças Europeias e dois Mundiais de Clubes.

O jogador que passou também pelo CA River Plate, SC Corinthians Paulista, West Ham United FC, Liverpool FC, Hebei Fortune e Club Estudiantes de la Plata, foi um verdadeiro líder da sua geração, reconhecido por colegas e adeptos como o grande capitão e líder responsável pelas finais atingidas pela seleção Argentina. Para muitos, foi inclusivamente o segundo melhor jogador da sua geração. Para mim foi. O médio pode até não ter sido o melhor tecnicamente, mas compensou com a sua ética, raça, liderança e intensidade. Um dos melhores exemplos do que é um profissional maduro, altruísta e dedicado.

El Jefecito, além de um ídolo visceral por todos os lugares onde passou, foi muito mais do que isso: Mascherano foi o líder físico da seleção de Messi, chegando ao ponto de na meia final do mundial de 2014 rasgar o ânus num carrinho para evitar um golo certo de Robben.

É difícil imaginar a equipa atual da Argentina sem o pequeno careca e a sua camisola “14”.

 

Subscreve!

Artigos Populares

Marco Silva agradado com a postura de Vangelis Pavlidis: «Tem-se regido como alguém que realmente gosta de estar onde está»

Marco Silva analisou a goleada do Benfica frente ao Hearts na Europa League. O técnico explicou a decisão de colocar Samuel Soares como titular.

Marco Silva e a escolha de Samuel Soares para o onze titular: «A minha decisão é puramente técnica»

Marco Silva analisou a goleada do Benfica frente ao Hearts na Europa League. O técnico explicou a decisão de colocar Samuel Soares como titular.

Antevisão da Primeira Liga 2026/27

Já o Benfica, por ser aquele que não vence a Primeira Liga há mais tempo, entra nesta disputa no último lugar do pódio.

Estrasburgo de Hugo Oliveira pode receber reforço vindo do Chelsea: Há luz verde do jogador

Guarda-redes Filip Jorgensen deu a sua aprovação para ser emprestado pelo Chelsea ao Estrasburgo de Hugo Oliveira.

PUB

Mais Artigos Populares

AS Roma fecha defesa do Atlético Madrid por 18 milhões de euros

Nahuel Molina vai deixar o Atlético Madrid e reforçar a AS Roma. Clubes acordaram pacote de 18 milhões de euros.

Newcastle mantém mira apontada à Primeira Liga: Médio do Benfica adicionado à lista

O Football Insider avança que o Newcastle vê Richard Ríos como uma opção adequada para a sucessão de Bruno Guimarães no meio-campo.

Chelsea fecha lateral da La Liga por pacote de 21 milhões de euros

O Chelsea fechou a contratação de Pep Chavarría. Blues acordam pacote de 19+2 milhões de euros com o Rayo Vallecano.