Os 6 jovens do futuro da Laranja Mecânica

- Advertisement -

A Holanda é uma das grandes potências do futebol mundial. Desde os tempos de Cruyff nos anos 70, à conquista do Euro de 88 com Van Basten, Koeman, Rijkaard e Gullit, aos tempos de ouro do AFC Ajax, campeão europeu e mundial, lançou inúmeros craques à seleção conhecida como “A Laranja Mecânica”. Havia ainda Van der Sar, Seedorf, Bergkampo, de Boer, entre outros…

A seleção holandesa prometia em todas as fases finais, no entanto, acabava por desiludir. A única conquista foi o Europeu de 88, para além das finais de 1974, 1978 e 2010. Nessa última chegada à final o plantel era composto por nomes como Robben, Sneijder ou Van Persie.

A Holanda desde esse momento quebrou o rendimento e as seleções perderam o brilho habitual, tal como a presença de jogadores de classe mundial. Nos últimos anos, a Liga Holandesa tem evoluído e conquistado mais a atenção daqueles que acompanham o desporto-rei. A formação dos principais clubes holandeses é notória e o desenvolvimento de jovens é a política adotado por essas equipas.

Uma das provas desse desenvolvimento é o facto de a Laranja Mecânica ser um dos principais candidatos ao Euro de 2020, depois de nem ter marcado presença na última edição, nem no Mundial de 2018.  A outra evidência é a chegada à final da Liga das Nações em junho deste ano, derrotados pelos portugueses.

Vários jogadores de qualidade emergiram nos últimos anos, como é o caso de Frenkie de Jong, Matthijs de Ligt, Van de Beek, Bergwijn e Berghuis que são presenças habituais nas convocatórias, ou Donyell Malen e Justin Kluivert que começa a ser opção, apesar de ainda terem idade para jogar na seleção de sub-21.

Depois também há o exemplo de Virgil Van Dijk, que chegou ao topo numa idade mais tardia, no entanto, venceu o prémio de melhor jogador do ano pela UEFA e foi segundo classificado no prémio de melhor jogador do mundo pela FIFA. A seleção holandesa tem o futuro assegurado pela qualidade dos jovens que lá chegaram, e pelos que ainda vão lá chegar quando derem o salto.

Destaco aqui alguns jovens promessas holandeses. Mais tarde ou mais cedo, o nome deles vai ser ouvido muitas vezes.

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Ian Cathro responde ao Bola na Rede após Estoril Praia x FC Porto: «Tentámos ajustar isso ao longo da primeira parte»

Ian Cathro respondeu ao Bola na Rede na sala de imprensa do Estádio António Coimbra da Mota. Estoril Praia perdeu com o FC Porto por 3-1.

Francesco Farioli responde ao Bola na Rede após vitória do FC Porto em Estoril

Francesco Farioli respondeu ao Bola na Rede na sala de imprensa do Estádio António Coimbra da Mota. FC Porto venceu Estoril por 3-1.

Ian Cathro irónico: «O treinador do Estoril falhou hoje e talvez tenha um problema. Talvez esteja na hora de deixar uns princípios ir embora,...

Ian Cathro analisou o desfecho do Estoril Praia x FC Porto. Canarinhos perderam com dragões por 2-0 na Primeira Liga.

Francesco Farioli destaca vitória do FC Porto: «Marcámos três golos, mas podíamos ter marcado mais dois. São coisas a melhorar»

Francesco Farioli analisou o desfecho do Estoril Praia x FC Porto. Dragões ganharam canarinhos por 2-0 na Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Pepê recusa prémio de homem do jogo entregue por colega do FC Porto e retribui elogios: «Corre o campo todo e é um fenómeno»

Pepê analisou o desfecho do Estoril Praia x FC Porto. Dragões ganharam canarinhos por 3-1 na Primeira Liga.

João Carvalho explica derrota do Estoril Praia contra o FC Porto: «Não igualámos a intensidade nas segundas bolas e duelos»

João Carvalho analisou o desfecho do Estoril Praia x FC Porto. Canarinhos perderam com dragões por 3-1 na Primeira Liga.

Botafogo empata com Coritiba (2-2) na estreia de Franclim Carvalho no Brasileirão

Na estreia de Franclim Carvalho no Brasileirão, o Botafogo empatou (2-2) com o Coritiba. Danilo e Arthur Cabral (ex-Benfica) marcaram para os cariocas; Breno Lopes (assistido por Josué) e Lavega faturaram para os visitantes.