Os 6 jovens do futuro da Laranja Mecânica

- Advertisement -

A Holanda é uma das grandes potências do futebol mundial. Desde os tempos de Cruyff nos anos 70, à conquista do Euro de 88 com Van Basten, Koeman, Rijkaard e Gullit, aos tempos de ouro do AFC Ajax, campeão europeu e mundial, lançou inúmeros craques à seleção conhecida como “A Laranja Mecânica”. Havia ainda Van der Sar, Seedorf, Bergkampo, de Boer, entre outros…

A seleção holandesa prometia em todas as fases finais, no entanto, acabava por desiludir. A única conquista foi o Europeu de 88, para além das finais de 1974, 1978 e 2010. Nessa última chegada à final o plantel era composto por nomes como Robben, Sneijder ou Van Persie.

A Holanda desde esse momento quebrou o rendimento e as seleções perderam o brilho habitual, tal como a presença de jogadores de classe mundial. Nos últimos anos, a Liga Holandesa tem evoluído e conquistado mais a atenção daqueles que acompanham o desporto-rei. A formação dos principais clubes holandeses é notória e o desenvolvimento de jovens é a política adotado por essas equipas.

Uma das provas desse desenvolvimento é o facto de a Laranja Mecânica ser um dos principais candidatos ao Euro de 2020, depois de nem ter marcado presença na última edição, nem no Mundial de 2018.  A outra evidência é a chegada à final da Liga das Nações em junho deste ano, derrotados pelos portugueses.

Vários jogadores de qualidade emergiram nos últimos anos, como é o caso de Frenkie de Jong, Matthijs de Ligt, Van de Beek, Bergwijn e Berghuis que são presenças habituais nas convocatórias, ou Donyell Malen e Justin Kluivert que começa a ser opção, apesar de ainda terem idade para jogar na seleção de sub-21.

Depois também há o exemplo de Virgil Van Dijk, que chegou ao topo numa idade mais tardia, no entanto, venceu o prémio de melhor jogador do ano pela UEFA e foi segundo classificado no prémio de melhor jogador do mundo pela FIFA. A seleção holandesa tem o futuro assegurado pela qualidade dos jovens que lá chegaram, e pelos que ainda vão lá chegar quando derem o salto.

Destaco aqui alguns jovens promessas holandeses. Mais tarde ou mais cedo, o nome deles vai ser ouvido muitas vezes.

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Sotiris Silaidopoulos não corre o risco de ser despedido do Rio Ave

Sotiris Silaidopoulos não está em risco de ser demitido do comando técnico do Rio Ave, apesar dos últimos maus resultados.

Bruno Fernandes recebe fortes elogios de lendas da Premier League: «Está a jogar de forma maravilhosa»

Alan Shearer e Gary Lineker mostraram-se deliciados com a exibição do Manchester United e com o momento de forma de Bruno Fernandes.

Braga passa a ser a 5.ª equipa com mais jogos na Primeira Liga

O Braga ultrapassou o Belenenses e passou a ser a quinta equipa com mais jogos disputados na Primeira Liga.

Rafael Leão regressa aos treinos e pode ser opção para encontro com o Pisa

Depois de falhar o jogo frente ao Bolonha devido a uma pubalgia, Rafael Leão regressou aos treinos e partilhou imagens do seu treino de recuperação.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Borges responde ao Bola na Rede após FC Porto x Sporting: «Sabíamos que quem tivesse por fora tinha de ter um compromisso mais...

Rui Borges analisou o empate entre FC Porto e Sporting no Estádio do Dragão. O treinador dos leões respondeu à pergunta do Bola na Rede.

Francesco Farioli responde ao Bola na Rede após o FC Porto x Sporting: «O Rodrigo Mora é um jogador muito inteligente e tem uma...

Francesco Farioli analisou o empate entre FC Porto e Sporting no Estádio do Dragão. O treinador italiano respondeu à pergunta do Bola na Rede.

Diego Capel recorda passagem pelo Barcelona: «Aos seis meses, entrei em depressão»

Diego Capel passou pelo Barcelona durante a sua formação, mas o antigo extremo admitiu que o período não foi positivo.