Os 6 jovens do futuro da Laranja Mecânica

- Advertisement -

A Holanda é uma das grandes potências do futebol mundial. Desde os tempos de Cruyff nos anos 70, à conquista do Euro de 88 com Van Basten, Koeman, Rijkaard e Gullit, aos tempos de ouro do AFC Ajax, campeão europeu e mundial, lançou inúmeros craques à seleção conhecida como “A Laranja Mecânica”. Havia ainda Van der Sar, Seedorf, Bergkampo, de Boer, entre outros…

A seleção holandesa prometia em todas as fases finais, no entanto, acabava por desiludir. A única conquista foi o Europeu de 88, para além das finais de 1974, 1978 e 2010. Nessa última chegada à final o plantel era composto por nomes como Robben, Sneijder ou Van Persie.

A Holanda desde esse momento quebrou o rendimento e as seleções perderam o brilho habitual, tal como a presença de jogadores de classe mundial. Nos últimos anos, a Liga Holandesa tem evoluído e conquistado mais a atenção daqueles que acompanham o desporto-rei. A formação dos principais clubes holandeses é notória e o desenvolvimento de jovens é a política adotado por essas equipas.

Uma das provas desse desenvolvimento é o facto de a Laranja Mecânica ser um dos principais candidatos ao Euro de 2020, depois de nem ter marcado presença na última edição, nem no Mundial de 2018.  A outra evidência é a chegada à final da Liga das Nações em junho deste ano, derrotados pelos portugueses.

Vários jogadores de qualidade emergiram nos últimos anos, como é o caso de Frenkie de Jong, Matthijs de Ligt, Van de Beek, Bergwijn e Berghuis que são presenças habituais nas convocatórias, ou Donyell Malen e Justin Kluivert que começa a ser opção, apesar de ainda terem idade para jogar na seleção de sub-21.

Depois também há o exemplo de Virgil Van Dijk, que chegou ao topo numa idade mais tardia, no entanto, venceu o prémio de melhor jogador do ano pela UEFA e foi segundo classificado no prémio de melhor jogador do mundo pela FIFA. A seleção holandesa tem o futuro assegurado pela qualidade dos jovens que lá chegaram, e pelos que ainda vão lá chegar quando derem o salto.

Destaco aqui alguns jovens promessas holandeses. Mais tarde ou mais cedo, o nome deles vai ser ouvido muitas vezes.

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting x Casa Pia: eis os onzes iniciais para a partida da Primeira Liga

O Sporting e o Casa Pia enfrentam-se a partir das 20h15 desta sexta-feira, em jogo da 18.ª jornada da Primeira Liga.

Crystal Palace procura sucessor para Oliver Glasner: 2 treinadores da La Liga analisados

O Crystal Palace já está em busca de um novo treinador, depois de Oliver Glasner ter anunciado que vai deixar a equipa no verão.

Que decisão José Mourinho vai tomar? As opções do Benfica para o lugar de Richard Ríos

O Benfica não vai poder contar com Richard Ríos nas próximas semanas, devido a uma lesão no ombro do colombiano.

Portugal entra a vencer no Euro 2026 de Andebol

Portugal bateu a Roménia durante a tarde desta sexta-feira, num encontro da primeira jornada da fase de grupos do Euro 2026 de Andebol.

PUB

Mais Artigos Populares

Braga perto de fechar médio ex-Rio Ave por 6 milhões de euros

Demir Tiknaz é o grande alvo do Braga no presente mercado de transferências. O jogador representa o Besiktas e já passou pelo Rio Ave.

Eis a data da possível (re)estreia de Rafa Silva pelo Benfica

Rafa Silva está a um passo de voltar a ser jogador do Benfica. Já existe acordo entre os encarnados e o Besiktas por cinco milhões de euros.

Rafa Silva mais perto de regressar ao Benfica: eis quanto as estão dispostas a pagar

O Benfica já tem acordo com o Besiktas para o regresso de Rafa Silva. Pacote de 5 milhões de euros + 2 milhões de euros em variáveis.