📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Palancas Negras: Um futuro risonho?

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Internacional

De acordo com a História da Humanidade, é fácil concluir que cada nação é constituída por uma população que partilha a mesma origem, língua, religião e/ou cultura, ou seja, são pessoas que possuem uma história e identidade comuns. Apesar de ser uma verdade inequívoca, eu penso que deve acrescentada a seleção de futebol ao conjunto de fundamentos que constituem o termo “Nação”, uma vez que sempre que a principal equipa de cada país dum dos sete continentes do planeta Terra disputa uma partida de futebol, verifica-se (quase) sempre um apelo de amor à pátria e à respetiva bandeira nacional.

Em Angola, esta ocorrência não é distinta da observada noutros países, pois quando os Palancas Negras (alcunha da seleção angolana) têm um jogo, seja dentro ou fora do seu território, o povo angolano deixa tudo de lado para poder acompanhar de perto a sua seleção.

Nos últimos anos, a seleção angolana não tem dado grandes alegrias aos seus cidadãos, em vez disso a alegria e deu lugar aos sentimentos de frustração e profunda tristeza perante os sucessivos fracassos que tem vindo a acrescentar, ano após ano. No passado dia 27 de janeiro de 2017, fez precisamente 4 anos que Angola disputou a sua última partida no CAN (derrota por 2-1 frente a Cabo Verde).

Beto Bianchi assumirá o comando da seleccção angolana  Fonte: redeangola.info
Beto Bianchi assumirá o comando técnico da Seleção Angolana
Fonte: redeangola.info

 

Desde então, a seleção d´Os Palancas Negras nunca mais foi capaz de conseguir alcançar a mais importante prova do continente africano, tendo ficado sempre pelas eliminatórias de acesso ao CAN. “Mas qual é o principal motivo para estas ausências em provas importantes?” – esta é uma das muitas perguntas que os adeptos, comentadores e dirigentes desportivos fazem à F.A.F – Federação Angolana de Futebol. Um primeiro motivo para esta quebra pode estar na fraca estabilidade técnica verificada na seleção: de 2013 até aos dias de hoje, já três treinadores assumiram o comando técnico – Gustavo Ferrín, Romeu Filemon e, atualmente, José Kilamba, embora o último já não seja oficialmente o selecionador de Angola.

Hoje mesmo, foi confirmada a ocupação da vaga por parte do até agora treinador do Petro de Luanda, o brasileiro Beto Bianchi, que tem uma complicada missão de devolver o orgulho na sua seleção principal ao povo angolano. Outro forte motivo para a longa ausência deve-se ao facto da renovação dos jogadores que compõem o leque de selecionáveis para os compromissos internacionais ser bastante restrito e com poucos jovens jogadores provenientes do Girabola, muito por culpa da negação dos dirigentes desportivos angolanos em querer apostar forte na formação, o que traria inúmeras vantagens para o futebol angolano, como o contínuo desenvolvimento competitivo do campeonato e aumento das opções de escolhas para as próximas qualificações, tanto o CAN´19 e o Mundial de 2022.

Em jeito de conclusão, creio que o próximo selecionador de Angola irá ter uma difícil tarefa de voltar a colocar a seleção na senda dos bons resultados e das qualificações para os próximos CAN´s e Mundiais, mas tudo indica que se todos colaborarem com vista à rutura com o passado negativo recente, o povo angolano poderá acreditar fortemente que os Palancas Negras voltarão a ser um conjunto empenhado a repetir feitos históricos, como a sua presença no Mundial de 2006 na Alemanha, em que estiveram perto de ultrapassar a fase de grupos. Um futuro risonho é o que se deseja e pretende que aconteça!

Foto de capa: Deutsche Welle

Guilherme Costa
Guilherme Costahttp://www.bolanarede.pt
O Guilherme é licenciado em Gestão. É um amante de qualquer modalidade desportiva, embora seja o futebol que o faz vibrar mais intensamente. Gosta bastante de rir e de fazer rir as pessoas que o rodeiam, daí acompanhar com bastante regularidade tudo o que envolve o humor.                                                                                                                                                 O Guilherme escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Conrad Harder a ter sábado de sonho: ex-Sporting estreou-se a marcar e já deu uma assistência

Conrad Harder está a ser o destaque da partida entre o RB Leipzig e o Frankfurt, relativa à 13.ª jornada da Bundesliga.

Eis o horário completo da fase de grupos do Mundial 2026

Foi definido durante este sábado todos os horários dos encontros da fase de grupos do Mundial 2026. Portugal está na prova.

Lens vence Nantes e reforça liderança da Ligue 1

O Lens reforçou a liderança da Ligue 1 ao bater o Nantes por 2-1, em jogo da 15.ª jornada da competição.

Ferran Torres marca grande golo depois de bela jogada de Bardghji: avançado espanhol está a ter 2025/26 em grande

Ferran Torres marcou um grande golo no encontro do Barcelona frente ao Real Bétis, em jogo da 15.ª jornada da La Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Portugal no Mundial 2026: eis os horários dos jogos da fase de grupos

Portugal está presente no Mundial 2026. A seleção orientada por Roberto Martínez foi colocada no Grupo K.

Portugal no Mundial 2026: eis o horário do primeiro jogo dos lusos

Portugal vai enfrentar o vencedor da Eliminatória 1 da Repescagem FIFA na primeira jornada do Mundial 2026.

Santa Clara vence Casa Pia e regressa às vitórias na Primeira Liga

O Santa Clara recebeu e derrotou o Casa Pia por 1-0, no encontro da 13.ª da Primeira Liga. Frederico Venâncio apontou o golo dos açorianos.