📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Server Djeparov – O encanto do Mago Uzbeque

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Internacional

O encontro da passada terça-feira, dia 28 de Março, frente ao Qatar, assinalou a internacionalização número 123 de Server Djeparov pela selecção do Uzbequistão. Uma vitória suada por uma bola a zero deixou a formação uzbeque no terceiro lugar do seu grupo atrás do Irão e da Coreia do Sul, num lugar que lhe permite disputar o playoff de apuramento para o Mundial de 2018. Os quatro pontos de vantagem que tem actualmente sobre a Síria, quarto classificado, permitem-lhe olhar com optimismo para os restantes jogos de apuramento, onde ainda terá de medir forças com Irão e China, fora de portas, e com a Coreia do Sul em Tashkent, encontro que possivelmente ditará o segundo classificado do grupo.

Aos 34 anos de idade, Server Djeparov, que é considerado por muitos como o melhor jogador uzbeque de todos os tempos, teve um papel importante na vitória dos Lobos Brancos sobre a formação do Qatar e participou, de certa forma, no único golo da partida, que foi apontado pelo capitão de equipa Odil Akhmedov. Um livre directo perto da linha limite da grande área colocou Akhmedov e Djeparov lado a lado junto da bola e quando todos esperavam que fosse Server a bater o livre com o seu pé esquerdo,  Odil Akhmedov, o homem treinado por André Villas-Boas no Shanghai SIPG FC, bateu cruzado com conta peso e medida para o fundo das redes à guarda de Al Sheeb, o guardião do Qatar. Djeparov, que mais uma vez liderou com mestria o meio-campo da sua equipa, foi substituído ao minuto 82′, cedendo o seu lugar a Vadim Afonin, e completou 123 jogos pela selecção que o próprio ajudou a construir e pela qual é o jogador com mais internacionalizações na sua ainda curta história.

Djeparov a receber o prémio de Futebolista Asiático do Ano em 2011 Fonte: www.goal.com
Djeparov a receber o prémio de Futebolista Asiático do Ano em 2011
Fonte: www.goal.com

Djeparov nasceu na cidade de Chirchiq na União Soviética em 1982 e apenas começou a jogador futebol aos 15 anos de idade. Após ter passado cinco anos ao serviço do Navbahor Namangan, Djeparov mudou-se para a capital uzbeque, para representar o  Pakhtakor Tashkent FK e foi talvez por essa altura que começou a despertar atenções um pouco por toda a Ásia e até mesmo pela Rússia. Ao serviço deste histórico emblema uzbeque, Djeparov conquistou seis campeonatos e seis taças do Uzbequistão, tornando-se rapidamente num dos símbolos da equipa. Em 2008, contudo, Djeparov muda-se para outro clube da capital, o FC Bunyodkor, e foi talvez ao serviço daquele que apelidam de “Barcelona da Ásia”, que o internacional uzbeque teve alguns dos melhores anos da sua carreira. Logo no seu ano de estreia, Djeparov contribuiu e de que forma para o primeiro campeonato de sempre conquistado pelo FC Bunyodkor, apontando 19 golos e chamando assim a si o título de melhor marcador da Liga Uzbeque. O talento de Djeparov, no entanto, não se esgotava nas competições domésticas e as suas fantásticas exibições ao serviço da sua selecção valeram-lhe também o título de Futebolista Asiático do Ano em 2008.

Foto de Capa: http://interfutbol.uz

Joel Amorim
Joel Amorimhttp://www.bolanarede.pt
Foi talvez a camisola amarela do Rinat Dasaev que fez nascer, em Joel, a paixão pelo futebol russo e pelo Spartak Moscovo. O futebol do leste da Europa, a liga espanhola e o FC Porto são os tópicos sobre os quais mais gosta de escrever.                                                                                                                                                 O Joel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Costa defende Benfica District: «Não é só uma questão estética, é para modernizar o Benfica e fazê-lo crescer»

O Benfica vai a votos no sábado e na noite desta quinta-feira realizou-se o debate entre todos os candidatos à liderança do conjunto da Luz.

João Noronha Lopes e as infraestruturas do Benfica: «O meu vice-presidente Manuel Mota é dono de uma empresa grande, das estradas e pontes onde...

O Benfica vai a votos no sábado e na noite desta quinta-feira realizou-se o debate entre todos os candidatos à liderança do conjunto da Luz.

Luís Filipe Vieira e a pirataria: «Um primeiro ministro disse que tirava votos»

O Benfica vai a votos no sábado e na noite desta quinta-feira realizou-se o debate entre todos os candidatos à liderança do conjunto da Luz.

João Diogo Manteigas: «O futebol em Portugal sem o Benfica vale zero»

O Benfica vai a votos no sábado e na noite desta quinta-feira realizou-se o debate entre todos os candidatos à liderança do conjunto da Luz.

PUB

Mais Artigos Populares

Scott Carson anuncia retirada do futebol

Scott Carson anunciou a sua reforma esta quinta-feira. O guarda-redes estava sem clube após terminar contrato com o Manchester City.

Rui Costa deixa recordação a João Noronha Lopes: «Se quiser falar de pessoas que saíram, você esteve cá 58 dias»

O Benfica vai a votos no sábado e na noite desta quinta-feira realizou-se o debate entre todos os candidatos à liderança do conjunto da Luz.

Eis o ranking UEFA após vitória do Braga e derrota do FC Porto

Portugal tem agora 7.600 pontos no 7.º lugar do ranking UEFA. Braga ganhou ao Estrela Vermelha e o FC Porto perdeu com o Nottingham Forest.