📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Server Djeparov – O encanto do Mago Uzbeque

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Internacional

O encontro da passada terça-feira, dia 28 de Março, frente ao Qatar, assinalou a internacionalização número 123 de Server Djeparov pela selecção do Uzbequistão. Uma vitória suada por uma bola a zero deixou a formação uzbeque no terceiro lugar do seu grupo atrás do Irão e da Coreia do Sul, num lugar que lhe permite disputar o playoff de apuramento para o Mundial de 2018. Os quatro pontos de vantagem que tem actualmente sobre a Síria, quarto classificado, permitem-lhe olhar com optimismo para os restantes jogos de apuramento, onde ainda terá de medir forças com Irão e China, fora de portas, e com a Coreia do Sul em Tashkent, encontro que possivelmente ditará o segundo classificado do grupo.

Aos 34 anos de idade, Server Djeparov, que é considerado por muitos como o melhor jogador uzbeque de todos os tempos, teve um papel importante na vitória dos Lobos Brancos sobre a formação do Qatar e participou, de certa forma, no único golo da partida, que foi apontado pelo capitão de equipa Odil Akhmedov. Um livre directo perto da linha limite da grande área colocou Akhmedov e Djeparov lado a lado junto da bola e quando todos esperavam que fosse Server a bater o livre com o seu pé esquerdo,  Odil Akhmedov, o homem treinado por André Villas-Boas no Shanghai SIPG FC, bateu cruzado com conta peso e medida para o fundo das redes à guarda de Al Sheeb, o guardião do Qatar. Djeparov, que mais uma vez liderou com mestria o meio-campo da sua equipa, foi substituído ao minuto 82′, cedendo o seu lugar a Vadim Afonin, e completou 123 jogos pela selecção que o próprio ajudou a construir e pela qual é o jogador com mais internacionalizações na sua ainda curta história.

Djeparov a receber o prémio de Futebolista Asiático do Ano em 2011 Fonte: www.goal.com
Djeparov a receber o prémio de Futebolista Asiático do Ano em 2011
Fonte: www.goal.com

Djeparov nasceu na cidade de Chirchiq na União Soviética em 1982 e apenas começou a jogador futebol aos 15 anos de idade. Após ter passado cinco anos ao serviço do Navbahor Namangan, Djeparov mudou-se para a capital uzbeque, para representar o  Pakhtakor Tashkent FK e foi talvez por essa altura que começou a despertar atenções um pouco por toda a Ásia e até mesmo pela Rússia. Ao serviço deste histórico emblema uzbeque, Djeparov conquistou seis campeonatos e seis taças do Uzbequistão, tornando-se rapidamente num dos símbolos da equipa. Em 2008, contudo, Djeparov muda-se para outro clube da capital, o FC Bunyodkor, e foi talvez ao serviço daquele que apelidam de “Barcelona da Ásia”, que o internacional uzbeque teve alguns dos melhores anos da sua carreira. Logo no seu ano de estreia, Djeparov contribuiu e de que forma para o primeiro campeonato de sempre conquistado pelo FC Bunyodkor, apontando 19 golos e chamando assim a si o título de melhor marcador da Liga Uzbeque. O talento de Djeparov, no entanto, não se esgotava nas competições domésticas e as suas fantásticas exibições ao serviço da sua selecção valeram-lhe também o título de Futebolista Asiático do Ano em 2008.

Foto de Capa: http://interfutbol.uz

Joel Amorim
Joel Amorimhttp://www.bolanarede.pt
Foi talvez a camisola amarela do Rinat Dasaev que fez nascer, em Joel, a paixão pelo futebol russo e pelo Spartak Moscovo. O futebol do leste da Europa, a liga espanhola e o FC Porto são os tópicos sobre os quais mais gosta de escrever.                                                                                                                                                 O Joel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Yaya Sithole vai ser baixa no CD Tondela após ser convocado para a CAN 2025

Yaya Sithole foi convocado para competir na CAN pela Seleção da África do Sul. Será assim baixa do CD Tondela até ao fim da sua participação.

Direção do Palmeiras mantém confiança em Abel Ferreira

Após a derrota na final da Taça Libertadores frente ao Flamengo, a direção do Palmeiras pretende a continuidade de Abel Ferreira.

Ibrahima Camará em prisão preventiva por alegada violação

Ibrahima Camará, jogador com passagens pelo Braga, Moreirense e Boavista, foi colocado em prisão preventiva devido a uma alegada violação.

Espanha bate Alemanha e é bicampeã da Liga das Nações Feminina

A Espanha venceu a Alemanha por 3-0 e conquistou assim a Liga das Nações Feminina. Clàudia Pina bisou na partida.

PUB

Mais Artigos Populares

Boas notícias para o FC Porto antes de enfrentar o Vitória SC na Taça da Liga

Alan Varela está de regresso às opções do FC Porto. Dragões treinaram esta terça-feira antes do jogo com o Vitória SC.

Conhecida a cláusula milionária de José Neto, jovem do Benfica que tem vários interessados

José Neto é um dos vencedores do Mundial Sub-17 por Portugal. Jovem do Benfica tem cláusula de rescisão de 30 milhões de euros.

Pós-Mundial Sub-17: Os 7 gigantes europeus interessados em jovem do Benfica

José Neto é um dos vencedores do Mundial Sub-17 por Portugal. Jovem do Benfica atraiu vários gigantes do futebol europeu.