- Advertisement -

Berner Sport Club Young Boys. O nome do clube suíço que reescreveu história no passado sábado: o emblema de Berna conquistou o título suíço que escapava desde 1986 – há 32 anos!

Num plantel que conta com dois elementos que já pisaram relvados portugueses, casos dos ex-Benfica, Loris Benito e Miralem Sulejmani, o Young Boys confirmou este fim de semana a distância pontual matematicamente suficiente para garantir a glória. São 13 pontos de avanço a quatro jornadas do fim sobre o que era já o crónico campeão suíço: FC Basel, que erguia o troféu desde 2009/10.

Sem perder desde dezembro, a equipa comandada por Adi Hütter bateu em casa o Luzern (2-1), sendo protagonistas da vitória o experiente avançado francês Guillaume Hoarau e o camaronês Jean-Pierre Nsamé, os dois melhores marcadores da Liga helvética.

Como não poderia deixar de ser…as lágrimas e a emoção transbordaram quando os adeptos invadiram, em êxtase, o relvado do Stade de Suisse logo após o apito final do árbitro da partida.

Jogadores não se contiveram nos festejos com o feito alcançado perante mais de 30 mil apaixonados adeptos
Fonte: Young Boys

A imagem mais paradigmática do momento histórico a que se assistiu no sábado foi talvez a do guarda-redes Marco Wölfli que, deitado no relvado, foi completamente engolido por colegas de equipas e fanáticos adeptos, tendo saído em ombros do relvado, ele que, aos 35 anos, tem toda uma carreira ligada ao Young Boys, não admira que seja idolatrado…Durante o jogo, ainda por cima, defendeu um penálti quando o jogo estava 1-1.

No banco está um técnico austríaco, de 48 anos, que, à terceira época ao serviço do clube fundado em 1898, conseguiu feito altamente meritório, levantando o título mais cobiçado internamente pela 12.ª vez na história do emblema depois de dois 2.º lugares nas duas anteriores temporadas e isto após experimentar o sucesso no seu país natal.

Na Suíça, perspetiva-se uma próxima época plena de emoção depois da hegemonia do Basileia ter conhecido uma interrupção ao fim de quase uma década. Hoje, nas ruas de Berna, grita-se alto e bom som: ‘Young Boys Meister!’.

Foto de Capa: Young Boys

Artigo revisto por: Jorge Neves

Rúben Tavares
Rúben Tavareshttp://www.bolanarede.pt
O futebol foi a primeira paixão da infância, no seu estado mais selvagem e pueril. Paixão desnuda. Hoje não deixou de ser paixão, mas é mais madura, aliada a outras paixões de outras idades: a literatura, as ciências sociais, as ciências humanas.                                                                                                                                                 O Rúben escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Cristiano Ronaldo e o fim que não quis aceitar

Cristiano Ronaldo abandonou, esta quarta-feira, na véspera do jogo com a Dinamarca, o estágio da Seleção Nacional.

Seleção Nacional Feminina: Eis as convocadas de Francisco Neto para o playoff de apuramento ao Mundial 2027

Francisco Neto revelou esta quinta-feira a lista de jogadoras chamadas para a dupla jornada frente à Irlanda do Norte. Fica com a convocatória completa.

Caso Cristiano Ronaldo: Luís Montenegro fala com Jorge Jesus ao telefone

Primeiro-Ministro Luís Montenegro ligou a Pedro Proença e falou com Jorge Jesus ao telefone. Cristiano Ronaldo deixou o estágio.

Imprensa espanhola compara: «Cristiano despede-se da sua seleção pela porta de trás enquanto a Argentina prepara uma cerimónia para o adeus da sua...

O jornal MARCA criticou o adeus de Cristiano Ronaldo à Seleção Nacional, confrontando a sua atitude com a despedida de Lionel Messi.

PUB

Mais Artigos Populares

Carlos Queiroz rescinde contrato e deixa o comando da Seleção do Gana: «As condições necessárias não estavam reunidas»

Carlos Queiroz e a Federação de Futebol do Gana acertaram a rescisão de contrato por mútuo acordo do cargo de selecionador dos Black Stars.

Augusto Inácio em exclusivo: «Parece-me que Cristiano Ronaldo nunca mais vai voltar à Seleção Nacional como jogador»

Augusto Inácio falou em exclusivo com o Bola na Rede e comentou a tensão vivida em torno da Seleção Nacional e de Cristiano Ronaldo.

Gianluca Prestianni titular na goleada da Argentina: «Acho que a equipa esteve muito bem»

Gianluca Prestianni foi titular na vitória da Argentina frente à Bolívia por 4-0. Eis o que disse o extremo do Benfica.