- Advertisement -

Berner Sport Club Young Boys. O nome do clube suíço que reescreveu história no passado sábado: o emblema de Berna conquistou o título suíço que escapava desde 1986 – há 32 anos!

Num plantel que conta com dois elementos que já pisaram relvados portugueses, casos dos ex-Benfica, Loris Benito e Miralem Sulejmani, o Young Boys confirmou este fim de semana a distância pontual matematicamente suficiente para garantir a glória. São 13 pontos de avanço a quatro jornadas do fim sobre o que era já o crónico campeão suíço: FC Basel, que erguia o troféu desde 2009/10.

Sem perder desde dezembro, a equipa comandada por Adi Hütter bateu em casa o Luzern (2-1), sendo protagonistas da vitória o experiente avançado francês Guillaume Hoarau e o camaronês Jean-Pierre Nsamé, os dois melhores marcadores da Liga helvética.

Como não poderia deixar de ser…as lágrimas e a emoção transbordaram quando os adeptos invadiram, em êxtase, o relvado do Stade de Suisse logo após o apito final do árbitro da partida.

Jogadores não se contiveram nos festejos com o feito alcançado perante mais de 30 mil apaixonados adeptos
Fonte: Young Boys

A imagem mais paradigmática do momento histórico a que se assistiu no sábado foi talvez a do guarda-redes Marco Wölfli que, deitado no relvado, foi completamente engolido por colegas de equipas e fanáticos adeptos, tendo saído em ombros do relvado, ele que, aos 35 anos, tem toda uma carreira ligada ao Young Boys, não admira que seja idolatrado…Durante o jogo, ainda por cima, defendeu um penálti quando o jogo estava 1-1.

No banco está um técnico austríaco, de 48 anos, que, à terceira época ao serviço do clube fundado em 1898, conseguiu feito altamente meritório, levantando o título mais cobiçado internamente pela 12.ª vez na história do emblema depois de dois 2.º lugares nas duas anteriores temporadas e isto após experimentar o sucesso no seu país natal.

Na Suíça, perspetiva-se uma próxima época plena de emoção depois da hegemonia do Basileia ter conhecido uma interrupção ao fim de quase uma década. Hoje, nas ruas de Berna, grita-se alto e bom som: ‘Young Boys Meister!’.

Foto de Capa: Young Boys

Artigo revisto por: Jorge Neves

Rúben Tavares
Rúben Tavareshttp://www.bolanarede.pt
O futebol foi a primeira paixão da infância, no seu estado mais selvagem e pueril. Paixão desnuda. Hoje não deixou de ser paixão, mas é mais madura, aliada a outras paixões de outras idades: a literatura, as ciências sociais, as ciências humanas.                                                                                                                                                 O Rúben escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Francisco Cabral sem dúvidas depois da vitória em Hangzhou: «Fomos a melhor equipa do torneio»

Francisco Cabral sagrou-se bicampeão de pares no ATP 250 de Hangzhou, na China. Tenista partilhou court com JJ Tracy e já reagiu.

Iván Fresneda desperta o interesse do Barcelona: Defesa-lateral também é seguido na Serie A

O Barcelona já seguia Iván Fresneda antes de assinar pelo Sporting. Espanhol volta a despertar o interesse dos cupés, após a chamada à seleção.

Rui Borges presente no treino antes do jogo decisivo do Sporting: «É sinal que está do nosso lado e está a acompanhar o que...

Rui Borges acompanhou os primeiros minutos do treino da equipa feminina do Sporting. Leoas preparam jogo decisivo.

Selecionador da Austrália destaca Alessandro Circati e atira: «Se tiver mais minutos no Benfica…»

Tony Popovic deixou elogios a Alessandro Circati, que brilhou na derrota da Austrália frente ao Brasil, com um golo e uma assistência.

PUB

Mais Artigos Populares

Bruno Fernandes tem preço de venda definido pelo Manchester United e 6 interessados de peso enquanto aumenta incerteza quanto ao futuro

Bruno Fernandes está aberto a um novo contrato com o Manchester United, mas a situação não é tão simples. Médio tem seis interessados.

Imprensa italiana reage ao escândalo na seleção de Portugal: «Retumbante Ronaldo»

A polémica entre Cristiano Ronaldo e Jorge Jesus atravessou fronteiras. Em Itália, também dão conta dos detalhes do conflito.

Pedro Proença chegou a Copenhaga madrugada dentro e vai reunir-se com Cristiano Ronaldo e Jorge Jesus

Pedro Proença já está na Dinamarca. Presidente da Federação Portuguesa de Futebol aterrou em Copenhaga de madrugada.