Agora já é (mais) a sério | Portugal X Croácia

    Jogo Particular: sábado, 8 de junho de 2024, 17h45.

    A ANTEVISÃO: AINDA EM JOGO AMIGÁVEL, A SELEÇÃO DEFRONTA UMA CANDIDATA AO EUROPEU

    O primeiro teste de Portugal foi concluído com sucesso, com toda a naturalidade esperada. Portugal deu por vencida a seleção da Finlândia por 4-2, e voltou às vitórias após a primeira derrota da “Era Roberto Martínez”. Segue-se, agora, e dez anos depois do último jogo no Estádio Nacional do Jamor, um teste mais sério com a respeitada seleção da Croácia, orientada pelo técnico Zlatko Dalic. 

    Ao leme do barco croata desde 2017, o selecionador criou a melhor geração croata de que há memória. Liderados por Luka Modric (referência natural), mas acompanhados de outras referências como Ivan Perisic, Ivan Rakitic, Mateo Kovacic e Dominik Livakovic, Zlatko levou a seleção a três pódios (2º classificado no Mundial 2018, 2º classificado na Liga das Nações 2022/23 e um 3º lugar no Mundial 2022). 

    Portugal tem percorrido um percurso algo distinto dos croatas. Roberto Martínez chegou em 2023, sendo esta a primeira competição oficial do selecionador espanhol pela seleção das “Quinas”, procurando conseguir um feito ainda melhor que os recentes registos croatas, uma vez que, desde 2016 (excluíndo a Nations League) que Portugal não chega às meias-finais de um torneio internacional. 

    Do primeiro jogo da seleção podemos retirar algumas ilações que esperamos ver não só no Europeu, mas também no duelo frente aos croatas. A dupla João Cancelo/Diogo Dalot será, muito provavelmente, titular ao longo da competição, encaixando no desenho ofensivo de Martínez, com o lateral do Barcelona a pisar zonas interiores do lado esquerdo do campo, deixando a largura para (provavelmente) Rafael Leão. Já na ala contrária, Bernardo Silva complementar-se-á com Dalot, com o lateral a explorar mais a largura. Nuno Mendes não providencia o que pretende Roberto Martínez, e poderá ser usado até como defesa-central descaído para a esquerda, em jogos onde Portugal necessite de mais referências ofensivas. 

    No miolo, o jogo anterior deixou-nos também com algumas ideias de como alinhará a seleção. João Palhinha ocupará uma posição mais recuada, muitas vezes posicionando-se entre os defesas centrais, criando uma linha de cinco. Bruno Fernandes e Vitinha (melhor jogo pela seleção frente à Finlândia) serão os médios titulares, com Bruno a desempenhar um papel de construtor e finalizador, e Vitinha caracterizando-se como transportador de jogo. Na frente as escolhas deverão cair em Bernardo Silva e Rafael Leão, com Cristiano Ronaldo mais perto da baliza.  Apitará as faltas no Estádio Nacional do Jamor o árbitro alemão Harm Osmers. 

    10 DADOS RÁPIDOS

    1. Este será apenas o sétimo duelo entre ambas as seleções.
    2. Portugal nunca perdeu frente à Croácia
    3. Em três jogos amigáveis realizados, Portugal venceu dois e empatou um.
    4. Este será o primeiro jogo entre Portugal e Croácia desde 2020
    5. A Croácia conta apenas com quatro derrotas nos últimos 35 jogos
    6. O primeiro jogador português a marcar um golo frente à Croácia foi Luís Figo, em 1996. 
    7. Luka Modric e Cristiano Ronaldo, que coincidiram no Real Madrid durante seis temporadas, são os jogadores com mais internacionalizações pelas respectivas seleções (174 e 206).
    8. A Croácia já chegou por três vezes ao pódio de um Mundial, enquanto Portugal só conseguiu o feito por uma vez, em 1966.
    9. O último jogo da seleção portuguesa no estádio do Jamor foi em 2014, frente à Grécia.
    10.  Roberto Martínez defrontou por duas vezes a seleção da Croácia, vencendo uma e empatando outra. Ambas ao serviço da Bélgica.

    JOGADORES A TER EM CONTA

    Vitinha
    Fonte: Luís Batista Ferreira / Bola na Rede

    Vitinha – Vitor Ferreira é, atualmente, um dos melhores médios do mundo, e não é discutível. Toda a temporada feita ao serviço do Paris Saint-Germain vem comprovar que Vitinha está pronto para dar um salto para um patamar ainda maior que a equipa francesa.  Dispõem de uma relação com bola como poucos têm, conseguindo construir jogo desde trás, assumindo-se com bola frente a qualquer equipa/seleção. Uma das vertentes que melhorou ao longo de toda esta época foi a sua relação com a baliza, conseguindo agora praticar o remate com muito mais facilidade, completando-o cada vez mais como um médio completo.

    Luka Modric a jogar para Carlo Ancelotti
    Fonte: Real Madrid CF

    Luka Modric – Recebido no estágio ao som do hino da Champions League, Luka Modric é o rosto desta geração da Croácia. É o melhor de sempre da história da Croácia, e o único com uma Bola de Ouro na sua cabine de troféus, podendo juntar a isto “apenas” seis Champions League. Facilidade no transporte, visão de jogo acima da média, e uma relação com a baliza bastante feliz. Não é fácil descrever Modric. Habilidades técnicas, visão, decisão, leitura do jogo e assistências acima de quase todos os seus contemporâneos é a melhor forma de explicar a qualidade do croata.

    XI´s PROVÁVEIS

    Portugal: Diogo Costa, Diogo Dalot, António Silva, Rúben Dias, João Cancelo, João Palhinha, Vitinha, Bruno Fernandes, Bernardo Silva, Rafael Leão e Gonçalo Ramos.

    Treinador: Roberto Martínez

    «O nosso objetivo é fazer tudo para estarmos ao melhor nível no primeiro jogo do Europeu. A Croácia é um adversário muito competitivo e diferente do que encontrámos até ao momento».

    Croácia: Dominik Livakovic, Josip Juranovic, Martin Erlic, Josip Gvardiol, Borna Sosa, Mateo Kovacic, Luka Modric, Lovro Majer, Andrej Kramaric, Ivan Perisic e Bruno Petkovic.

    Treinador: Zlatko Dalic

    «Estamos no grupo mais difícil do Euro2024, num torneio tão grande é importante começar o melhor possível e espero que ganhemos o primeiro jogo. Obviamente, que começando a jogar contra a Espanha, consideramos que Portugal é um teste excelente para isso».

    PREVISÃO DE RESULTADO: Portugal 1-0 Croácia

    - Advertisement -

    Subscreve!

    PUB

    spot_img

    Artigos Populares