Albânia 0-1 Portugal: Fernando Santos coleciona uma vitória à engenheiro

- Advertisement -

cab seleçao nacional portugal

Talvez tenha havido alguma supresa quando se soube do onze escolhido por Fernando Santos. Porém, quando se olha para a selecção, é difícil eleger um lote de incontestáveis. Ao contrário do que é comum, as boas dores de cabeça que um seleccionador sente ao eleger um lote de jogadores e dele extrair um onze titular não são assim tão saudáveis. É que, se retirarmos Ronaldo acima de qualquer outro, Patrício, Pepe, Ricardo Carvalho e Nani, Fernando Santos pode escolher, mas a semelhança é muita e nivela-se por baixo relativamente aos acima mencionados.

Mas não é apenas por isso que esta selecção não encanta. As equipas de Fernando Santos geralmente não o fazem, embora consigam resultados. É isso que está a acontecer desde que o engenheiro pegou na selecção, coleccionando já a quinta vitória consecutiva em jogos oficiais, tendo o apuramento praticamente conseguido.

Portugal esteve melhor na primeira parte, tendo controlado o adversário, chegando a dominar. Quando tinha que defender, víamos praticamente todos os jogadores atrás da linha da bola, com excepção de Ronaldo. Patrício foi praticamente espectador. Na frente o panorama era mais cinzento e muito por causa do aprisionamento do nosso melhor jogador no papel de “nove”.  Mas não só. Nani esteve irreconhecível, quase ausente. Danny manteve o habitual tom desastrado e infeliz que regista na selecção. Bernardo Silva esteve alguns furos acima nesta bitola, mas apenas em pormenores de grande qualidade muito espaçados entre si. Veloso só no golo tardio se libertou da mediania.

A festa depois do golo Fonte: Facebook UEFA EURO
A festa depois do golo
Fonte: Facebook UEFA EURO

A segunda parte chegou a ser penosa. A equipa foi-se deixando embalar num ritmo que parecia lembrar o habitual fado das nossas equipas nacionais, que, não marcando, acabam por sofrer. Tal só não aconteceu porque o acaso resumiu de forma sublime num lance apenas o significado de azar e sorte quando a bola ressaltou numa defesa nacional e se estatelou no poste de um Patrício impotente para impedir o golo.

Foi já com Quaresma em campo, e depois dos noventa minutos corridos, que Veloso arrancou uma cabeçada fulminante. Fernando Santos obtém assim uma vitória prática, sem nenhum floreado, fazendo jus à sua formação em engenharia.

A Figura: É particularmente difícil escolher alguém que se tenha elevado acima da produção dos restantes colegas. Fica entregue a Miguel Veloso, pela importância do golo para as nossas aspirações.

O Fora-de-Jogo: A falta de esclarecimento na produção ofensiva. Com particular incidência na tristonha exibição de Nani e no atabalhoamento de Danny.

Foto de capa: Facebook Selecções de Portugal

José Duarte
José Duarte
Adepto do Sporting Clube de Portugal e de desporto em geral, especialmente de futebol.                                                                                                                                                 O José não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica falhou o primeiro penálti da época na Primeira Liga

Vangelis Pavlidis falhou um penálti frente ao Nacional. Esta foi a primeira grande penalidade que o Benfica não concretizou nesta temporada do campeonato.

José Mourinho: «A minha continuidade não depende do investimento na equipa»

José Mourinho abordou o encontro entre o Benfica e o Nacional da Madeira, que terminou com um 2-0 a favor dos encarnados.

Autogolo de Xeka: Foi assim que o FC Porto chegou ao 2-0 contra o Estoril Praia

O FC Porto está a vencer o Estoril Praia por 2-0 na jornada 29 da Primeira Liga. Dragões aumentam vantagem após autogolo de Xeka.

José Mourinho responde ao Bola na Rede: «Não há como negar que o Benfica com o Aursnes é melhor»

José Mourinho falou com os jornalistas depois da vitória do Benfica contra o Nacional da Madeira, em jogo da 29.ª jornada da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Pepê assina o 1º golo no Estoril Praia x FC Porto: eis o momento

O FC Porto começou a vencer o Estoril Praia na jornada 29 da Primeira Liga. Pepê marcou o primeiro golo dos dragões.

Líder Galatasaray cede empate e Diogo Gonçalves volta aos golos no Konyaspor: eis os resultados de hoje da Liga Turca

Na jornada de hoje da Liga Turca, o líder Galatasaray cedeu um empate frente ao Kocaelispor (1-1), o Konyaspor bateu o Karagumruk por 3-0 e o Goztepe empatou a três bolas (3-3) na receção ao Kasimpasa.

Tiago Margarido lamenta derrota justa e deixa reparo: «Temos um golo anulado, tenho dúvidas na intensidade do empurrão e podíamos ter feito o 2-1»

Tiago Margarido analisou o encontro entre o Benfica e o Nacional da Madeira, jogo da 29.ª jornada da Primeira Liga.