📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Missão: Mudar a formação, mas manter a forma | Bósnia e Herzegovina x Portugal

- Advertisement -
Apuramento para o EURO 2024, 8.ª jornada: segunda-feira, 19h45. 16 de outubro de 2023

A ANTEVISÃO: A NECESSIDADE DE VENCER DIFERE, MAS A VONTADE É A MESMA

Uns não precisam de ganhar, os outros não podem perder. Portugal está já apurado para o Euro 2024, a Bósnia e Herzegovina pode ficar já fora dessas contas, se perder frente a Portugal e a Eslováquia triunfar no Luxemburgo. O fator motivacional pode, então, estar do lado bósnio da contenda. O fator casa também, naturalmente. No entanto, o fator histórico está claramente do lado português.

Além disso, e apesar de se esperarem várias alterações no onze português, Portugal chega a esta partida imbatível, com o melhor ataque da fase de qualificação e a segunda melhor defesa. Certamente não haverá vontade alguma dentro do grupo de trabalho de facilitar ou encarar de forma menos séria esta partida. Portugal entra, assim, como favorito, mas a partida tem os condimentos necessários para ser muito equilibrada.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Portugal nunca perdeu frente à Bósnia e Herzegovina – soma quatro triunfos e um empate a zero.
  2.  Os bósnios nunca marcaram em casa frente a Portugal (derrota por 0-1 e empate a zero). Nos cinco encontros com os lusitanos, a Bósnia e Herzegovina apontou apenas dois golos, na derrota por 6-2 na Luz em 2011.
  3.  Portugal apontou 11 golos nos cinco jogos frente aos bósnios, nove deles nos últimos dois encontros.
  4. A Bósnia e Herzegovina soma três vitórias nos sete jogos de qualificação realizados até ao momento. Duas dessas três vitórias foram alcançadas em casa.
  5. Portugal soma 27 golos e é o ataque mais produtivo de toda a fase de apuramento.
  6. Dividindo o tempo de jogo em períodos de 15 minutos mais os períodos de desconto, Portugal é a única seleção a ter marcado em todos os períodos do jogo até ao momento. 
  7.  O período mais produtivo da turma lusa é o último quarto de hora da segunda parte (sete golos). A Bósnia marcou seis dos seus sete golos nas primeiras partes e o os primeiros 15 minutos da partida são os mais prolíficos dos bósnios (três golos apontados).
  8. A Bósnia e Herzegovina sofreu dois golos para lá dos 90´. Apenas a Letónia, com quatro golos sofridos, concedeu mais tentos nesse período.
  9. Apenas a França sofreu menos golos do que Portugal nesta fase de apuramento – os franceses sofreram um golo em seis partidas, Portugal concedeu dois em sete.
  10. Bruno Fernandes soma mais participações em golos (11, entre golos e assistências) nesta fase de grupos de qualificação do que toda a equipa bósnia (a turma de Milosevic leva nove golos apontados).

JOGADORES A TER EM CONTA

Edin DzekoA Bósnia e Herzegovina nunca marcou em casa a Portugal, mas a acontecer nesta partida é muito provável que seja pelos pés – ou cabeça – de Edin Dzeko. O experiente avançado é um dos nomes mais sonantes dos últimos anos do futebol do seu país e, com nove golos e seis assistências em 15 partidas esta temporada, entre seleção e Fenerbache, continua a estar numa forma que suscita curiosidade para quem vê o jogo de fora e muita atenção da parte de quem vê o jogo por dentro e tem que lidar com o ponta-de-lança de 37 anos.

Cristiano Ronaldo bisou por Portugal contra a Eslováquia
Fonte: DIogo Cardoso/Bola na Rede

Cristiano Ronaldo – Assumindo que o capitão de Portugal será titular nesta partida, boa parte do foco defensivo da Bósnia terá de estar centrado no “7” português, que chega a este encontro na ressaca de um bis. Aos 38 anos e apesar do contexto em que está inserido na Arábia Saudita ser considerado “facilitador”, os números do 200 vezes internacional português continuam a impressionar. Se Bruno Fernandes for titular, será ele o principal dinamizador de perigo, caso contrário, Cristiano Ronaldo será a principal atração das atenções bósnias.

XI´s PROVÁVEIS

Bósnia e Herzegovina: Sehic; Dedic, Hadzikadunic, Barisic, Kolasinac; Pjanic, Cimirot, Rahmanovic, Stevanovic, Demirovic; Dzeko.

Treinador: Savo Milosevic

«Está claro que Portugal é o favorito. Todos acham que vai ser um jogo fácil para Portugal, mas o jogo com o Liechtenstein deu-nos confiança e vamos tentar jogar o melhor que sabemos. Espero um grande Portugal e nós vamos lutar para encontrar soluções durante o jogo».

Portugal: José Sá; Nélson Semedo, Gonçalo Inácio, Rúben Dias, Diogo Dalot; Rúben Neves, Vitinha, Otávio, Diogo Jota, João Félix; Cristiano Ronaldo.

Treinador: Roberto Martínez

«É importante continuar com o mesmo foco e tentar ganhar o grupo. É um objetivo claro. Precisamos de fazer mudanças e ter frescura. O jogo com a Eslováquia foi muito exigente fisicamente. Ainda assim, a ideia é tentar ter o mínimo número de alterações».

PREVISÃO DE RESULTADO: Bósnia e Herzegovina 1-1 Portugal

Márcio Francisco Paiva
Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.

Subscreve!

Artigos Populares

Triunfar para sonhar | Sporting x Club Brugge

Pouco mais de três semanas depois do empate do Sporting em Turim (1-1), diante da Juventus, os verdes e brancos preparam os seus motores para novo embate da Liga dos Campeões, desta vez no Estádio José Alvalade, diante do Club Brugge.

José Mourinho mantém números e continua 100% vitorioso contra o Ajax na carreira

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Emblema neerlandês é uma das vítimas prediletas de José Mourinho.

Amar Dedic vence na Champions League ao fim de 12 derrotas e manda para longe recorde negativo de ex-Sporting

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Amar Dedic venceu na prova ao final de 12 derrotas consecutivas.

PUB

Mais Artigos Populares

Ajax entra nos livros negros dos Países Baixos na Champions League depois da derrota com o Benfica

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Neerlandeses perderam os cinco primeiros jogos na prova.

Chelsea pode vir ‘pescar’ ao Dragão e levar 2 craques do FC Porto

O Chelsea pode avançar para as contratações de Samu Aghehowa e Victor Froholdt na janela de transferências de verão.

Vangelis Pavlidis com confiança em Franjo Ivanovic: «Pode mudar a negatividade que surge e não percebo porquê»

Vangelis Pavlidis analisou o duelo entre o Ajax e o Benfica, ganho pelas águias. Jogo da quinta jornada da Champions League.