Antevisão Portugal-Espanha: Dérbi Ibérico prepara Liga das Nações

- Advertisement -

Joga-se em Alvalade confronto a feijões mas que a carga histórica impede de tornar aborrecido: Portugal e Espanha defrontam-se pela 36ª vez, numa caminhada onde a soberania hermana se sobrepõe ao espírito rebelde dos lusos – que, poder-se-á dizer, atravessam rara fase onde a qualidade individual se equipara à dos vizinhos, numa era onde Portugal compete olhos nos olhos com as grandes selecções, sem inibições ou complexos de inferioridade. Porém, continua o score negativo no histórico de confrontos, 13 vitórias contra oito, com vantagem para espanhóis, e 14 empates.

É AMIGÁVEL, MAS TODA A GENTE QUER VENCER. COMO SE COSTUMA DIZER NÃO SE QUER PERDER NEM A FEIJÕES! TAL COMO NAS APOSTAS. SABES QUANTO FICA O RESULTADO? ENTÃO, APOSTA JÁ NA BET.PT!

Tudo começou em Dezembro de 1921, num dia chuvoso que encharcou por completo o Campo O’Donell, casa do Club Atlético de Madrid, onde dez mil espanhóis de guarda-chuva viram a sua selecção dominar o adversário e vencer por 3-1.

A selecção das Quinas, capitaneada por Cândido de Oliveira, aguentou-se como pode e perdeu por margem agradável dadas as circunstâncias – á época, enalteceu-se a perfomance do grupo e a comitiva foi recebida como campeões no Rossio, numa demonstração clara do alívio de um País á espera de vexame, já que os Espanhóis tinham ganho pouco tempo antes á campeã olímpica Bélgica, por 2-0, e um futebol muito mais desenvolvido que o de cá: onde a Federação não passava ainda de uma… União, sem qualquer comunicação com as associações regionais e nem competição oficial existia para descobrir o campeão nacional.

Para ser mais perceptível a dimensão da distância qualitativa e organizacional: Portugal venceu pela primeira vez o dérbi ibérico em… 1937, ao décimo jogo entre os conjuntos.

O mundo mudou muito em 99 anos, e em 2020 Portugal é o campeão europeu em título. A Liga das Nações foi outro título conquistado, e este encontro servirá sobretudo para preparar os embates com França e Suécia da próxima semana, jogos a contar para a recente competição na qual Fernando Santos pretende revalidar a conquista.

O seleccionador chamou alguns nomes que, por uma razão ou outra, nunca se estrearam: Rui Silva, Rúben Semedo, Podence ou Nuno Sequeira – chamado á última da hora em substituição de Mário Rui, que foi impedido de viajar pelas autoridades italianas, restrições de pandemia – deverão ir a campo e exibir-se num José Alvalade que servirá também como local de outro tipo de teste: a DGS autorizou o preenchimento de 5% da lotação máxima, o que representa 2600 lugares sentados que serão, na sua totalidade, ocupados por convidados da FPF, já que a venda ao público em geral não foi sequer equacionada. Desleixo ou capricho?

 

COMO JOGARÁ PORTUGAL?

Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

A prioridade é a Liga das Nações e o jogo de Domingo contra a França, em Paris, razão mais que suficiente para existirem muitas poupanças e rotatividade. Os nomes já mencionados poderão fazer estreia, até como titulares na maioria dos casos – o mais difícil será Rui Silva, com Anthony Lopes na convocatória a exigir minutos numa das raras ocasiões onde não se justifica a aposta em Rui Patrício.

José Fonte, que saiu da convocatória por estar infectado com o Covid-19, foi substituído por Domingos Duarte, que também poderá aparecer como titular caso Fernando Santos prefira proteger Pepe ou Rúben Dias de carga física desnecessária.

No meio, a abundância de soluções de qualidade tornará tarefa de fácil resolução a eleição da dupla titular, com William e Sérgio Oliveira a surgir como fortes hipóteses depois dos seus regressos aos convocados após ausência prolongada. Mais à frente, Ronaldo e Bernardo Silva deverão ser poupados em detrimento de Rafa, Podence ou Diogo Jota.

 

JOGADOR A TER EM CONTA

Fonte: Club Atlético de Madrid

João Félix – Inconstante em Madrid, ao jovem prodigioso português não faltará motivação para assinar exibição bem conseguida frente à selecção espanhola. Não tem tido descanso com a pressão da aficion e da imprensa, que exigem a aceleração do seu desenvolvimento – o preço da sua transferência assim obriga. Um jogo bem conseguido amanhã seria uma boa maneira de garantir mais paciência a um público que dele… espera efeito de Midas.

 

ONZE PROVÁVEL: Anthony Lopes; Nélson Semedo, Rúben Semedo, Domingos Duarte, Nuno Sequeira; Rafa, William, Sérgio Oliveira, Renato Sanches; Félix e Diogo Jota

Pedro Cantoneiro
Pedro Cantoneirohttp://www.bolanarede.pt
Adepto da discussão futebolística pós-refeição e da cultura de esplanada, de opinião que o futebol é a arte suprema.

Subscreve!

Artigos Populares

Tribunal espanhol rejeita recurso e médio do Sporting condenado a pagar 1 milhão de euros

Mateo Tanlongo foi condenado pelo Tribunal Supremo de Espanha ao pagamento de uma indemnização de um milhão de euros.

Carlos Martín cedido ao Rayo Vallecano até ao final da temporada

O Atlético Madrid emprestou o avançado espanhol de 23 anos Carlos Martín ao Rayo Vallecano até ao final da temporada.

Manchester City já tem alternativa a Amar Dedic e tenta outro lateral direito

O Manchester City quer fechar um novo lateral direito. Além de Amar Dedic, também Wesley França está na lista dos ingleses.

Odysseas Vlachodimos está em destaque no Sevilha e pode regressar a clube que já representou

O futuro de Odysseas Vlachodimos está sob dúvidas. O Panathinaikos quer intrometer-se no interesse do Sevilha no guarda-redes.

PUB

Mais Artigos Populares

Estrela da Amadora tenta fechar renovação de jogador e evitar saída a custo zero

O Estrela da Amadora colocou em cima da mesa uma oferta de renovação a Kikas. Avançado termina contrato no final da época.

Conto de fadas: Wrexham elimina Nottingham Forest da Taça de Inglaterra e avança para os 16 avos da competição

O Wrexham eliminou o Nottingham Forest nas grandes penalidades (4-3) e garantiu a passagem aos 16 avos de final da Taça de Inglaterra.

Sérgio Conceição continua a somar vitórias no Al Ittihad: «Isto é apenas o começo»

Sérgio Conceição reagiu nas redes sociais à vitória do Al Ittihad sobre o Al Kholood. Foi o sexto triunfo consecutivo para o treinador português.