Coreia do Sul 2-1 Portugal: Gestão resultou em desilusão lusitana

- Advertisement -

A CRÓNICA: COREIA VENCE COM GOLO NA COMPENSAÇÃO E GARANTE QUALFICAÇÃO, MAS PORTUGAL ASSEGURA O PRIMEIRO LUGAR

À ultima jornada da fase de grupos, Coreia do Sul e Portugal defrontaram-se, tendo as duas equipas entrado em campo em situações bastante distintas. Ao passo que os portugueses já se encontravam apurados para os oitavos e em ótimas condições para garantirem o primeiro lugar do grupo, os sul-coreanos necessitavam de vencer para poderem ainda sonhar com a qualificação.

A equipa das quinas entrou com a pontaria afinada no encontro e, na primeira ocasião criada, inauguraram o marcador. Passe longo de Pepe para Dalot, com o lateral a entrar na área e a assistir Ricardo Horta para o 0-1.

Porém, os pupilos de Paulo Bento reagiram bem à desvantagem e, depois de terem um golo anulado por fora de jogo, conseguiram mesmo chegar ao empate com um golo de Young-Gwon, que aproveitou uma má abordagem de Cristiano Ronaldo num pontapé de canto.

Até ao descanso, Portugal ainda a dispôs de mais um par de oportunidades, mas o marcador não se voltou a alterar.

Com o resultado que se verificava no outro encontro do Grupo H (vitória do Uruguai contra o Gana), os portugueses tinham o primeiro lugar muito bem encaminhado, mesmo que perdessem a partida, por isso, na segunda metade, tentaram apenas controlar o jogo, o que resultou em escassas ocasiões de golo para ambas as partes.

Este plano funcionou durante quase todo o segundo tempo, mas, já nos minutos de compensação, Son Heung-min conduziu um contra-ataque rapidíssimo desde o seu meio campo até à área adversária e serviu Hwang Hee-chon para o golo da vitória, que apurou a sua nação para os oitavos de final.

 

A FIGURA

Son Heung-min (Coreia do Sul) – Com a sua velocidade e qualidade de drible, o avançado do Tottenham foi sempre um problema para a defesa portuguesa e teve influência direta no resultado ao criar o golo da vitória dos sul-coreanos.

 

O FORA DE JOGO

Portugal Cristiano Ronaldo
Fonte: Paulo Ladeira / Bola na Rede

Cristiano Ronaldo (Portugal) – O astro português teve uma tarde para esquecer. Para além de ter oferecido o golo do empate a Young-Gwon, desperdiçou ainda as oportunidades que teve para faturar e superar a marca de Eusébio.

 

ANÁLISE TÁTICA – COREIA DO SUL

Kwon Kyung-won, Kang-in Lee e Jae-sung Lee foram as novidades apresentadas por Paulo Bento – que, castigado, não pôde estar no banco – relativamente à sua anterior equipa inicial.

A Coreia do Sul variava entre o 4-1-4-1 e o 4-3-3 nos momentos defensivos e ofensivos, respetivamente. Com uma pressão intensa e um estilo de jogo muito rápido e objetivo assente em contra-ataques, os sul-coreanos causavam perigo de tempos a tempos e foram recompensados pela crença até ao apito final.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Kim Seung-gyu (7)

Jin-su (6)

Kim Moon-hwan (6)

Young-Gwon (7)

Kwon Kyung-won (6)

Woo-Young (6)

In-beom Hwang (6)

Son Heung-min (8)

Cho Kyu-sung (7)

Jae-sung Lee (6)

Kang-in Lee (6)

SUBS UTILIZADOS

Hwang Hee-chan (7)

Son Jun-ho (5)

Hwang Ui-jo (5)

Cho Yu-min (-)

 

ANÁLISE TÁTICA – PORTUGAL

Fernando Santos poupou alguns dos titulares das duas primeiras partidas deste Mundial e promoveu várias alterações no onze inicial lusitano em relação à vitória frente ao Uruguai, com Dalot, António Silva, Vitinha, Matheus Nunes, João Mário e Ricardo Horta a alinharem de início.

Disposto num 4-3-3, Portugal controlou a maior parte da posse durante todo o encontro e, após uma entrada a todo o gás, em que trocou a bola com qualidade e pressionou os oponentes, perdeu o interesse em atacar (fruto do primeiro lugar assegurado) e foi diminuindo o fulgor à medida que o cronómetro avançava, chegando com menor perigo e frequência à área adversária. Já na compensação, a equipa fraquejou defensivamente no golo da vitória.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES
Diogo Costa (6)

Diogo Dalot (7)

Pepe (6)

António Silva (6)

João Cancelo (6)

Matheus Nunes (6)

Rúben Neves (6)

Vitinha (7)

João Mário (6)

Cristiano Ronaldo (4)

Ricardo Horta (7)

SUBS UTILIZADOS

Palhinha (5)

Rafael Leão (6)

André Silva (6)

Bernardo Silva (5)

William Carvalho (5)

 

Rescaldo da opinião de Simão Vitorino.

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Mateus Fernandes encaminhou reforço para o Sporting e já pensa no Mundial: «Cabe-me a mim mostrar qualidade e consistência e que possa acrescentar à...

Mateus Fernandes revelou que recomendou o Sporting a Luís Guilherme, falou da qualidade de Rafik Guitane e refletiu sobre o sonho de estar no Mundial 2026.

Armando Evangelista descontente no Damac: eis o que o Bola na Rede sabe

Armando Evangelista está insatisfeito devido ao facto de o Damac ter contratado vários jogadores sem o seu conhecimento e consentimento.

FC Porto x Sporting: E se Trincão jogasse mais tempo ao centro-direita do ataque, o que traria ao jogo? Estratégia vs identidade?

O Sporting apresentou-se a travar o jogo interior do FC Porto como normalmente todas as equipas nos últimos jogos o têm feito que é a vigilância apertada sobre os dois interiores.

Lenda da Premier League reacende debate: «Não sei se Mainoo não devia processar Ruben Amorim»

Gary Lineker criticou a forma como Ruben Amorim afastou Kobbie Mainoo do onze titular. O médio inglês tem sido destaque sob o comando de Michael Carrick.

PUB

Mais Artigos Populares

Custou 70 milhões ao Liverpool e não joga mais esta temporada: Jérémy Jacquet sofre lesão grave

Jérémy Jacquet será afastado até ao final da época devido à lesão grave no ombro contraída durante a derrota diante do Lens.

Sporting já não tinha uma grande penalidade a favor em casa do FC Porto desde janeiro de 2002

O Sporting empatou frente ao FC Porto devido a uma recarga de uma grande penalidade. Os leões já não beneficiavam de um penálti em casa dos dragões desde 2022.

Deixou o AVS SAD em janeiro (sem golos) e já se estreou a marcar pelo seu novo desafio

Jordi Escobar deixou o AVS SAD no mercado de inverno. O ponta de lança assinou com o Huesca, conjunto da La Liga 2.