Fernando Santos: O Europeu saído de uma sesta

- Advertisement -

Cabeçalho Seleção Nacional

Sentimo-nos pequenos perante um homem como Fernando Santos. Um homem responsável pela maior alegria da vida de muita gente, incluindo, com muita certeza, a de quem lê este texto. Responsável porque? Pelo engenho, pela audácia e pela … fé. A fé que mobiliza, e que move montanhas rumo a uma obra que parecia impossível, antes de se acreditar.

A fé que quase só ele tinha, no dia em que proferiu que só voltaria a Portugal no dia 11, e em ombros. O mesmo dia em que, recolhido no seu quarto, na sesta, depois de almoço, falou com Deus: “Eu, agradecido estou sempre, mas se deres um jeito ainda fico mais. Olha até vou escrever uma carta e vou lê-la se ganhar”.

Teve de a ler, pois. Ganhou. Ganhamos. Vivemos, hoje, a realidade de sermos campeões de Europa, e muito devemos à harmonia da fé (de Fernando Santos, equipa técnica e jogadores) e do trabalho na destruição da “cultura do eu”, como construção do nós, dificultado pelas tensões próprias de um mau início, das tensões inerentes ao facto de ter um grupo de trabalho “trancado num hotel durante um mês” e “cercado por 15 seguranças com metralhadoras”.

O ponto de viragem, disse, aconteceu no jogo coma Hungria – “Quando um treinador está a tentar convencer, parece irreal. Disse-lhes, ao intervalo que não era só uma questão de marcar mais do que os outros, é , também não sofrer. No fim, senti os meus jogadores olharem uns para os outros isto como quem diz que afinal este gajo não é só bazófias”.

Fernando Santos ganhou, aí, definitivamente, o balneário (impossível esquecer a entrada de Danilo para o lugar de Nani, quando havia 3-3 no Portugal-Hungria). Passou a ser mais líder do que nunca e, com a ajuda da sorte (que “dá muito trabalho”) e protege os audazes, chegou à glória de um país inteiro, deixando para trás um rasto de trabalho e … crença.

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Danny Rohl responde ao Bola na Rede e explica estratégia frente ao FC Porto: «Tentámos pressionar alto e homem a homem»

O FC Porto venceu o Rangers por 3-1 na 8.ª jornada da Europa League. Danny Rohl respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Diretor geral do Benfica deixa sportinguistas furiosos

Mário Branco cometeu uma pequena gafe ao analisar o sorteio do playoff dos oitavos de final da Champions League.

Braga com baixa de peso para a partida dos oitavos de final da Europa League

O Braga não vai poder contar com Víctor Gómez na primeira-mão dos oitavos de final da Europa League, devido a suspensão.

Surpresa: emprestado pelo FC Porto esteve no balneário do Dragão a dar força aos colegas

Vasco Sousa esteve presente no balneário do Estádio do Dragão antes da partida do FC Porto contra o Rangers.

PUB

Mais Artigos Populares

Viktor Gyokeres está atento ao Sporting e Pedro Gonçalves sente a falta do avançado

Viktor Gyokeres deixou uma mensagem no mais recente post de Pedro Gonçalves, que sente a falta do avançado sueco.

Reforço do FC Porto esteve no Dragão a assistir à partida contra o Rangers

Terem Moffi esteve no Estádio do Dragão na noite de quinta-feira, para assistir ao encontro entre o FC Porto e o Rangers.

O quadro dos jogos do playoff de acesso aos oitavos de final da Europa League

Realizou-se durante esta sexta-feira o sorteio do playoff de acesso aos oitavos de final da Europa League.