Fernando Santos: O Europeu saído de uma sesta

- Advertisement -

Cabeçalho Seleção Nacional

Sentimo-nos pequenos perante um homem como Fernando Santos. Um homem responsável pela maior alegria da vida de muita gente, incluindo, com muita certeza, a de quem lê este texto. Responsável porque? Pelo engenho, pela audácia e pela … fé. A fé que mobiliza, e que move montanhas rumo a uma obra que parecia impossível, antes de se acreditar.

A fé que quase só ele tinha, no dia em que proferiu que só voltaria a Portugal no dia 11, e em ombros. O mesmo dia em que, recolhido no seu quarto, na sesta, depois de almoço, falou com Deus: “Eu, agradecido estou sempre, mas se deres um jeito ainda fico mais. Olha até vou escrever uma carta e vou lê-la se ganhar”.

Teve de a ler, pois. Ganhou. Ganhamos. Vivemos, hoje, a realidade de sermos campeões de Europa, e muito devemos à harmonia da fé (de Fernando Santos, equipa técnica e jogadores) e do trabalho na destruição da “cultura do eu”, como construção do nós, dificultado pelas tensões próprias de um mau início, das tensões inerentes ao facto de ter um grupo de trabalho “trancado num hotel durante um mês” e “cercado por 15 seguranças com metralhadoras”.

O ponto de viragem, disse, aconteceu no jogo coma Hungria – “Quando um treinador está a tentar convencer, parece irreal. Disse-lhes, ao intervalo que não era só uma questão de marcar mais do que os outros, é , também não sofrer. No fim, senti os meus jogadores olharem uns para os outros isto como quem diz que afinal este gajo não é só bazófias”.

Fernando Santos ganhou, aí, definitivamente, o balneário (impossível esquecer a entrada de Danilo para o lugar de Nani, quando havia 3-3 no Portugal-Hungria). Passou a ser mais líder do que nunca e, com a ajuda da sorte (que “dá muito trabalho”) e protege os audazes, chegou à glória de um país inteiro, deixando para trás um rasto de trabalho e … crença.

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Fecho das inscrições para a Europa: FC Porto, Sporting, Benfica, Braga e Torreense já não podem fazer alterações

FC Porto, Sporting, Benfica, Braga e Torreense já não podem inscrever mais jogadores nas suas listas para as competições europeias.

Athletic empresta Adama Boiro ao West Ham de Nuno Espírito Santo

O Athletic Club anunciou a cedência de Adama Boiro ao West Ham. O defesa espanhol vai ser orientado por Nuno Espírito Santo na atual temporada.

Estrela da Amadora garante contratação de Rodrigo Dudok

Rodrigo Dudok foi anunciado no Estrela da Amadora. O extremo chega por empréstimo do Racing Montevideo até ao final da temporada.

Dínamo Bucareste de Nuno Campos vence o Sporting Liesti para a Taça da Roménia

O Dínamo Bucareste, de Nuno Campos, venceu o Sporting Liesti por 4-1, na 1.ª jornada da fase de grupos da Taça da Roménia.

PUB

Mais Artigos Populares

Estrasburgo de Hugo Oliveira empresta Andrew Omobamidele ao Anderlecht de Vítor Bruno

O Anderlecht de Vitor Bruno garantiu o empréstimo de Andrew Omobamidele. O internacional irlandês deixou o Estrasburgo de Hugo Oliveira, num acordo sem opção de compra.

Francisco Conceição recebe o prémio de Golo do Ano da Serie A

Francisco Conceição venceu o prémio de Golo do Ano da Serie A 2025/26, graças ao remate apontado frente à Roma, no Estádio Olímpico.

Al Ittihad anuncia chegada de Richard Ríos por empréstimo do Benfica

O Al Ittihad já oficializou a chegada de Richard Ríos. Médio deixa Benfica por empréstimo sem opção de compra.