📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Fernando Santos: O Europeu saído de uma sesta

- Advertisement -

Cabeçalho Seleção Nacional

Sentimo-nos pequenos perante um homem como Fernando Santos. Um homem responsável pela maior alegria da vida de muita gente, incluindo, com muita certeza, a de quem lê este texto. Responsável porque? Pelo engenho, pela audácia e pela … fé. A fé que mobiliza, e que move montanhas rumo a uma obra que parecia impossível, antes de se acreditar.

A fé que quase só ele tinha, no dia em que proferiu que só voltaria a Portugal no dia 11, e em ombros. O mesmo dia em que, recolhido no seu quarto, na sesta, depois de almoço, falou com Deus: “Eu, agradecido estou sempre, mas se deres um jeito ainda fico mais. Olha até vou escrever uma carta e vou lê-la se ganhar”.

Teve de a ler, pois. Ganhou. Ganhamos. Vivemos, hoje, a realidade de sermos campeões de Europa, e muito devemos à harmonia da fé (de Fernando Santos, equipa técnica e jogadores) e do trabalho na destruição da “cultura do eu”, como construção do nós, dificultado pelas tensões próprias de um mau início, das tensões inerentes ao facto de ter um grupo de trabalho “trancado num hotel durante um mês” e “cercado por 15 seguranças com metralhadoras”.

O ponto de viragem, disse, aconteceu no jogo coma Hungria – “Quando um treinador está a tentar convencer, parece irreal. Disse-lhes, ao intervalo que não era só uma questão de marcar mais do que os outros, é , também não sofrer. No fim, senti os meus jogadores olharem uns para os outros isto como quem diz que afinal este gajo não é só bazófias”.

Fernando Santos ganhou, aí, definitivamente, o balneário (impossível esquecer a entrada de Danilo para o lugar de Nani, quando havia 3-3 no Portugal-Hungria). Passou a ser mais líder do que nunca e, com a ajuda da sorte (que “dá muito trabalho”) e protege os audazes, chegou à glória de um país inteiro, deixando para trás um rasto de trabalho e … crença.

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica: Conhecida a nova composição da SAD

Está eleito o novo Conselho de Administração da SAD do Benfica. Assembleia Geral Ordinária decorreu esta segunda-feira.

As 5 melhores contratações do futebol internacional em 2025

Podemos identificar os clubes mais ‘sortudos’ com as suas contratações e os jogadores que realizaram aquela transferência no momento certo.

Francesco Farioli rendido a jogador do FC Porto: «Tem muito potencial e é um rapaz que quer muito crescer e ser melhor»

Francesco Farioli falou aos jornalistas na conferência de imprensa, após a vitória do FC Porto na Primeira Liga.

Francesco Farioli e a lesão de Diogo Costa: «Ele estava muito positivo»

Francesco Farioli falou aos jornalistas na conferência de imprensa, após a vitória do FC Porto na Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Ángel Alarcón destaca vitória do FC Porto frente ao AVS SAD e faz balanço da carreira: «Dei-me conta de que o talento não é...

Ángel Alarcón analisou o desfecho do duelo entre FC Porto e AVS SAD, a contar para a 16.ª jornada da Primeira Liga. O avançado espanhol também fez um pequeno balanço da sua carreira.

Negociação do Manchester City pode fazer com que o ex-Sporting Fatawu mude de equipa em Inglaterra

Fatawu Issahaku pode vir a ter novo clube em Inglaterra. O avançado ganês de 21 anos é alvo do Bournemouth, caso Antoine Semenyo rume ao Manchester City.

Gian Piero Gasperini rendido a estrela da equipa: «A AS Roma não tem outro jogador com uma qualidade tão alta»

Gian Piero Gasperini deixou rasgados elogios para Paulo Dybala. O avançado internacional argentino foi titular no encontro da AS Roma frente ao Genoa.