Folha limpa para Portugal rumo ao Mundial 2026 | Dois jogos, duas vitórias 

Portugal começou da melhor maneira a fase de qualificação para o Mundial de 2026, a realizar no próximo Verão no continente americano, nomeadamente nos Estados Unidos, Canadá e México, para Portugal com dois jogos e duas vitorias, ambas fora de casa, diante da Arménia e da Hungria. 

Como esta é uma qualificação rápida, com um grupo de quatro seleções e apenas seis jogos, era importante começar bem e de forma autoritária, dado o imenso favoritismo no grupo onde Portugal está inserido que inclui ainda a República da Irlanda. 

E a verdade é que isso foi plenamente conseguido de forma 100% vitoriosa com vitórias em Erevã e em Budapeste. 

A fase de qualificação começou na Arménia, o primeiro jogo sem Diogo Jota, um dos elementos fundamentais do grupo. O antigo jogador de Portugal foi devidamente homenageado na Arménia antes do início da partida e por isso um jogo que seria naturalmente difícil em termos psicológicos, mas que Portugal soube tornar fácil diante de uma seleção com bastantes lacunas que os lusos souberam explorar. 

João Cancelo Portugal
Fonte: FPF

Esta vitória ficou conhecida como a “vitória das Arábias” dado que todos os marcadores jogam na Arábia Saudita. Um bis de Cristiano Ronaldo, outro de João Félix e mais um tento de João Cancelo. 

Um jogo simples, resolvido na primeira parte que no final da mesma contava já com quatros golos. O marcador foi fechado por Félix na segunda parte, ele que foi uma das surpresas de Roberto Martinez a titular, talvez tentando aproveitar o bom início de época do avançado ao lado de Ronaldo no Al Nassr. 

A estratégia revelou-se ganhadora porque ambos bisaram na partida, revelando bom entendimento entre eles. Outra surpresa acabou por ser a titularidade de João Cancelo que não foi incluído no grupo que venceu a Liga das Nações e que regressou em grande à seleção tendo apontado um golo e duas assistências no jogo. 

Ultrapassado o primeiro obstáculo seguia-se, três dias depois, um adversário bastante mais complexo, ainda assim totalmente ao alcance da seleção lusa, a Hungria. 

A Hungria vinha de um empate na Irlanda e estava motivada com quase 70 mil adeptos no estádio a apoiar, mas Portugal não se deixou atemorizar e dominou o jogo desde o princípio de forma concludente. Mesmo assim, quase não dava para conseguir a vitória dadas as opções incompreensíveis do selecionador, provavelmente no jogo mais complicado da qualificação. 

Ter optado apenas por um central de raiz, Rúben Dias, com Rúben Neves a seu lado que se mostrou pouco adaptado ao lugar apesar de já ter jogado no Al Hilal numa defesa a três. No entanto, revelou muitas dificuldades juntamente com Vitinha. Ele que recuava muitas vezes para o centro da defesa, não conseguia evitar aquilo que em que a Hungria é melhor. Bloco baixo e transições ofensivas com bolas longas onde o astro da equipa, o médio Szoboszlai do Liverpool, era preponderante nos passes. 

João Cancelo Cristiano Ronaldo Portugal Jogadores
Fonte: FPF

E foi assim que conseguiu os dois golos que marcou, um deles a sete minutos do final da partida, mas valeu-nos dois minutos depois “São” Cancelo que com uma grande recuperação e um remate colocado deu uma suada vitória às cores lusas, mas inteiramente merecida. 

Nas contas da qualificação, ficou tudo mais facilitado, tendo Portugal neste momento cinco pontos sobre os adversários mais complicados, a Hungria e a Irlanda, que surpreendentemente perdeu na Arménia que está agora em segundo com três pontos. 

Neste momento a seleção está boa e recomenda-se e praticamente pode selar a qualificação na próxima janela de qualificação em Outubro com as receções à Irlanda e à Hungria, dois jogos em casa onde a seleção é ainda mais favorita. 

Se o apuramento se confirmar no próximo mês, Roberto Martinez pode aproveitar a janela de Novembro para lançar elementos novos que já fizeram parte do grupo como Mora e Quenda e outros que, entretanto, poderão aparecer alargando o lote de disponíveis do selecionador tornando mais complicada a escolha dos 23 para o próximo Mundial. 

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Costa anuncia vice-presidente para a área financeira da sua lista

Rui Costa confirmou que Nuno Catarino é o vice-presidente da sua lista para a vertente financeira. O anúncio foi feito em Vila Nova de Gaia.

Luís Filipe Vieira elogia José Mourinho: «É um treinador de elite, vai resolver os problemas todos do Benfica»

Luís Filipe Vieira concedeu uma entrevista à CMTV para falar sobre a atualidade do Benfica e do panorama nacional.

Luís Filipe Vieira sobre apoio de Óscar Cardozo a João Noronha Lopes: «O Cardozo gosta é de dinheiro»

Luís Filipe Vieira concedeu uma entrevista à CMTV para falar sobre a atualidade do Benfica e do panorama nacional.

Angel Di María: «O que é o Benfica? O Benfica é tudo para mim»

Angel Di María realizou uma entrevista onde abordou a sua ligação ao Benfica e as dificuldades para regressar ao Rosário Central.

PUB

Mais Artigos Populares

Casa Pia e Estoril Praia empatam a dois golos na abertura da oitava jornada da Primeira Liga

O Casa Pia e o Estoril Praia empataram a dois golos na oitava jornada da Primeira Liga. As duas equipas estão separadas por dois pontos na tabela.

Fim da novela: Manchester United quer ficar com Ruben Amorim e técnico não planeia demitir-se

O Manchester United quer ficar com Ruben Amorim à frente do plantel. Também o técnico português não planeia deixar o clube da Premier League.

Fulham de Marco Silva sofre reviravolta perto do fim e perde frente ao Bournemouth na Premier League

O Fulham de Marco Silva perdeu frente ao Bournemouth na sétima jornada da Premier League. A equipa do técnico português sofreu a reviravolta no encontro.