📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Min 109 – 1 ano depois: O dia da coroação nacional

- Advertisement -

Cabeçalho Seleção NacionalHá várias gerações que o futebol português está na rota do futebol europeu. Desde os Cinco Violinos, o Benfica de Eusébio, e os Magriços; posteriormente surgiu a Geração de Ouro, o Pentacampeonato azul e branco, o FC Porto de José Mourinho, e a equipa das Quinas de Luiz Felipe Scolari.

Os clubes portugueses já conquistaram grandes feitos na Europa, começando pela Taça Latina do Benfica em 1950, o Bicampeonato europeu no início da década de 60, seguindo-se a Taça das Taças do Sporting em 1964. Nos anos 80 surgiu o Benfica de Sven Goran Eriksson e o FC Porto de Artur Jorge que chegou ao topo de Europa. Já neste século, novamente o FC Porto atingiu o ceptro europeu, primeiro com Mourinho, e depois com André Vilas-Boas.

A nível individual, já foram muitos os destaques. Deste três jogadores portugueses com Bola de Ouro (Eusébio, Luís Figo e Ronaldo), Eusébio e Ronaldo conquistaram também a Bota de Ouro juntamente com Fernando Gomes (todos eles mais de uma vez), bem como houve dois jogadores estrangeiros a serem Bota de Ouro em Portugal: Hector Yazalde e Mário Jardel. Isto, sem esquecer os vários jogadores portugueses que brilharam em grandes ligas europeias, desde Paulo Futre a Bernardo Silva.

Somos um país de referência a nível de treinadores. Para além de José Mourinho, muitos outros treinadores portugueses foram campeões em ligas estrangeiras nos últimos anos, tais como André-Vilas Boas, Paulo Fonseca, Marco Silva, Leonardo Jardim, Paulo Sousa, etc.

2016 trouxe mais conquistas ao futebol português Fonte: UEFA.com
2016 trouxe mais conquistas ao futebol português
Fonte: UEFA.com

A nível de selecções, fomos campeões em todos os escalões entre os sub-16 e os sub-20, bem como obtivemos várias gerações de talento. Mas faltava qualquer coisa. No futebol sénior, éramos reis sem coroa. O Vice-campeonato europeu em nossa e o terceiro lugar no Mundial de 1966 sabia a pouco.

Depois do campeonato do mundo de futebol de praia conquistado em 2015 e do campeonato da Europa de sub-17 conquistado em Maio de 2016, conquistar o título Europeu de séniores no país com mais emigrantes portugueses seria a cereja no topo do bolo.

No dia 10 de Julho de 2016, a história mudou. Foram precisos 110 minutos de jogo para um mal-amado chamado Éderzito Lopes pontapear a bola e fuzilar as redes do guardião “bleu” Hugo Lloris.

Nesse dia, mais do que uma escalada à Torre Eiffel, seria escrita a página mais bonita da história do futebol português. Seria a coroação do nosso a país e a afirmação do nosso futebol no mapa do futebol mundial.

Um engenheiro electrotécnico e um grupo de 23 atletas (mais equipa técnica, staff e Federação) entraram nesse dia para a história do futebol português e deram o seu maior contributo para que o nosso país fosse uma referência do futebol mundial.

Esse dia ficará para sempre na memória de todos os portugueses, quer daqueles que assistiram ao vivo e a cores, quer àqueles que fizeram o nosso país parar pela noite fora para receberem os nossos heróis de braços abertos. E o futebol português nunca mais foi visto da mesma forma.

Foto de Capa: Seleções de Portugal

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Liverpool chega aos 43 milhões de euros por lateral

O Liverpool está interessado em Wilfried Singo e encontra-se disposto a oferecer 43 milhões de euros pelo jogador do Galatasaray.

Portugal já conhece os adversários na qualificação para o Euro Sub-19 2027

A Seleção Nacional de Sub-19 ficou inserida no Grupo A6 e terá pela frente a Sérvia, a Grécia e o Cazaquistão.

Bernardo Silva abre a porta à carreira de treinador: «Acho que vou ter as capacidades para o poder fazer»

Bernardo Silva admite o desgaste da carreira, mas confessa ter capacidades para assumir o comando técnico de uma equipa no futuro.

Ricardo Sousa deixa o comando técnico do Vizela por mútuo acordo

Ricardo Sousa rescindiu por mútuo acordo após a derrota frente ao Farense. O objetivo da subida de divisão pesou na decisão da SAD minhota.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto confirma que extremo já foi operado

Brayan Caicedo foi operado, depois de sofrer uma rotura completa do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo.

Morten Hjulmand esteve reunido com o empresário esta quarta-feira

Morten Hjulmand esteve reunido com o seu empresário durante esta quarta-feira, antes do Sporting regressar a Lisboa.

Santa Clara emite comunicado contra a Liga Portugal: eis o motivo

O Santa Clara vai disputar a partida frente ao Arouca no dia 21 de dezembro, a partir das 20h30. Os açorianos tentaram mudar a data do jogo.