Os recordes que os Sub-21 já nos presentearam ao longo dos anos

Hoje é dia de falamos um pouco sobre os Sub-21. Em tempos de paragem nas competições, relembrar é a palavra de ordem. Relembramos quem fez com que saltássemos do sofá de maneira eufórica e, aqueles que ofereceram momentos de desilusão e tristeza. De uma maneira ou de outra, todos, sem excepções, devem ser relembrados. Depois de equacionar estas situações, deixar de lado os patamares que permitem aos jogadores acumular experiência e, assim que necessário, assumir uma posição de relevo nos escalões mais altos, parece errado e incoerente.

Os sub-21 de Portugal são, sem dúvida, gerações cheias de talento e esperança de um futuro risonho. As estatísticas não mentem, apesar da pouca atenção que recebem estes jovens tornam os sub-21 em uma seleção cada vez mais temível para os adversários, conseguindo vitorias importantes e dando sequência as mesmas nos campeonatos. Ninguém deve esquecer a participação histórica no campeonato da Europa de 2015, onde só a Suécia, na final, foi capaz de derrubar aquela geração de ouro, onde a maioria dos jogadores já fez a estreia na Seleção principal.

Aqui e ali são relembrados os recordes dos jogadores pela Seleção A – quase todos detidos pelo inevitável Cristiano Ronaldo – mas onde estão esses dados sobre o escalão a baixo, quem foi o jogador com a maior veia goleadora? Quem fez mais aparições ? Quem foi o mais novo a subir ao patamar ? Estas curiosidades devem ser exaltadas e os jogadores aplaudidos pelas conquistas.

Do lote dos goleadores, destaca-se, Hugo Almeida, estreou-se neste escalão aos 18 anos, onde realizou 27 jogos e finalizou em 16 ocasiões, acabou por dar seguimento às suas performances na Seleção principal. Em segundo lugar encontra-se, Hélder Postiga, com 12 golos em 16 jogos.

Aquele que se destaca pelo número de vezes que entrou em campo é Manuel Fernandes, após ser chamado com 18 anos, conta com 30 internacionalizações, em contrapartida, este número desce para metade, ou seja 15, quanto a chamadas para a Seleção A. Com 28 internacionalizações destacam-se três jogadores, Ricardo Quaresma, Silvestre Varela e João Pereira.

No circuito de oportunidades os jovens de tenra idade não são esquecidos e, João Carvalho, de certeza não o foi, em 2013, com apenas apenas 16 anos e 16 dias, entrou em campo, deixando, assim, o marco na história como o jogador mais novo a representar os sub-21, destronando Teixeirinha e o recorde que lhe pertencia desde 1976.

Neste atribulado mundo das Seleções, as prestações são a chave do sucesso ou insucesso, neste capítulo e em particular, não podemos esquecer o homem que levou este escalão aquilo que é e representa no nosso país, Rui Jorge – neste atribulado 2020 celebra 10 anos à frente da Seleção sub-21 – é um dos responsáveis pelo sucesso da Seleção das quinas, lançando muitos jovens no seu escalão que viriam a ser titulares na Seleção A. É, para muitos, um sucessor natural à cadeira de selecionador principal no futuro.

Os sub-21 ao longo dos anos tornaram-se um objetivo para os que ambicionam uma carreira profissional ao mais alto nível, o nível de exigência é alto e as competições são mais intensas. Os jogadores que se destacam, na maioria das vezes, são recordados por aqueles que os assistem e mais que a conquista de recordes os jogadores deixam, aos adeptos, memórias.

Ricardo Rafael Silva
Ricardo Rafael Silvahttp://www.bolanarede.pt
O Ricardo Rafael é um jovem estudante de ciências da comunicação e adepto do FC Porto. Olha para o futebol sempre com ar crítico e procura ver o melhor do desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Tottenham abre a contagem frente ao PSG na Supertaça Europeia

Micky van de Ven abriu o marcador e colocou o Tottenham em vantagem sobre o PSG na Supertaça Europeia. Na sequência de um livre, João Palhinha rematou para grande defesa de Chevalier e, na recarga, o defesa abriu o marcador para os spurs.

Axel Witsel termina ligação ao Atlético Madrid e assina pelo Girona

Axel Witsel terminou a ligação ao Atlético Madrid e assinou pelo Girona por uma temporada, com mais outra de opção. Axel Witsel também já representou o Borussia Dortmund, Tianjin Tianhai, Zenit, Benfica e Standard Liége.

Newcastle garante Malick Thiaw por 40 milhões de euros

Malick Thiaw é o novo reforço do Newcastle United para o setor defensivo. O internacional alemão deixou o AC Milan. De acordo com a imprensa italiana, os magpies pagaram 40 milhões de euros para garantir o passe do defesa alemão.

Bayern Munique leva nova nega por Nick Woltemade: eis os valores em cima da mesa

O Bayern Munique voltou a ver rejeitada uma proposta por Nick Woltemade. O avançado internacional alemão pertence aos quadros do Estugarda.

PUB

Mais Artigos Populares

Vitória SC encaminha saída de Toni Borevkovic para a Turquia

Toni Borevkovic está mais perto da saída do Vitória SC. O defesa-central croata deve ser reforço do Samsunspor.

Álvaro Morata apresentado no Como 1907 por empréstimo do AC Milan

O Como 1907 apresentou o empréstimo de Álvaro Morata, cedido pelo AC Milan. O internacional espanhol jogou ao serviço do Galatasaray na última temporada. Álvaro Morata vai reencontrar o técnico Cesc Fàbregas.

Vasco Matos antevê Santa Clara x Larne: «Temos muita ambição de dar continuidade ao que temos feito»

Vasco Matos fez a antevisão do Santa Clara x Larne, da segunda-mão da terceira pré-eliminatória da Conference League. O técnico apontou ao triunfo.