Portugal 0-3 Holanda: Acerto laranja castiga inércia lusa

- Advertisement -

 

 

 

Havia contas por acertar. O Euro 2004, o Mundial 2006 e o Euro 2012 ainda estavam bem presentes na memória de todos os holandeses, que saíram de todas essas competições à nossa custa. Era normal, por isso, que vissem, no jogo de hoje, uma oportunidade para se vingar desse inimigo de estimação que é Portugal.

Conseguiram. Três golos numa das piores primeiras partes do Legado de Fernando Santos fizeram um resultado que se aceita pelos 45 minutos inciais, mas que são claramente exagerados, se olharmos, também, para o segundo tempo.

Este despertar tardio fez com que o processo ofensivo de Portugal se desenvolvesse com lentidão e displicência nos primeiros minutos do jogo. A Holanda agradeceu, roubou a bola, iniciou as suas transições ofensivas e foi feliz. Fez, desta forma, dois golos na primeira meia-hora – Depay inaugurou o marcador ao desviar um remate de Van de Beek (11 minutos) e Babel, de cabeça, ampliou a vantagem após cruzamento de De Ligt (32 minutos).

O despertador tocou, mas Portugal quis ficar mais dez minutos na cama. Só até ao intervalo. Pois bem, a Holanda voltou a aproveitar. Três minutos depois de Depay ter estado perto de ampliar, Van Dijk, de cabeça fez 0-3 sobre o apito final.

Fernando Santos pedia reação. Fê-lo através das entradas de André Silva e Gonçalo Guedes para os lugares de André Gomes e Adrien. E a equipa acedeu. Esteve perto do golo por três ocasiões (Cristiano Ronaldo, de cabeça, André Silva num ressalto e Quaresma numa trivela), e sentia-se o início de uma revolução… mas esta foi travada pela imprudência de João Cancelo. O lateral-direito português, já amarelado, fez falta dura sobre Aké, foi expulso aos 62 minutos.

A reacção de Portugal ficou, portanto, suspensa. Fernando Santos operou várias alterações, tal como Ronald Koeman na Holanda e o ritmo do jogo acalmou… até ao último quarto de hora. A partir daí, Portugal tentou o golo de honra e esteve, por várias vezes, perto dele. Mário Rui (grande remate) aos 75 minutos, Gelson (remate em arco, ao lado) aos 77, Gonçalo Guedes e André Silva (desvios, de cabeça e com o pé direito, respectivamente) , ambos sobre o minuto 90, tentaram a sua sorte, mas a defesa holandesa manteve-se impenetrável na defesa da sua vingança e leva para casa a consolação de ter dado três socos (um por cada eliminação em grandes provas) no seu monstro de estimação.

Foto de capa: FPF

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

João Mendes: «Pedir desculpa aos adeptos pela primeira parte»

Sporting e Vitória SC enfrentaram-se durante a noite desta sexta-feira, num encontro realizado no Estádio José de Alvalade.

Os 6 destaques do Sporting 3-2 Vitória SC

O Sporting e o Vitória enfrentaram-se durante a noite desta sexta-feira, num encontro a contar para a segunda jornada da Primeira Liga.

Sporting não se livra de susto mas vence Vitória SC

O Sporting e o Vitória enfrentaram-se durante a noite desta sexta-feira, num encontro a contar para a segunda jornada da Primeira Liga.

Benfica acelera negociações por Taylor Harwood-Bellis: Eis os detalhes

O Benfica acredita que fechará a contratação de Taylor Harwood-Bellis por 20 milhões de euros. Decidem-se os últimos detalhes do negócio.

PUB

Mais Artigos Populares

Raúl Jiménez salva o Wolverhampton com golo tardio na estreia oficial de César Peixoto

Na estreia de César Peixoto, o Wolverhampton empatou 2-2 na receção ao Blackburn. Toti Gomes, Rodrigo Gomes e Mateus Mané foram titulares.

Chucho Ramírez marca na estreia pelo Corum e Galatasaray escorrega no arranque da Liga Turca

No jogo de abertura da Liga Turca, o Galatasaray empatou a dois golos com o recém-promovido Corum. Avançado ex-CD Nacional Chucho Ramírez marcou na estreia.

Rúben Neves bisa na vitória do Al Hilal e Al Ettifaq derrota o Al Riyadh: Eis os resultados do dia na Liga Saudita

Na jornada inaugural da Liga Saudita, o Al Hilal venceu o Al Faisaly por 4-2, com um bis de Rúben Neves, e o Al Ettifaq bateu o Al Riyadh também por 4-2.