Publicidade

Portugal 1-1 Polónia: Serviços mínimos não foram suficientes

Gonçalo Miguel Santos · 3 min

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

O Estádio D.Afonso Henriques, em Guimarães, foi o palco do último jogo do Grupo 3 da Liga A da Liga das Nações da UEFA, entre Portugal, que entrou em campo já apurado para a final four, e a Polónia, já despromovida à Liga B.

Tratando-se de um encontro para cumprir calendário, ambos os treinadores promoveram várias alterações nos seus conjuntos iniciais, em relação à jornada passada. Fernando Santos rodou a sua equipa para dar oportunidades aos menos usados e manteve apenas a aposta em Cancelo, William, Rúben Dias e André Silva e o destaque seguiu diretamente para o estreante em prova, Kévin Rodrigues. Do outro lado, Brzeczk apresentou três novidades no onze inicial: Szczesny, Cionek e Milik.

Como seria de esperar, as duas seleções não entraram em pressão alta, ou a procurar intensamente o golo, pelo que os primeiros instantes foram em parte “um pouco mortos”, mas desde cedo foi notório que a posse de bola seria maioritariamente da seleção portuguesa.

À passagem da meia hora de jogo, e sem fazer muito por merecer, a seleção nacional adiantou-se no marcador por autoria de André Silva, que correspondeu com um excelente cabeceamento ao canto cobrado por Renato Sanches. Desfeito o nulo, a partida ganhou algum encanto, pois a seleção polaca aumentou o ritmo e começou a aventurar-se mais no ataque. A Polónia dispôs inclusivamente de uma grande oportunidade para repor a igualdade, mas na resposta a um livre batido por Grosicki, Tomasz Kędziora cabeceou à trave da baliza de Beto.

Terminavam assim 45 minutos de um futebol muito contido, cuja história se resumiu a uma chance de golo para cada lado. Portugal marcou e a Polónia não.

André Silva marcou o golo de Portugal
Fonte: UEFA

No segundo tempo, a toada do jogo alterou-se: foi a Polónia que se apresentou dominante e, à medida que foi subindo no terreno, aumentava a perceção de que Portugal ia consentir o empate. Primeiro, uma ameaça clara por intermédio de Frankowski, que rematou cruzado e, beneficiando de um ressalto, só não fez golo pois João Cancelo aliviou para canto, já em cima da linha de golo.

A pressão exercida sobre Portugal era cada vez mais evidente e o empate acabou mesmo por surgir, e logo da pior forma. William Carvalho teve uma péssima intervenção, que deixou a equipa das quinas completamente desequilibrada. Isto permitiu que Milik se isolasse e Danilo, na tentativa de cortar a bola, faz penálti e vê o cartão vermelho, numa ação discutível por parte do árbitro. Na conversão da grande penalidade, o próprio Milik bateu Beto e fez o 1-1.

Em inferioridade numérica, Portugal desinvestiu no movimento ofensivo e concentrou-se somente em não sofrer golo. Esta perspetiva de jogo, como é apanágio de Fernando Santos, foi eficaz, mas traduziu-se no completo domínio até ao final por parte dos polacos, que, por duas vezes, estiveram próximos de impor a primeira derrota a Portugal na competição.

O resultado terá de ser considerado justo, sobretudo pelo que a Polónia fez após a expulsão de Danilo, mas para a história fica um jogo com pouco espetáculo e predominantemente enfadonho.

Portugal falha o recorde dos 10 pontos, que tornaria a seleção portuguesa a mais pontuada da fase regular, mas o objetivo principal foi alcançado e, em junho de 2019, os portugueses disputarão o título da Liga das Nações em “casa”.

Onzes iniciais:

Portugal: Beto, João Cancelo,Pepe,Rúben Dias,Raphael Guerreiro ( João Mário, 61′),Kévin Rodrigues,Danilo Pereira,William Carvalho,Renato Sanches,Rafa (Bruma, 70′), André Silva (Éder, 87′).

Polónia: Szczesny; Kedziora,Bereszynski, Cionek, Bednarek, Klich (Goralski, 75′) ,Grzeg Krychowiak, Zielinski,Frankowski,Milik,Grosicki (Kadzior, 79′)

A FIGURA:

Fonte: FPF

André Silva – Apesar de a seleção não ter ganho, André Silva deixou a sua marca em campo e cimentou a sua posição de novo goleador de Portugal. Além do golo de belo efeito, um cabeceamento implacável ao primeiro poste, mostrou-se ativo e sem medo de intervir na partida, o que não é propriamente um hábito do avançado do Sevilha.

O FORA DE JOGO:

Fonte: FPF

William Carvalho – O centrocampista do Bétis atravessava um bom momento de forma, tanto no seu clube, onde foi destaque na última vitória sobre o Barcelona, como na seleção, pela qual fez uma grande exibição na jornada passada da Liga das Nações, mas hoje cometeu um erro que determinou o desfecho da partida. Com um péssimo passe para trás, colocou a bola no espaço vazio, e quem aproveitou foi o adversário. Portugal saiu duplamente penalizado, pois não só sofreu golo, como ficou reduzido a dez- na tentativa de emendar o erro do seu compatriota, Danilo acabou expulso.

Foto de Capa: FPF

Gonçalo Miguel Santos

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

Em Portugal, as listas são horizontais, em Espanha, são verticais: o Real Bétis também é uma escola de extremos (e Souleymane Faye passou por lá)

SEVILHA, ESPANHA- Ao pensarmos em escolas de formação, com a sua especialidade em extremos, o nosso cérebro vai pensar automaticamente no Sporting. Cristiano Ronaldo, Nani, Simão Sabrosa e Ricardo Quaresma são o expoente máximo de craques saídos da cantera do emblema do José de Alvalade, capazes de fazer magia a partir da linha, procurando espaços interiores ou dando profundidade nas zonas exteriores, aliando-se ao lateral. Nos últimos anos, Espanha assumiu-se como o país protagonista no futebol, não apenas nos seniores, mas também na formação. As academias ganharam um papel importante no desenvolvimento do desporto rei desde a viragem do século, com vários emblemas a apostarem na manutenção e criação de infraestruturas para que os atletas possam atingir os níveis máximos. As conquistas do Euro 2024 e do Mundial 2026 provam este ponto. São a cereja no topo do bolo de um processo que obviamente não se construiu de um dia para o outro.

Ricardo João Lopes · 7 min de leitura
Ler a crónica
Opinião

Denílson no Real Bétis: o brasileiro que encantou Manuel Lopera e que chegou a deter o título de jogador mais caro da história

SEVILHA, ESPANHA- Em 1997, o mundo preparava-se já para a viragem do século, com todos os países do mundo ocidental a procurarem a modernização e o protagonismo global. No futebol, não era distinto. Vivíamos os primeiros anos da Premier League, que procurava destronar a Serie A como o campeonato mais poderoso do mundo. Os ingleses tinham dinheiro e queriam a maior audiência possível, proporcionando assim ao espetador os melhores encontros possíveis. Era uma batalha entre poderosos, que hoje em dia é quase inimaginável. Em Espanha, a La Liga tinha uma boa cotação, mas ainda não estava no mesmo patamar que as suas congéneres. No entanto, o caminho traçado era claro. Ainda em 1990, o governo espanhol, farto de ver os clubes a gerarem prejuízos dantescos, criou a Ley del Deporte, que levava a que os clubes profissionais criassem uma Sociedade Anónima Desportiva. A partir desse momento, as instituições também passavam a ser empresas. Os únicos que escaparam a isto (por terem fechado as contas no positivo)? Barcelona, Real Madrid, Athletic e Osasuna. Presentemente, estes quatro emblemas continuam a pertencer aos sócios.

Ricardo João Lopes · 7 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.