Portugal 1-2 Inglaterra: Maldito cinismo

- Advertisement -

Cabeçalho Seleção Nacional

E há terceira foi de vez… para a Inglaterra! A seleção dos três leões sagrou-se, pela primeira vez, campeão da Europa em Sub19, depois de duas finais perdidas, impedindo a seleção nacional de conquistar o primeiro título nesta categoria e de fechar o melhor ciclo de sempre de seleções portuguesas em termos de títulos conquistados – seriam três (Europeu Sub17, de Séniores e Sub19) em menos de 14 meses.

Os primeiros momentos do encontro não tiveram grandes motivos de interesse. Ambas as equipas foram a jogo tendo a segurança como prioridade. Portugal esticava-se de forma curta e apoiada, mas não arriscava no remate. A Inglaterra previligiava a profundidade, indo em busca da velocidade da linha ofensiva, que foi, quase sempre prontamente anulada pelo setor defensivo luso.

Neste contexto, o jogo conheceu uma primeira parte aborrecida e apenas com esboços de oportunidades de perigo, ambas para a Inglaterra – Rickkets, na única vez que conseguiu fugir a Dalot, ofereceu o golo a Mount, mas o lateral direito do FC Porto impediu-o de marcar e, mais tarde, Sessegnon, em boa posição, atirou muito ao lado.

 

Quina em disputa acesa com Nmecha Fonte: Getty Images
Quina (dir) em disputa acesa com Nmecha (esq)
Fonte: Getty Images

A segunda parte começou com o mesmo registo, embora com ligeiro ascendente português. A Inglaterra, porém, apostava as fichas todas na transição ofensiva ou… numa eventual bola parada. Que surgiu, à passagem do minuto 50. Mason Mount, chamado à conversão de um livre em posição frontal, atirou ao poste e na recarga, Suliman, de cabeça, igualou a partida. Portugal reagiu. Primeiro ameaçou, com Dju a desperdiçar, na pequena àrea e com guarda-redes batido, um golo cantado, e depois marcou, ainda que por via de um auto-golo inglês (Sterling) na sequência de um cruzamento bem batido por Conté.

Portugal crescia, agora, no jogo e empurrava a Inglaterra para o seu reduto, num domínio culminado com uma dupla oportunidade desperdiçada por Rui Pedro e Conté. A Inglaterra mantinha-se expectante, sem arriscar sair com muita gente, ainda que fosse agressiva na saída de bola nacional. E foi assim que “forçou” o erro que há muito procurara: face à pressão dos britânicos, Diogo Queirós, quis sair a jogar de forma mais longa… e deu-se mal. A bola foi interceptada e sobrou para Mason, que se isolou e ofereceu o golo a Nmecha à passagem do minuto 69.

A Inglaterra estava, agora, como queria. Confortavelmente instalada no seu meio-campo e sem a necessidade de ir atrás do resultado. Cabia a Portugal esse esforço. A seleção nacional arregaçou as mangas e foi em busca da igualdade, forçou a barra depois de Edun ter sido expulso, mas não conseguiu desfeitar Ramsdale, apesar das boas iniciativas de Rui Pedro, Miguel Luís, Queta e até Diogo Costa.

Foto de Capa: UEFA

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica: Imprensa espanhola garante que Anísio Cabral tem 2 gigantes interessados

Imprensa espanhola garante que o Manchester United e o PSG estão interessados em Anísio Cabral, jovem do Benfica.

Friburgo está nas meias finais da Taça da Alemanha após eliminar Hertha Berlin nos penáltis

O Friburgo venceu o Hertha Berlin nas grandes penalidades e qualificou-se assim para as meias finais da Taça da Alemanha.

Como elimina Nápoles na Taça de Itália em dia de estreia oficial de Alisson Santos

O Como 1907 qualificou-se para as meias finais da Taça de Itália, ao eliminar o Nápoles nas grandes penalidades.

Sérgio Conceição reage à goleada do Al Ittihad: «Os golos surgiram naturalmente pelo trabalho fantástico que os jogadores fizeram»

Sérgio Conceição falou após a vitória do Al Ittihad frente ao Gharafa, na fase de liga da Champions League Asiática. O técnico elogiou os seus jogadores.

PUB

Mais Artigos Populares

SC Braga reina no feminino, SL Benfica voa na estafeta | Taça dos Campeões Europeus de Corta-Mato

A mítica Pista das Açoteias, em Albufeira, voltou a...

Barbeiro fica adiado: West Ham de Nuno Espírito Santo empata com Manchester United e red devils falham as cinco vitórias consecutivas

O West Ham de Nuno Espírito Santo trava a sequência de vitórias do Manchester United e empata 1-1 na Premier League.

Sporting B vence em Paços de Ferreira e cola-se ao Académico Viseu na classificação da Segunda Liga

O Sporting B bateu o Paços de Ferreira por 3-0, na jornada 21 da Segunda Liga. Os três golos da partida foram apontados durante a primeira-parte.