Portugal 2-2 Tunísia: Desatenções pagam-se caras

Foi com um empate desenxabido que Portugal iniciou a caminhada para o Mundial. Frente a uma equipa de menor valia, Fernando Santos teve a oportunidade de dar ritmo a todos os jogadores disponíveis e ver em prática as suas ideias, pese embora o resultado negativo.

O jogo começou equilibrado e aberto, com as duas equipas à procura do golo, tendo o primeiro remate pertencido mesmo à seleção visitante. A primeira grande oportunidade de golo apareceu aos dez minutos, quando Quaresma não aproveitou um erro clamoroso de Hassen na saída a jogar. O ‘mustang’ quis-se redimir da oportunidade perdida e aos 22’ foi à direita sacar um cruzamento com conta, peso e medida para André Silva cabecear fulminantemente para o fundo das redes.

A Tunísia ainda esboçou uma tentativa de reação, mas quem viria a marcar seria novamente a equipa lusa. Estavam decorridos 34 minutos quando João Mário, na ressaca de um canto, rematou cruzado para o fundo das redes. Grande golo no Municipal de Braga!

A seleção do Note de África não quis ficar atrás no que a golos de belo efeito diz respeito e a cinco minutos do descanso, aproveitou uma descompensação da defesa lusitana para reduzir, por intermédio de Badri.

 

O intervalo chegava e a superioridade portuguesa era por demais evidente, faltando um nível de eficácia maior para a demonstrar no marcador. A seleção tunisina optava pela saída a jogar desde o guarda-redes e a pressão portuguesa obrigava os africanos, invariavelmente, a errar. Porém, quando conseguiam ultrapassar esta primeira fase de pressão, atormentavam uma desacertada defesa portuguesa.

Ao intervalo, os selecionadores mudaram várias peças no xadrez. Quem entrou melhor foi a nossa seleção, tendo, aos 55 minutos, desperdiçado uma oportunidade clamorosa: primeiro Bernardo Silva rematou ao poste, a bola sobrou para João Mário que tardou o remate e permitiu a mancha do guardião e, por último, foi novamente Bernardo a rematar para as nuvens.

Por volta da hora de jogo, Wlliam viu ser-lhe anulado um golo por fora-de-jogo, na sequência de um livre de Quaresma. Pouco depois, num lance de extrema desatenção da defensiva portuguesa, Bem Youssef apareceu solto na área para desviar para o golo da igualdade, quando todos estavam de braço no ar a pedir fora-de-jogo.

A seleção nacional acusou muito o golo e não mais foi capaz de criar uma jogada com início, meio e fim. As sucessivas substituições e muitas desatenções impossibilitaram levar de vencido um jogo que parecia acessível.

Depois de uma primeira parte maioritariamente bem conseguida, uma desatenção defensiva fez com que os tunisinos reduzissem e acreditassem num resultado positivo. Uma segunda parte negativa deixou uma má imagem e muitas dores de cabeça para Fernando Santos, principalmente devido ao desacerto defensivo e à forma como foram sofridos os golos. Porém, se é para errar, que seja nestes jogos e não na Rússia!

Foto de capa: FPF

 

João Brandão
João Brandãohttp://www.bolanarede.pt
Desde cedo o avô lhe colocou o bichinho do futebol e não mais parou de crescer, expandindo-se para outras modalidades. Atento e perfecionista, gosta de analisar ao pormenor cada aspeto do jogo. Considera que o melhor que a vida nos pode dar é um bom jogo de futebol, para ver com um bom grupo de amigos.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto: treinador do Galatasaray revela valor pedido por Diogo Costa (e é bem mais baixo que a cláusula de rescisão)

Diogo Costa foi um dos alvos do Galatasaray neste mercado de transferências de verão, mas acabou por ficar no FC Porto.

Geórgia aplica goleada à Bulgária na qualificação para o Mundial 2026

A Geórgia goleou a Bulgária por três bolas a zero, num encontro realizado durante este domingo, para a qualificação para o Mundial 2026.

Insólito: equipa espanhola corre o risco de falta de comparência porque FIFA não dá resposta aos mails

O Badajoz corre o risco de não participar na primeira jornada da Tercera RFEF porque ainda não conseguiu inscrever os jogadores na prova.

Demissão de Daniel Levy aproxima mais um reforço do Tottenham

O Tottenham quer atacar a contratação de Morgan Rogers no próximo mercado. Saída de Daniel Levy ajuda objetivos dos spurs no mercado de janeiro.

PUB

Mais Artigos Populares

Liverpool falhou contratação depois de ter tudo acertado com defesa e vai contar com rivalidade do Barcelona e do Real Madrid no próximo verão

O Liverpool quer fechar a contratação de Marc Guéhi. Ainda assim, o Barcelona e o Real Madrid vão ter uma palavra a dizer no próximo verão.

Max Verstappen conquista vitória tranquila em Monza

Max Verstappen venceu o Grande Prémio de Itália em Formula 1, ficando à frente dos dois pilotos da McLaren.

Complemento de Vitinha e João Neves no PSG é o jogador que Diego Simeone quer para o Atlético Madrid

O Atlético Madrid quer reforçar o plantel e pensa num novo médio. Fabián Ruiz, médio do PSG, é a escolha de Diego Simeone para a posição que pretende reforçar.