Portugal 2-2 Tunísia: Desatenções pagam-se caras

- Advertisement -

Foi com um empate desenxabido que Portugal iniciou a caminhada para o Mundial. Frente a uma equipa de menor valia, Fernando Santos teve a oportunidade de dar ritmo a todos os jogadores disponíveis e ver em prática as suas ideias, pese embora o resultado negativo.

O jogo começou equilibrado e aberto, com as duas equipas à procura do golo, tendo o primeiro remate pertencido mesmo à seleção visitante. A primeira grande oportunidade de golo apareceu aos dez minutos, quando Quaresma não aproveitou um erro clamoroso de Hassen na saída a jogar. O ‘mustang’ quis-se redimir da oportunidade perdida e aos 22’ foi à direita sacar um cruzamento com conta, peso e medida para André Silva cabecear fulminantemente para o fundo das redes.

A Tunísia ainda esboçou uma tentativa de reação, mas quem viria a marcar seria novamente a equipa lusa. Estavam decorridos 34 minutos quando João Mário, na ressaca de um canto, rematou cruzado para o fundo das redes. Grande golo no Municipal de Braga!

A seleção do Note de África não quis ficar atrás no que a golos de belo efeito diz respeito e a cinco minutos do descanso, aproveitou uma descompensação da defesa lusitana para reduzir, por intermédio de Badri.

 

O intervalo chegava e a superioridade portuguesa era por demais evidente, faltando um nível de eficácia maior para a demonstrar no marcador. A seleção tunisina optava pela saída a jogar desde o guarda-redes e a pressão portuguesa obrigava os africanos, invariavelmente, a errar. Porém, quando conseguiam ultrapassar esta primeira fase de pressão, atormentavam uma desacertada defesa portuguesa.

Ao intervalo, os selecionadores mudaram várias peças no xadrez. Quem entrou melhor foi a nossa seleção, tendo, aos 55 minutos, desperdiçado uma oportunidade clamorosa: primeiro Bernardo Silva rematou ao poste, a bola sobrou para João Mário que tardou o remate e permitiu a mancha do guardião e, por último, foi novamente Bernardo a rematar para as nuvens.

Por volta da hora de jogo, Wlliam viu ser-lhe anulado um golo por fora-de-jogo, na sequência de um livre de Quaresma. Pouco depois, num lance de extrema desatenção da defensiva portuguesa, Bem Youssef apareceu solto na área para desviar para o golo da igualdade, quando todos estavam de braço no ar a pedir fora-de-jogo.

A seleção nacional acusou muito o golo e não mais foi capaz de criar uma jogada com início, meio e fim. As sucessivas substituições e muitas desatenções impossibilitaram levar de vencido um jogo que parecia acessível.

Depois de uma primeira parte maioritariamente bem conseguida, uma desatenção defensiva fez com que os tunisinos reduzissem e acreditassem num resultado positivo. Uma segunda parte negativa deixou uma má imagem e muitas dores de cabeça para Fernando Santos, principalmente devido ao desacerto defensivo e à forma como foram sofridos os golos. Porém, se é para errar, que seja nestes jogos e não na Rússia!

Foto de capa: FPF

 

João Brandão
João Brandãohttp://www.bolanarede.pt
Desde cedo o avô lhe colocou o bichinho do futebol e não mais parou de crescer, expandindo-se para outras modalidades. Atento e perfecionista, gosta de analisar ao pormenor cada aspeto do jogo. Considera que o melhor que a vida nos pode dar é um bom jogo de futebol, para ver com um bom grupo de amigos.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Diogo Dalot deixa muitos elogios para Michael Carrick: «Ele está sempre equilibrado e isso passa para nós»

Diogo Dalot fez um balanço dos tempos ao serviço do Manchester United. O lateral português deixou muitos elogios para o novo treinador, Michael Carrick.

Denil Castillo é alvo do Benfica para reforçar o meio-campo no verão

Denil Castillo está na lista do Benfica para o meio-campo. Médio equatoriano é destaque do Midtjylland e tem mais interessados.

Al Ula de José Peseiro vence Al Arabi e sobe ao segundo lugar da Segunda Liga da Arábia Saudita

O Al Ula de José Peseiro bateu o Al Arabi e subiu provisoriamente ao segundo lugar da segunda divisão da Arábia Saudita. Michael e Danilo Barbosa marcaram os golos.

Pep Guardiola: «Em termos de gastos nos últimos cinco anos, somos os sétimos na Premier League, e eu quero ser o primeiro»

Pep Guardiola recorreu ao sarcasmo para falar sobre o investimento do Manchester City em comparação com outros clubes da Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

Pedrinho elogia Jorge Jesus e Trubin e recorda passagem pelo Benfica: «Exigiu adaptação, eu era muito jovem e o plantel era brilhante»

Pedrinho recordou a passagem pelo Benfica. O extremo brasileiro falou ainda de Jorge Jesus e de Anatoliy Trubin.

Vitória SC detalha todos os negócios efetuados durante o mês de janeiro

O Vitória SC confirmou todos os detalhes relativos às negociações concluídas no mercado de janeiro. Ejike Opara foi o único reforço para a equipa principal.

Polémica no Real Madrid: «Os jogadores não treinam. Álvaro Arbeloa tem uma ética de trabalho mais forte e melhor do que alguns dos seus...

O percurso de Álvaro Arbeloa no Real Madrid foi analisado pelo diário Marca. O jornalista Raul Varela fez revelações sobre o trabalho dos jogadores do clube.