Portugal 5-0 Luxemburgo: Seleção Lusa vence a primeira de três finais, Luxemburgo é afastado do Catar

- Advertisement -

A CRÓNICA: CRISTIANO DE OURO, PALHINHA DE FERRO, PORTUGAL INVENCÍVEL

Esta era a primeira de três finais da seleção portuguesa no caminho rumo ao Campeonato do Mundo de 2022. Só a vitória interessava também ao Luxemburgo e por isso esperava-se um duelo intenso com bons momentos e muita competitividade.

E se é verdade que esta seleção do Luxemburgo tem vindo a tornar-se cada vez mais competente e, por isso, temível, também é um facto que esta foi uma partida onde isso não foi evidente devido aos três golos muito madrugadores de Portugal.

Nos primeiros 15 minutos, já havia duas grandes penalidades assinaladas, ambas convertidas pelo melhor marcador de sempre a nível de seleções, Cristiano Ronaldo.

O jogo ficou por si só muito descaracterizado e a esperançosa seleção luxemburguesa parecia pouco confiante para os restantes 75 minutos. Mais ainda ficou passados cinco minutos, quando Bruno Fernandes decidiu colocar o seu nome na lista dos marcadores e fez, assim, o três a zero que representariam os primeiros 45 minutos.

Para a segunda parte, o técnico Luc Holtz promoveu algumas alterações, mas nem por isso a equipa conseguiu melhorar a nível ofensivo. Portugal continuou a dominar e a tendência seria a vantagem aumentar, algo que aconteceu mesmo aos 69 minutos, por intermédio de João Palhinha. Segundo golo do recém internacional português ao serviço da seleção, segundo contra a seleção do Luxemburgo.

Já tudo esperava o fim da partida, que não poderia chegar sem o hat-trick do costume. E ele chegou mesmo. Rúben Neves colocou uma bola longa na área e Cristiano Ronaldo, de cabeça, marcou o seu terceiro, ditando o 5-0 final.

Mais três pontos para Portugal, que precisa de ganhar à Irlanda e empatar com a Sérvia para se qualificar diretamente para o Campeonato do Mundo. O Luxemburgo ficou pelo caminho e espera por uma nova oportunidade para se qualificar para uma grande competição.

 

A FIGURA
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Cristiano Ronaldo – Pode não ter sido o dono da melhor exibição, face à presença de João Palhinha que fez um enorme jogo, mas Cristiano Ronaldo brindou os adeptos portugueses com mais um hat-trick e por isso tem de ser a figura do jogo. Hoje, ao contrário de outros dias, conseguiu aliar aos golos uma exibição capaz, e por isso este é um prémio que só podia ser dele. Mais três golos para o melhor marcador de sempre por seleções, numa partida toda ela bem conseguida pela seleção das Quinas.

O FORA DE JOGO

Anthony Moris – O guarda-redes do Luxemburgo não teve uma noite nada fácil, como era expectável na antevisão da partida. Não só sofreu quatro golos, como teve alguma culpa em três deles. Cometeu uma grande penalidade, teve mãos de algodão no terceiro golo e teve uma saída em falso no quarto golo, de João Palhinha. Uma noite para esquecer para o guardião do Royale Union SC.

 

ANÁLISE TÁTICA – PORTUGAL

Fernando Santos optou, como é habitual, pelo 4-3-3 com um meio campo constituído por três homens, um claramente mais defensivo (João Palhinha), um mais de transição (João Moutinho) e um terceiro focado essencialmente para o ataque e que aparece em zonas de finalização (Bruno Fernandes).

Na frente jogou Bernardo Silva, sempre pela direita, enquanto que Ronaldo e André Silva iam permutando entre o meio e a lateral esquerda, confundido a defesa adversária. Na linha mais recuada, os três do costume, Pepe e Ruben Dias no centro, e Cancelo pela direita, aos quais se juntou Nuno Mendes, que entrou para o lugar do habitual titular, Raphael Guerreiro.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Rui Patrício (7)

João Cancelo (6)

Pepe (7)

Rúben Dias (7)

Nuno Mendes (7)

João Palhinha (9)

João Moutinho (7)

Bruno Fernandes (7)

Bernardo Silva (8)

André Silva (6)

Cristiano Ronaldo (9)

SUBS UTILIZADOS

João Mário (6)

Rúben Neves (8)

Rafael Leão (6)

Matheus Nunes (-)

Gonçalo Guedes (-)

 

ANÁLISE TÁTICA – LUXEMBURGO

Sabendo que ia passar grande parte do tempo a defender, mas que, por outro lado, uma derrota representaria o afastamento do Mundial de 2022, o técnico Luc Holtz optou por um 4-4-2 que permitisse à equipa ser equilibrada em todos os momentos do jogo. Na linha mais recuada apareceram Carlson e Chanot no centro, com Jans pela direita e Michael Pinto pela esquerda. O meio campo foi ocupado por Martins Pereira e Leandro Barreiro, dois atletas que conhecem bem a lusofonia, acompanhados de Siani e Olivier Thill, o primeiro pela direita e o segundo mais pela esquerda.

Na frente jogaram Sebastien Thill, que está a ter uma época de sonho no FK Sheriff Tiraspol e a estrela Gerson Rodrigues, nascido em solo português e também muito conhecedor da seleção orientada por Fernando Santos. A estratégia passaria sempre por aguentar o empate o máximo de tempo possível e em saídas rápidas conseguir ferir a equipa das Quinas, algo que teve de ser alterado devido à madrugadora alteração do marcador.

Assim, o Luxemburgo acabou por ter mais bola do que se esperava, evidenciando muitas dificuldades na altura de assumir a partida.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Moris (3)

Jans (5)

Chanot (4)

Carlson (4)

Michael Pinto (5)

Sinani (6)

Martins Pereira (6)

Leandro Martins (6)

Olivier Thill (5)

Sebastien Thill (5)

Gerson Rodrigues (5)

SUBS UTILIZADOS

Yvandro Borges Sanches (6)

Maurice Deville (5)

Edvin Muratovic (-)

Eric Veiga (-)

Artigo revisto por Joana Mendes

Guilherme Vilabril Rodrigues
Guilherme Vilabril Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
O Guilherme estuda Jornalismo na Escola Superior de Comunicação de Comunicação Social e é um apaixonado pelo futebol. Praticante desde os três anos, desde cedo que foi rodeado por bola e por treinadores de bancada. Quer ser jornalista desportivo, e viu no Bola na Rede uma excelente oportunidade para começar a dar os primeiros toques.

Subscreve!

Artigos Populares

Andebol: Jogo entre AA Avanca e Benfica interrompido aos cinco minutos devido às más condições do piso

O AA Avanca x Benfica dos 16-avos de final da Taça de Portugal foi interrompido devido à condições do piso e será retomado numa data ainda por definir.

Athletic e Real Sociedad apuram-se para as meias-finais da Taça do Rei

O Athletic bateu o Valencia por 2-1 com um golo nos descontos e a Real Sociedad visitou e venceu o Alavés por 3-2, nos quartos-de-final da Taça do Rei.

Fafe e Torreense empatam e decidem finalista da Taça de Portugal na segunda-mão

O Fafe e o Torreense empataram a uma bola durante a noite desta quarta-feira, num encontro válido pela meia-final da Taça de Portugal.

Lyon de Paulo Fonseca vence 11.º jogo consecutivo e Nice completa reviravolta histórica: Eis os resultados do dia na Taça de França

Nos 16-avos de final da Taça de França, o Lyon venceu por 2-0 frente ao Laval e o Nice completou uma enorme reviravolta e bateu o Montpellier por 3-2.

PUB

Mais Artigos Populares

Roberto Martínez com muito para pensar: a situação dos pontas de lança candidatos a serem chamados por Portugal

Portugal deverá levar três pontas de lança para o Mundial 2026. Cristiano Ronaldo e Gonçalo Ramos serão incluídos.

Estugarda bate equipa da segunda divisão e garante o lugar nas meias-finais da Taça da Alemanha

O Estugarda marcou o seu lugar nas meias-finais da Taça da Alemanha, esta terça-feira, com a vitória por 3-0 no terreno do Holstein Kiel.

Renato Nhaga deixa os cofres do Casa Pia cheios: venda do médio e a maior da história dos gansos

Renato Nhaga foi vendido ao Galatasaray, rendendo ao Casa Pia uma verba fixa de seis milhões e meio de euros.