Portugal 9-0 Luxemburgo: Bruno Fernandes é o melhor jogador português da atualidade?

- Advertisement -

Luxemburgo não é nenhuma Espanha, Brasil ou Argentina. Longe disso. No entanto, não invalida que as estrelas se tenham alinhado para um fenómeno raro de se assistir nos últimos tempos. Portugal jogou bom futebol. Ênfase no bom. É porventura o melhor jogo da era Roberto Martínez. O mister deixou claro que o mais importante é o resultado e está a conseguir, mas, com o plantel geracional que se tem, dominar e jogar assim deveria ser regra. Não exceção.

Vamos ser sinceros. Calhou a Portugal um grupo muito acessível. Com este chaveamento, mais importante que garantir pragmaticamente os resultados (seriam sempre uma certeza), o melhor é criar boas dinâmicas, refinar os pontos fracos e solidificar a candidatura ao título do Euro 2024. Isto é, trabalhar com o objetivo de melhorar e não somente com o de vencer.

Roberto Martínez parece subjugar o jogo de Portugal às características do adversário. Contra a Eslováquia – equipa mais físicas e agressiva – prevaleceu o controlo defensivo sem bola. Frente ao Luxemburgo, que seria expetável o domínio com posse, Portugal já priorizou a estratégia com bola e houve uma clara melhoria na construção ofensiva, tirando proveito das qualidades técnicas de muitos jogadores. É importante não descurar as características do adversário e explorá-las, mas Portugal tem equipa para impor sempre a sua identidade de jogo. Tem de ser o leão, não a presa.

Quero agora falar de individualidades. Em termos de rendimento, Bruno Fernandes é atualmente o melhor jogador ao serviço de Portugal. Num jogo preso contra a Eslováquia, o médio desbloqueou a porta com um golo sublime e uma boa influência na construção. E se havia algumas dúvidas, Bruno Fernandes dissipou tudo contra o Luxemburgo. Foi o seu espetáculo. A sua noite. E nós só agradecemos e tiramos-lhe o chapéu três assistências e um golo depois.

Gonçalo Inácio estreou-se a marcar por Portugal.
Fonte: Luís Batista Ferreira/Bola na Rede

Gonçalo Inácio também foi um dos homens da noite – o melhor atrás de Bruno Fernandes. O defesa-central canhoto mostrou segurança defensiva (recuperação e duelo) e qualidade de passe na construção a partir de trás (eficácia de passe e bola longa). Além disso, estreou-se a marcar pela seleção e tornou-se no primeiro defesa a bisar de cabeça desde 2000. Claramente o melhor jogo de Gonçalo Inácio por Portugal, merece mais destaque. Há que abordar também o casamento perfeito entre Rafael Leão e a bola. Sentiu-se a confiança e o dinamismo que trouxe ao flanco esquerdo. O sorriso e a classe. Observar torna-se um privilégio. Diogo Jota e Gonçalo Ramos também estiveram em evidência.

Portugal beneficia de muitas individualidades e há quase mais destaques que golos. A capacidade de rotação também é uma mais-valia e um aspeto importante, o que justifica o porquê de não terem colocado o pé no travão. Estamos perante um Ferrari e há várias estradas possíveis até ao Euro. É importante agora consolidar a máquina, escolher o caminho e nunca esquecer de sonhar.  

Diogo Lagos Reis
Diogo Lagos Reishttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que o desporto lhe corre nas veias. Foi jogador de futsal, futebol e mais tarde tornou-se um dos poucos atletas de Futebol Freestyle, alcançando oficialmente o Top 8 de Portugal. Depois de ter estudado na Universidade Católica e tirado mestrado em Barcelona, o Diogo está a seguir uma carreira na área do jornalismo desportivo, sendo o futebol a sua verdadeira paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto x Sporting: Há estreia na equipa dos dragões

Seko Fofana estreia-se pelo FC Porto contra o Sporting. Médio dos dragões entrou na segunda parte, aos 63 minutos.

Nuno Espírito Santo elogia Manchester United em antevisão: «Estão a jogar muito bem»

Nuno Espírito Santo antevê West Ham x Manchester United. Técnico português deixa elogios ao momento dos Red Devils.

Casper Tengstedt arrasado: «É um caso perdido»

Casper Tengstdet foi alvo de críticas por parte de Robert Maaskant. O ponta de lança representa o Feyenoord e já passou pelo Benfica.

Alarme no FC Porto? Samu Aghehowa substituído ao intervalo frente ao Sporting

Francesco Farioli substituiu Samu Aghehowa ao intervalo para dar lugar a Deniz Gul. O avançado espanhol foi apresentado dificuldades físicas na primeira parte.

PUB

Mais Artigos Populares

Momento à boca do túnel: adepto do FC Porto atira camisola do Atlético Madrid a Morten Hjulmand

Morten Hjulmand foi admoestado por um adepto do FC Porto, que lhe atirou uma camisola do Atlético Madrid, equipa à qual o médio foi associado.

Kerem Akturkoglu reage ao bis e admite: «Tive algumas dificuldades ultimamente»

Kerem Akturkoglu reagiu ao bis na vitória do Fenerbahçe. Avançado turco admitiu ainda ter tido dificuldades nos últimos tempos.

Donyell Malen guia AS Roma à vitória frente ao Cagliari

A AS Roma recebeu e venceu o Cagliari por duas bolas a zero durante esta segunda-feira, num encontro da 24.ª jornada da Serie A.